Clau Souza, do Estúdio Borogodó, resgata toda a emoção de um dos quadros mais assistidos da televisão brasileira: a Escolinha do Professor Raimundo! 

Print

Sucesso nos anos 90, o quadro Escolinha do Professor Raimundo, foi responsável por cativar crianças e adultos. Recentemente, o programa humorístico ganhou vida novamente com o remake produzido pelo Canal Viva em parceria com a Rede Globo e, novamente, resgatou paixões e amoleceu os corações dos telespectadores.

Quem não se emocionava com a ingenuidade da Dona Bela? E a irreverência da Dona Cacilda? Que tal um pouco de ousadia com o Seu Peru? Esses e outros personagens fizeram a alegria de gerações e certamente nunca cairão no esquecimento (alô infância!).

Pensando nisso, a ilustradora Clau Souza, da Borodogó, que também é colaboradora aqui no FTC e dá incríveis dicas para quem quer trabalhar nessa área, recriou os personagens da Escolinha em seu novo trabalho. Apaixonada pelo quadro, Clau se dedicou ao estudo dos personagens para criar sua versão dos participantes. Ela contou um pouco sobre essa criação:

Print

“Não é comum vermos personagens nacionais sendo desenhados por ilustradores brasileiros. Normalmente as ilustras de fan art trazem séries e desenhos internacionais como os heróis da Marvel, por exemplo. Não há nada de errado nisso, mas por aqui também temos personagens memoráveis que merecem homenagens. O meu trabalho com a Escolinha vem para valorizar a cultura nacional e fazer com que um dos clássicos da TV brasileira permaneça na memória das pessoas de forma totalmente criativa”, explica.

Print

Clau, que é especialista em desenvolvimento de personagens, utilizou toda a sua bagagem para desenvolver o colorido projeto. Apesar de lembrar bem dos personagens, ela fez questão ver vários vídeos de cada um deles antes de começar a desenhar.

“Para cada personagem rabisquei, pelo menos, três posições diferentes no papel. É um estudo detalhado de expressões, formas e cores”.

Print

Além disso, a fã número um da Escolinha do Professor Raimundo relembra a importância pessoal destes desenhos e o quanto isso contribuiu para a sua formação profissional.

“A Escolinha sempre foi um dos meus quadros favoritos da televisão brasileira. Algumas fotos de infância me mostram fazendo a pose do professor Raimundo no clássico bordão “E o salário ó… e isso me faz rir até hoje. Acredito que o repertório é muito importante para quem trabalha com criação e devo boa parte da minha paixão por personagens à Escolinha”. 

O resultado final é bem legal!

Print

Mas como foi possível ilustrar 20 personagens? Não foi nada fácil, principalmente em meio a outros trabalhos e jobs de clientes. Confira todo o processo criativo do projeto:

Veja todos os posts de Clau Souza, da Borogodó, na tag #Ilustralover aqui no FTC. Quer conhecer mais sobre o estúdio? Se jogue em seu universo da ilustração!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários