Art Attack

Jan Vormann: artista restaura paredes quebradas pelo mundo usando Lego

Jan Vormann instalação Lego

Desde 2007, o artista Jan Vormann viaja ao redor do mundo para restaurar cantos quebrados e arquiteturas desgastadas usando blocos de LEGO.

As peças de plástico são usadas para reparar buracos em paredes quebradas, graças ao generoso apoio de inúmeras organizações. As intervenções urbanas chamadas “Dispatchwork” tem como objetivo “consertar o mundo com cores”.

Vormann conta que começou sozinho, mas após seis anos viajando e preenchendo fendas em edifícios e espaços públicos com as peças coloridas, conta com dezenas de entusiastas e uma rede mundial de participação, que desde então foi criada.

Amsterdã, Paris, Taipei, Valparaíso, Veneza, Nova York, Berlim são algumas das cidades que já receberam um toque de cor. O artista completa: “Juntos já infiltramos fachadas, casas de campo, arranha-céus. Adicionamos cores em paisagens urbanas e cinzas.”

O artista diz que é normal a arquitetura se deteriorar com o passar dos anos, e que nem todas as construções possuem a devida manutenção necessária.

Os desgastes normalmente aparecem em esquinas ou muros que apresentam rachaduras ou pequenos lugares onde o cimento e a pintura se desprende. São nesses vãos que Jan Vormann cria suas obras que chamam a atenção de todos que passam.

Além disso, para ele, trabalhar com blocos de Lego é uma forma de conectar pessoas e suas memórias da infância, por conta das formas abstratas e cores. “O projeto é feito para todos aqueles que se identificam com a ideia e com a transitoriedade das coisas”, completa.

Em seu site, você encontra um mapa com todas as instalações feitas pelo mundo. Aqui, um rápido olhar em algumas de suas  interessantes obras: