As chapas de raio X revelam ossos, crânios, dentes… e cores, quando estão nas mãos de Matthew Cox. O artista cria bordados divertidos em cima das radiografias monocromáticas.

follow-the-colours-raio-x-bordado-02

follow-the-colours-raio-x-bordado-03

Com fios coloridos, imagens lúdicas surgem sobre a película transparente. Flores, super-heróis, ícones da cultura pop e até mesmo clássicos da mitologia grega ganham vida nos bordados do artista, que reside na Filadélfia, nos Estados Unidos.

follow-the-colours-raio-x-bordado-06 follow-the-colours-raio-x-bordado-07

O contraste dos dois materiais escolhidos redefine os papéis de cada um e cria uma combinação única. “Ao unir o plástico frio, azul, de técnica médica do raio X com a linha de bordado colorida, decorativa e tátil, cada objeto é removido de sua intenção original e cria uma nova entidade”, diz Cox.

“Manipular essas mídias também me dá a oportunidade de comentar sobre a crescente presença da fotografia na arte contemporânea, introduzindo trabalho sobre a rapidez, lisura do filme”.

follow-the-colours-raio-x-bordado-09

Cox considera as radiografias como objetos frios e sem emoção, enquanto a costura traz a ideia de carinho e cuidado, que possibilitam a cura de pessoas feridas.

Além das placas de raio-x, Matthew Cox usa uma variedade de materiais para produzir suas séries temáticas de trabalho. Selos, borracha, pinturas e impressões escuras quando são transformados em arte mostram sob outro olhar as facetas da condição humana no século XXI.

Você pode conferir mais obras no Instagram e na página do artista.

Via/Via.

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários