follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-01

Minúsculas árvores e habitações são os cenários dos pequenos mundos que a artista holandesa Rosa de Jong cria dentro de tubos de ensaio. Os materiais que ela utiliza para suas obras partem do seu cotidiano. Enquanto as pequenas casas são feitas de papelão, Rosa usa areia e pedras de lugares por onde passa e até mesmo gravetos trazidos pelo seu gato.

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-14

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-12

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-11

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-08

Seus pequenos mundos parecem brincar com a gravidade. À primeira vista, a impressão é que eles flutuam no ar, crescendo para cima e para baixo simultaneamente. A série, chamada Micro Matter, questiona como o ambiente que chamamos de lar é pequeno se comparado à imensidão do mundo.

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-09

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-07

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-06

“Nada é planejado. Eu apenas observo enquanto trabalho nisso, coloco no tubo, vejo como fica, às vezes mudo alguma coisa”, disse a artista em entrevista à CityLab. Nem sempre foi assim, entretanto. A artista conta que no início do projeto ela esboçava cada obra, mas muitas vezes se sentia perdida tentando transferir os pequenos detalhes do papel para a realidade.

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-13

Ainda assim, o trabalho é extremamente detalhado. Desde os telhados até cada parte da vegetação é colocada meticulosamente em seu lugar com uma pinça. De acordo com Rosa, cada peça inspira a próxima. “Eu sinto que ainda há muitos mundos para criar”, completa.

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-05

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-04

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-03

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-02

Originalmente, a artista queria fazer cidades em miniatura com pequeninos trens em funcionamento. Porém, abandonou o projeto depois de ter ficado fixada em aperfeiçoar as engrenagens que fariam os trens se moverem.

Isso levaria muitos dias, e Rosa diz que nunca gostou de projetos de longo prazo. Resolveu partir para uma ideia com duração mais curta: cada tubo demora menos de um dia para ficar pronto. Rapidamente suas criações ganham vida, o que é o mais importante para a artista.

follow-the-colours-mini-mundos-tubo-de-ensaio-8

Em breve será lançada uma loja online para a venda das peças. Clique aqui para se cadastrar e receber novidades.

follow-the-colours-Rosa-de-Jong-mini-mundos-tubos-ensaio-15

Conheça mais sobre o trabalho da artista em seu website, Instagram, Bēhance e Dribbble.

Via/Via.

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários