De 26 de agosto a 04 de setembro, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, a alma dos amantes e devoradores de livro vai sorrir, e muito. É a #BienaldoLivroSP, o maior evento literário da América Latina, desta vez com uma programação especial, borbulhando novidades.
Nunca fui a uma Bienal do Livro. Para falar a verdade, sei apenas que é um evento de deixar o coração pulsando, querendo abocanhar todos as publicações que se insinuam pela frente. Esse ano estarei lá. A Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2016 celebra o universo dos devoradores de palavras impressas, do dia 26 de agosto a 04 de setembro.
Além dos lançamentos que farão os bolsos tremerem, e da presença de autores nacionais e internacionais, o evento reunirá as editoras, livrarias e distribuidoras mais conhecidas, e servirá, com prato cheio, oficinas, debates e tardes de autógrafos a quem interessar.
Sempre me pego no pensamento inútil de descobrir como é que tal artista teve a proeza, a maestria, a genialidade sublime de escrever letras cósmicas. Talvez por isso eu esteja sempre lendo vários títulos ao mesmo tempo, levando uma eternidade para terminá-los. Como sair ilesa do Anhembi sem ao menos um livrinho nos braços?!
Os olhos passarão por intelectuais que admiro. Curiosos, também investigarão autores que ainda não compreendi o porquê do frisson. Os escritores que me desequilibram provavelmente já reencarnaram até em outros mundos, dado o tempo saudoso que deixaram esse planeta doido.
Quanto aos vivos, alguns estão com seus nomes inscritos no meu roteiro. Na tecnologia fresca e tortuosa que cresce, surge uma agenda eletrônica que permite montar e desmontar os planos de cada pessoa para o evento. Você clica no aplicativo de celular, faz o download e vai enlouquecendo. Uma delícia!
O evento é dividido em 12 espaços específicos, proporcionando uma experiência multicultural. Vai ter sabor para todo tipo de gente. Sinta um gostinho da programação:
– Arena Cultural BNDES: autores best-sellers, nacionais e internacionais, esperando por bate-papos e palestras;
Quem se lembra do livro “Melancia”? Pois a autora do livro, Marian Keyes, estará lá para distribuir autógrafos. Se você só ficou sabendo disso agora já era, porque as senhas não só para Marian, como para vários outros escritores, já estão esgotadas. Mas se você é daquele tipo de ser humano que não perde a esperança por nada, custe o que custar, esse link é para você!
Na minha lista querida e ansiosa está o historiador Leandro Karnal, o filósofo Mário Sérgio Cortella, o teólogo Leonardo Boff e mais um filósofo, Luiz Felipe Pondé.
Segue a galera confirmada: a romancista Lucinda Riley, as autoras para Young Adults, Ava Dellaira e Jennifer Niven, Amy Ewing e Tarryn Fisher, e o autor de literatura infanto-juvenil Mac Barnet (internacionais), Iberê Thenório, Mariana Fulfaro, Jen Sterling, Isabela Freitas, Carina Rissi, Pam Gonçalves, Francisco Cuoco, Bruno Gouveia, Maju Trindade, Malena, Lucas Lira, Becky Albertalli, Bel e Fran, Megam Mawell, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, ManyCandy, Chris Melo, PC Siqueira, Alexandre Matias, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e RezendeEvil.
Outros destaques que merecem atenção:
– Cozinhando com Palavras: espaço delicioso que une gastronomia, literatura e cultura, com curadoria do chef André Boccato;
– Salão de Ideias SESC São Paulo e Itaú Cultural: discussões atuais sobre questões sociais e literatura. Curadoria: CBL, SESC São Paulo e Itaú Cultural;
– Espaço Infantil Mauricio de Sousa e BIC: Dedicado as crianças, independente da idade! Quem é apaixonado pela Turma da Mônica e pelo Menino Maluquinho, fique de olho na sessão de autógrafos com o Maurício de Souza e Ziraldo, em roteiro criado para toda a família!
– BiblioSescs (Praça da Palavra e Praça da História): incentivo à leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias. Curadoria feita pelo Sesc;
– Espaço Cordel e Repente da Câmara Cearense do Livro: programação exclusiva e debates relevantes ao tema;
– Espaço Ignácio de Loyola Brandão: debates institucionais. Entre os principais assuntos em discussão estão: direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil;
Fiel à proposta multicultural, haverá opções Geeks de sobra e universos paralelos feitos especialmente para a galera Cosplay (quem for à caráter e incorporar o personagem, a entrada é na faixa!) Na hashtag #MinhaBienaléGeek você fica por dentro de tudo!
O bombardeio de youtubers também vai ferver nessa Bienal. Jout Jout e mais um tanto marcarão presença, usando o dom da palavra dita, como sabem fazer muito bem, explorando palestras e sessões de autógrafos.
DICAS PRECIOSAS:
– Caro estudante, você é sortudo e tem direito à meia entrada.
– Diferença entre Arena de Autógrafos e Áreas 1 Sérgio Machado e 2 Jair Canizela: na Arena de Autógrafos estarão os escritores da Arena Cultural, e nas Áreas 1 e 2 os autores convidados pelos maiores expositores da #BienaldoLivroSP. A má notícia é que todas precisam de uma retirada prévia de senha, e boa parte já está ESGOTADA.
– Para as sessões do Salão de Ideias e apresentações do Cozinhando com Palavras, é necessário retirar as senhas 30 minutos antes do início de cada palestra no balcão do local, por causa do número limitado de lugares: 120 a 150.
– Vai ter transporte grátis! Os ônibus circularão com ida e volta ao Parque Anhembi a partir da estação Tietê do Metrô (Linha 1 Azul – Norte-Sul) durante todos os dias da semana, ida e volta a partir do Terminal Rodoviário e estação da Barra Funda (Linha 3 Vermelha – Leste-Oeste) apenas nos finais de semana. Eles funcionarão uma hora antes da abertura até uma hora após o fechamento do evento.
Garanta já o seu ingresso! Nos vemos lá!
Imagens: Pexels e divulgação.
Comments are closed.