O universo cósmico, a magia, a natureza, as diversas lendas, o folclore, cogumelos, o poder dos cristais, o afeto. Tudo isso inspirou a publicitária e artesã brasileira Zilah Rodrigues a criar a coleção “Todo Encanto” – que traz incríveis joias lúdicas e acessórios únicos feitos à mão.

follow-the-colours-colecao-Toda-Coisinhafoto©Athos-Souza

Estórias de coisas bonitas, lendas que vivem no nosso imaginário e aquelas coisinhas todas que mantêm vivo o encanto dentro de nós. Poemas de Manoel de Barros, brisa no rosto, canto de passarinho, por do sol, pé na lama, barulho de rio, cheirinho de flor, gosto de infância, borboletas no estômago, o mistério, a beleza das árvores, seres encantados, paixões despropositadas e claro, cogumelos. Muitos e sempre.

Essas são algumas das inspirações que movem a Toda Coisinha, marca brasileira de acessórios e decoração, a levar a coleção Todo Encanto às telas do mundo inteiro. A loja online está no ar desde 2013 e a cada dia conquista mais seguidores usando doses de afeto aliadas a um trabalho primoroso e autêntico.

Criada e comandada pela publicitária e artesã Zilah Rodrigues (editora do Blog Das Coisinhas), a Toda Coisinha tem sede no Rio de Janeiro, mas atende clientes do Brasil e de vários outros países. A cada seis meses Zilah apresenta uma nova coleção e cada uma delas reúne diferentes inspirações que vão desde elementos da natureza como cactos, cogumelos e flores, passando pelos contos de fada e pelas lendas do folclore nacional.

Toda Coisinha

Para a artista, o encantamento está no dia a dia, nas estórias que fazem parte do nosso imaginário e em todo aspecto delicado que deixa a vida mais leve. Usando o amor como principal ingrediente, a coleção apresenta acessórios feitos a mão, com miniaturas modeladas e pintadas com todo cuidado, flores secas, musgos e líquens, mini aquarelas e folhas de ouro dentro de pequenos frascos especiais. Colares, brincos, anéis e pulseiras seguem essa linha de encantamento e prometem ser belos presentes para contar histórias.

Além dos acessórios, Zilah apresenta também uma linha de decoração para a casa recheada de almofadas, quadros iluminados, mini terrários e co-criações com outros artistas, através de parcerias que valorizam a cultura brasileira.

Conversamos com ela para saber um pouco mais sobre suas inspirações:

Toda Coisinha

FTC: Queria que vc falasse um pouco sobre você com as suas palavras e como chegou até a loja, as joias artesanais e essa nova coleção; 

Meu nome é Zilah, tenho 30 anos, sou mãe de uma adolescente de 15, micro empresária, formada em Publicidade e Propaganda, mas descobri no artesanato o meu caminho. Um caminho que tem reunido muitas das minhas paixões e que tem inclusive ajudado a me redescobrir como comunicadora, formação que reneguei por muito tempo.

Sempre tive muitas ideias, sempre tive muitas vontades. Comecei a blogar porque depois de um tempo parada, havia retomado as atividades manuais e estava super animada a compartilhar com quem se interessasse. Logo depois do blog já veio a ideia da loja, onde eu comecei oferecendo produtos que tinham a ver com o público que me acompanhava, selecionados a partir de uma curadoria cuidadosa e também alguns produtos feitos por mim. Hoje, a grande maioria dos produtos é autoral, muitos peças únicas e cada dia mais venho lapidando a qualidade e os valores que entrego através do trabalho na Toda Coisinha.

follow-the-colours-colecao-Toda-Coisinha-colar-cogumelos-01

As pequenas joias artesanais em vidros e relicários me encantaram pela possibilidade de criar pequenos mundos em potinhos que carregam junto de si significados especiais, criam uma conexão do meu trabalho com quem o admira, contam histórias e dizem um pouquinho sobre quem as usa.

follow-the-colours-entrevista-zilah-rodrigues-toda-coisinha-universo-magico-acessorios-terrarios-liquens

A nova coleção “Todo Encanto” é um apanhado de referências lúdicas, de pequenas grandes paixões que me acompanham há muito tempo e que de certa forma, são um elo entre o trabalho que desenvolvo online e o público que o acompanha nas redes sociais. Ela traz também algumas releituras de peças que já passaram pela Toda Coisinha e foram sucesso.

Toda Coisinha

FTC: Quanto tempo as peças demoraram para ficar prontas e quais materiais você mais utiliza? 

As peças com miniaturas modeladas a mão levam até 4 dias para ficarem prontas. Isso depende de todo o processo de secagem e cura da porcelana fria, das tintas e colas que uso na montagem. São várias etapas de um processo minucioso, o que muitas vezes gera em mim uma ansiedade enorme para ver cada peça pronta.

follow-the-colours-entrevista-zilah-rodrigues-toda-coisinha-universo-magico-acessorios-colares-folclore

Um dos destaques são as criações em parceria com ilustradores e pintores, como Ju Amora, conhecida pelas banquetas decoradas e cheias de estilo que faz. A nova coleção conta com a ilustração “Bumba Meu Boi”, assinada pela artista e reproduzida em um quadro iluminado e em um colar com pintura e miniaturas feitas a mão.

Além do Bumba Meu Boi, a coleção também trouxe inspirações das lendas das florestas brasileiras através dos colares Vitória Régia, Iara e outros acessórios com o mesmo nome.

Toda Coisinha

FTC: Qual foi sua primeira peça dessa nova coleção e o que ela hoje representa para você? 

A primeira peça foi o Colar Vitral com Aquarela de Amanitas (abaixo). Sou uma curiosa e apaixonada por cogumelos: cores, formas, espécies, texturas e a primeira peça da coleção chega a ser simbólica, pois representa todo o encanto de um universo lúdico que tenho orgulho de carregar comigo.

follow-the-colours-entrevista-zilah-rodrigues-toda-coisinha-universo-magico-acessorios-colar-vitral-cogumelo

FTC: Está tocando algum projeto específico atualmente? 

Tenho mania de abraçar vários projetos ao mesmo tempo e isso acaba criando uma misturinha gostosa e agitada na minha vida. Atualmente tenho me dedicado ao Amor e Ponto, projeto que toco junto de mais duas artesãs e juntas realizamos ações e oficinas com o objetivo de compartilhar conhecimento e multiplicar amor.

Tenho feito também um curso de aperfeiçoamento para a produção das minhas peças e tentado escrever no meu blog com mais frequência. Outra coisa interessante é que tenho me dedicado a estudar mais a comunicação a fim de criar conteúdos especiais sobre Comunicação com verdade e afeto para pequenos negócios.

Toda Coisinha

FTC: Com o que você se inspira? 

As inspirações para o meu trabalho vêm das mais diversas coisas e pessoas do meu dia a dia, coisas que fazem parte da minha rotina. Amo a natureza, montanhas e o pôr do sol. Também tenho uma paixão por cogumelos e um encantamento profundo pelas árvores.

Me inspiro em poesias, músicas, pessoas que conheço. Tudo acaba virando inspiração. Às vezes crio linhas de produtos pensando em uma artista que gosto, em um amigo ou em uma paixão dessas muitas que tenho e que sei que as pessoas com quem compartilho coisas nas redes sociais também gostam.

Toda Coisinha

FTC: 5 coisas que não consegue viver sem.

 Minha família, café, internet, banho de cachoeira, minhas “coisinhas”.

follow-the-colours-entrevista-zilah-rodrigues-toda-coisinha-universo-magico-acessorios-colar-flamingo-cosmico

FTC: Uma frase que resume esse seu momento e suas criações;

O amor é importante e eu acredito nisso. Sempre.

follow-the-colours-colecao-Toda-Coisinha-colar-cogumelos-02

Toda Coisinha

follow-the-colours-colecao-Toda-Coisinha-colar-comprido

follow-the-colours-colecao-Toda-Coisinha-colar-planta

follow-the-colours-colecao-Toda-Coisinha-colar-cristal

Peças da Toda Coisinha para a sua casa: quadros iluminados, mini terrários e almofadas;

Toda Coisinha

follow-the-colours-entrevista-zilah-rodrigues-toda-coisinha-universo-magico-acessorios-almofada-unicornio

Toda Coisinha

follow-the-colours-entrevista-zilah-rodrigues-toda-coisinha-universo-magico-acessorios-terrario-casa-de-fada

Veja todos os produtos da coleção Todo Encanto aqui. Acompanhe Zilah no BlogInstagram, Facebook, Pinterest.

Fotografias: Athos Souza/Toda Coisinha.

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários