Coxinha, feijoada, hambúrguer, cachorro-quente… é possível comer tudo isso sendo vegetariano – ou vegano, como também são chamados os vegetarianos estritos, que não ingerem nenhum produto de origem animal.

Em Curitiba, há muitos lugares que vendem essas e muitas outras opções de comidas e mostram que não é preciso parar de consumir o que você gosta ao retirar os alimentos de origem animal do cardápio. A capital paranaense abriga até mesmo um açougue vegano e sustentável – o primeiro do país.

O mercado do vegetarianismo está crescendo tanto em Curitiba, que muitos a consideram a “capital vegana” do Brasil. Frequentemente a cidade também recebe discussões sobre o tema e eventos como o Festival da Coxinha Vegana, que oferece o salgado com diversas opções de sabores, como brócolis e carne de jaca.

Pensando nisso, selecionamos os lugares veganos mais legais para conhecer na cidade! Confira e delicie-se:

1 – Veg veg

Desde 2013, a Veg Veg oferece delícias livres de violência animal. A loja foi o primeiro empório exclusivamente vegano do Brasil. Além das várias opções para levar pra casa, também há uma lanchonete com comidinhas simplesmente deliciosas. O cardápio é farto: há opções de sanduíches, hambúrgueres, hot-dogs, salgados, doces, milk-shakes, cafés e bebidas geladas.

Mas a Veg Veg vai além da alimentação: também promove shows, cursos, oficinas e discussões dos mais variados assuntos – como feminismo e política. Tudo em um ambiente super colorido e aconchegante. A Veg Veg também organiza festivais de coxinha e pizza vegana – e é praticamente impossível provar um sabor só.

Vai lá! Rua Visconde de Nácar, 655. Abre de segunda a sexta das 11 às 20h e sábado das 10 às 17h. Facebook | Instagram

2 – Armazém VegAninha

Procurando “linguiça” ou “bacon” vegano para uma feijoada diferente, sem ingredientes de origem animal? Vá ao Armazém VegAninha. Ele é o primeiro estabelecimento com o conceito de açougue vegano do Brasil.

Lá, são vendidos diversos tipos de carnes vegetais produzidas de maneira artesanal. Além dos produtos citados, no balcão você também poderá encontrar tofu defumado, torresmo, calabresa, pepperoni, rosbife, costelinha, queijos vegetais e molhos para churrasco.

Na cozinha são servidos sanduíches, como o X-EggVegBacon, lanches, sorvetes, cafés e sobremesas. Além disso, há almoços nos fins de semana. O Armazém também conta com um mini-mercado, onde são comercializados produtos artesanais e locais de outros produtores veganos.

Vai lá! Rua Eugênio Flor, 468. Abre de quarta a sábado das 11 às 20h e aos domingos das 11 às 16h. Facebook | Instagram

3 – Semente de Girassol

O Semente de Girassol surgiu com o objetivo de popularizar o veganismo. Uma das propostas da lanchonete é disponibilizar alimentação vegana de maneira mais acessível ou com a mesma média de preço das versões onívoras. A loja oferece lanches saborosos: são pizzas, salgados, sanduíches, tortas, sucos naturais, bolos e doces. Também há almoço com buffet livre todos os dias!

Vai lá! Rua Treze de Maio, 600, Centro. Abre de segunda a sábado das 10 às 21h e aos domingos e feriados das 10 às 19h. Facebook

4 – Mamba Vegan

Desde 2015 o Mamba Vegan oferece opções deliciosas de lanches veganos. A atração principal são os hambúrgueres e os acompanhamentos diversos – tudo feito de forma artesanal, assim como os queijos e molhos.

Também há opções de sucos naturais, chás gelados, chopps artesanais e sobremesas. Além dessas delícias, o Mamba também promove artistas locais no espaço, através de shows e exposições.

Vai lá! Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1345. Abre de terça a sexta das 17 até 23h e sábado das 14 até 23h. Facebook | Instagram

5 – GreenGo

As delícias do GreenGo encantam vegetarianos e até os carnívoros. São muitas opções de comidinhas de dar água na boca em um ambiente acolhedor. No Brasil, a cultura da carne é muito presente nas refeições, e o GreenGo traz uma proposta de driblar esse foco. De acordo com seus criadores, o objetivo é servir comidas que conquistem e mostrem que refeições sem carne são possíveis no dia a dia das pessoas.

O cardápio é plural, inspirado em receitas de diferentes países. O carro-chefe é o falafel, bolinho de grão de bico com temperos do oriente médio. Há opções mais leves, como pão sírio, saladinha e batata doce chips e opções para quem está com muita fome, como os sandubas e acompanhamentos.

Também há várias combinações de sucos – como o Fresh Japão, feito com melancia, melão e gengibre – e smoothies. Além dos lanches, é servido almoço de terça a domingo: você pode optar entre falafel e quibe defumado com opções de guarnição.

Vai lá: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1282. Abre de terça à sexta das 12 às 14h30 e das 18 às 22h, sábado e domingo das 12 às 22h. Facebook | Instagram

6 – Com a Mão VEG

A Ca’dore é um ambiente único em Curitiba: é uma praça de alimentação composta por lojas que funcionam dentro de containers coloridos. Entre elas, está a Com a Mão VEG, uma lanchonete vegana que oferece alimentos saudáveis e deliciosos.

No cardápio, você encontra lanches como a coxinha integral de legumes, kibe, torta de cogumelos, saladas, sucos e sobremesas. Tudo é equilibrado nutricionalmente para, além de ser vegano e orgânico, ser também funcional.

O carro chefe da Com a Mão VEG é o “Mega Burguer de Bem com a Vida”, um hambúrguer super nutritivo com pão integral, chutney agridoce de abobrinha com gengibre, burguer de berinjela defumada e tapioca, molho pomodoro caseiro, maionese de batata inglesa, alface, tomate e bacon vegano – feito com finas e crocantes lascas de coco defumado.

Vai lá! Av. José Gulin, 105, Bacacheri. Abre de segunda a sexta das 17 às 23h, sábados das 13 às 23h e domingos das 13 às 22h. Facebook | Instagram

7 – Natural da Ordem

Se você estiver em busca de um almoço vegano no centro histórico de Curitiba, o Natural da Ordem é uma ótima opção. O restaurante serve almoços e lanches saudáveis e nutritivos. Atualmente, a maioria dos pratos não contém trigo e glúten. A cada dia da semana o cardápio é diferente.

É servido um prato principal e acompanhamentos como arroz integral, feijões diversificados, saladas, legumes gratinados e granola especial da casa.

Vai lá! R. Trajano Reis, 54, São Francisco. Abre de segunda a sexta das 11h30 às 15h e sábados e domingos das 11h30 às 16h. Facebook

Conhece algum desses lugares ou tem sugestão de outro que ficou de fora da lista? Deixe seu comentário!

Fotos do topo, Veg Veg, Armazém VegAninha, Semente de Girassol e Natural da Ordem: © Stephanie D’Ornelas. Fotos dos lanches do Mamba Vegan: Diego Cagnato. Demais fotos: divulgação.

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários