É só colocar o pé em Berlim para perceber que não existem muitas cidades no mundo que compartilhem de uma atmosfera tão jovem, liberal e criativa. Desde a arte nas ruas, passando pelas roupas excêntricas até o costume de reocupar e ressignificar lugares abandonados, nenhum lugar realmente se compara a esta cidade única.
Pensando nisso, o Rent a Local Friend elaborou uma lista de 10 lugares únicos que são a cara de Berlim, que fogem do circuito turístico batido, para os criativos visitarem de graça. Olha só!
Aeroporto Tempelhof
O aeroporto Tempelhof, ao sul de Kreuzberg, um dos mais importantes da cidade, fechou em 2008. O enorme espaço ficou abandonado até 2010, quando se tornou um parque público. Os locais costumam utilizar a área para andar de bicicleta ou skate e praticar outros esportes. Volta e meia também tem algum festival de música por lá.
Prinzessin-nengärten
Outro lugar desocupado por mais de 60 anos, até 2009, era a praça Moritzplatz, no bairro de Kreuzberg. Ativistas então se juntaram, jogaram fora todo o lixo acumulado e criaram um espaço de agricultura urbana com alimentos orgânicos produzidos pelos locais. Lá dentro tem um café onde são servidas comidas preparadas com estes produtos.
East Side Gallery
Não tem como ser fã da arte urbana em Berlim e não visitar a East Side Gallery, parte leste do antigo Muro de Berlim grafitado por mais de cem artistas de todo o mundo. O painel começou a ser pintado poucos meses depois da queda do Muro, comemorando um novo período de liberdade.
Kreuzberg
Kreuzberg é o bairro mais alternativo de Berlim, ou “hipster”, se você assim preferir. Não faltam grafites, lojas vintage, lugares que vendem lanches de madrugada e, claro, uma atmosfera super boêmia, pautada na contra-cultura. Lugar ideal para os amantes de arte e design darem um passeio. O Markthalle 9 é uma mercado livre de comida que acontece por lá que também vale a pena a visita. Ele acontece somente às quintas feiras, das 17h às 22 h (nos outros dias é um mercado comum, com verduras e legumes).
Boxhagener Platz Flea Market
Falando em mercado, na praça Boxhagener, em Friedrichshain, um mercado de pulgas faz sucesso aos domingos. Entre os itens, dá para encontrar coisas de segunda mão, bolsas, pinturas, móveis, livros e discos de vinil. A badalada galeria Zozoville de vez em quando coloca um stand por lá.
Ngbk Gallery
Já a galeria NGBK fica escondida em uma loja incrível de livros em Kreuzberg e geralmente tem exposições super legais com artistas ainda desconhecidos do grande público. Na verdade, a sigla se refere a uma organização – a Nova Sociedade das Belas-Artes. Ah, e não precisa pagar para entrar.
RAW Market – (Neue Heimat)
Outro mercado para passar o domingo em Berlim é o RAW, também em Friedrichshain. A feira abriu em 2014, mas já fez a cabeça dos locais que vão para lá atrás de comidas de rua e uma boa música ao vivo. O mercado fica em uma antiga estação de trem abandonada e é todo pixado e decorado com street art. Ali perto também tem bares, boates e espaços de arte.
Live Street Music
Outros lugares onde costuma rolar música ao vivo são os parques Mauerpark (bem onde passava o muro antigamente) e Monbijoupark e a rua Maybach Ufer. Nessa última também é bem conhecido o mercado turco, onde se vende absolutamente tudo, desde vegetais até tecidos. Ela acontece às terças e sextas (sábado tem feira de artesanato no lugar).
KW gallery
Ok, a entrada da KW Gallery não é exatamente grátis, mas por apenas 6 euros vale muito a pena ir nesta super recomendada galeria. Ela funciona em uma antiga fábrica de margarina no bairro Mitte e tem cinco andares. As exposições são sempre temporárias para estimular a inovação e criatividade artísticas.
Zosch Bar
O bar Zosch, também no Mitte, é um bar bem local e desconhecido pelos turistas, perfeito para ir à noite e ouvir um bom jazz em uma atmosfera vintage, familiar e relaxada. E o melhor: a entrada é grátis.
Ah, se você gostou, não deixe de ver o nosso post sobre o Tour Alternativo (também grátis) que fizemos em Berlim, que passa por vários lugares dessa lista!
Imagens: Shutterstock, Dawin Meckel, Visit Berlin, Electru, Digital Journal, Public Walls, Moto Music.