No ano passado, a gente falou aqui, um pouco sobre tendências e o trabalho de pesquisa dos coolhunters. Mostramos como as cores são escolhidas pelas empresas para inspirar a moda, design, decoração e produtos durante um ano todo. Fato que cada vez mais, essas informações previstas traduzem futuros comportamentos para marcas e consumidores. Uma das empresas que nos traz com clareza essas ideias é a TrendWatching – rede com escritórios em Londres, São Paulo e Cingapura, que examina o mundo todo em busca das tendências de consumo mais promissoras e insights para empresas. Conversamos com a equipe do escritório Brasil, para saber um pouco mais sobre o funcionamento e descobertas das próximas tendências atuais:
“Tudo começa com um trabalho de pesquisa baseado em dados bem concretos. Os artigos de revista e jornal, dicas de amigos ou pedaços de conversa na rua nos mostram apenas um caminho para as tendências, mas não são eles as tendências em si. Em Londres, em São Paulo e Cingapura estamos buscando por novas ideias no campo do consumo (ou melhoramentos de ideias já existentes, e assim apontamos COMO vamos consumí-las nos próximos anos. Mais do que analisar os dados estatísticos de movimentação de mercado (coisa que fazemos pra entender de onde vem nossas tendências) coletamos e curamos ideias que podem ser inspiradoras para marcas e pessoas. Buscamos pelas inovações em negócios, as manifestações de marca que nos brifam a direção da mudança no jogo.”
No último Trend Briefing (documento gratuito mensal que é divulgado em 9 línguas e enviado para mais de 200.000 profissionais do mercado em mais de 180 países) recebemos as 10 TENDÊNCIAS DE CONSUMO CRUCIAIS PARA 2013 – que você confere agora através de um resumo e alguns exemplos: