10 Tendências de Consumo para 2013 – Trendwatching

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No ano passado, a gente falou aqui, um pouco sobre tendências e o trabalho de pesquisa dos coolhunters. Mostramos como as cores são escolhidas pelas empresas para inspirar a moda, design, decoração e produtos durante um ano todo. Fato que cada vez mais, essas informações previstas traduzem futuros comportamentos para marcas e consumidores. Uma das empresas que nos traz com clareza essas ideias é a TrendWatching rede com escritórios em Londres, São Paulo e Cingapura, que examina o mundo todo em busca das tendências de consumo mais promissoras e insights para empresas. Conversamos com a equipe do escritório Brasil, para saber um pouco mais sobre o funcionamento e descobertas das próximas tendências atuais:

“Tudo começa com um trabalho de pesquisa baseado em dados bem concretos. Os artigos de revista e jornal, dicas de amigos ou pedaços de conversa na rua nos mostram apenas um caminho para as tendências, mas não são eles as tendências em si. Em Londres, em São Paulo e Cingapura estamos buscando por novas ideias no campo do consumo (ou melhoramentos de ideias já existentes, e assim apontamos COMO vamos consumí-las nos próximos anos. Mais do que analisar os dados estatísticos de movimentação de mercado (coisa que fazemos pra entender de onde vem nossas tendências) coletamos e curamos ideias que podem ser inspiradoras para marcas e pessoas. Buscamos pelas inovações em negócios, as manifestações de marca que nos brifam a direção da mudança no jogo.”

No último Trend Briefing (documento gratuito mensal que é divulgado em 9 línguas e enviado para mais de 200.000 profissionais do mercado em mais de 180 países) recebemos as 10 TENDÊNCIAS DE CONSUMO CRUCIAIS PARA 2013 – que você confere agora através de um resumo e alguns exemplos:

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PRESUMERS/CUSTOWNERS são os caras que se envolvem com o lançamento de produtos antes mesmo de eles serem lançados, financiando-os ou até mesmo co-criando-os. São os consumidores que deixam de lado o consumo passivo e passam a financiar e investir em suas marcas preferidas, facilitados através das ferramentas de crowdsourcing/crowdfunding e novas tecnologias de manufatura cada dia mais acessíveis.
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EMERGING² é uma tendência de marcas emergentes atendendo desejos de classes médias emergentes do mundo todo. Pense em todas as marcas brasileiras e chinesas que já atendem a classe média na Turquia, Índia ou África do Sul. Ou vice-versa. Um dado interessante: em 2013, o PIB de mercados emergentes irá ultrapassar o de mercado desenvolvidos pela 1° vez. São USD 44,2 trilhões versus USD 42,7 trilhões.

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Nota como o mundo muda em um ano? Outro assunto que vai estar em voga em 2013 é MOBILE MOMENTS, uma tendência que já é perceptível ao olhar ao redor no metrô: (quase) todo mundo quer maximizar seu tempo pelo celular, todo momento é passível de consumo, em (quase) qualquer lugar. Apesar da vida urbana ter cada vez menos tempo, sempre haverá espaço para mais conteúdo, conectar-se, consumir ou simplesmente buscar diversão online.
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Uma nova maneira de mostrar-se aos consumidores e buscar engajamento em uma causa é criando produtos que tenham uma sobrevida sustentável. NEW LIFE INSIDE mostra um lápis que dá vida à uma planta quando ele chega ao fim. O projeto desse lápis foi financiado por crowdfunding, indicando a primeira tendência que chamamos PRESUMERS. As marcas que possuem atividade ecologicamente sustentáveis terão destaque, além dos produtos que ao invés de serem descartados ou reciclados, poderão ser plantados e cultivados.
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Atenção especial pra o que chamamos de APPSCRIPTIONS: um aplicativo que te ajuda a lembrar de tomar seus remédios é um bom exemplo de como estamos nos tornando autônomos em relação aos cuidados com a saúde e cada vez mais usando a tecnologia pra isso. Será que os médicos receitarão aplicativos como “remédios digitais” para seus pacientes serem mais conscientes de sua saúde? É a tecnologia como nova medicina.
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O enfraquecimento do 1° mundo abre espaço pras marcas emergentes exportarem uma cultura que antes era menosprezada pela maior parte do mundo, como vemos em CELEBRATION NATION, no exemplo de uma temporada só de produtos baseados na cultura mexicana na loja de design do MoMA, a Destination: Mexico. Os mercados emergentes exportarão sua cultura e história (símbolos, estilo de vida, tradições) para consumidores locais e serão orgulho e objeto de interesse para consumidores globais.
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Marcas que ajudam as pessoas a economizar dinheiro ou melhorar o estilo de vida também são bem vindas, como menciona-se com o DATA MYNING, ao usar os dados dos consumidores de maneira útil.
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A tendência que se chama AGAIN MADE HERE, fala da produção de bens de consumo retornando aos países desenvolvidos. Há 10 anos quem pensaria nisso? Ou mesmo há 5, pouco antes da crise? A busca dos consumidores volta por algo fabricado em “casa”.
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Total transparência diante de suas éticas e questões ambientais aos que se preocupam com isso. FULL FRONTAL fala sobre marcas que não tem nada a esconder e provam proativamente ao que vieram e às vezes até assumem suas falhas.

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Um pouco diferente, mas ainda relacionadas a isso, estão as DEMANDING BRANDS, marcas que exigem dos seus consumidores que eles contribuam com suas causas. Marcas exigentes, transparentes e sinceras = aumentam o respeito junto aos seus consumidores, significando uma grande mudança na relação marca x cliente.
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Por fim, após analisarmos as 10 tendências de consumo para esse novo ano, chegamos a conclusão de que por trás de tudo isso há uma palavra que deve ser levada muito a sério em 2013: CURADORIA. É basicamente isso que o pessoal faz para chegar até as tendências e nós aqui no Follow também: ler e “pentear” todo tipo de informação útil e inútil na internet diariamente. “Inútil” porque às vezes é num site nada a ver que você vai encontrar uma brecha, um caminho pra um exemplo que vai te brifar uma tendência. Neste trabalho não há fórmula, nada fixo. Não dá pra seguir fórmulas quando o que você busca é o caminho que ainda não foi traçado. Fica aqui essa nossa dica para começar 2013 com muita inovação e inspiração! Feliz 2013!

Obrigado a todo o pessoal do trendwatching.com, especialmente Ariel Cardeal.
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