Por que utilizar imagens vetoriais em projetos criativos? Qual o melhor formato? Onde encontrá-las gratuitamente? Confira dicas
Os dois formatos básicos quando pensamos em imagem são o vetor e raster (rasterizada). Uma das diferenças entra elas é que a raster é formada por pequenos pixels, como um mosaico. Além disso, ocupam mais espaço em disco.
Já uma imagem vetorial pode ser ampliada quantas vezes você quiser sem que perca a qualidade. Isso é uma vantagem muito grande para quem deseja imprimir em tamanho maior ou alterar pequenos detalhes. Por esses motivos e outros, as imagens vetoriais acabam sendo muito populares entre os designers.
Este artigo apresenta os tipos de formatos vetoriais mais utilizados em designs e projetos de arte. Também explora os melhores sites para baixar vetores gratuitamente. Continue lendo!
O que são imagens vetoriais?
Imagens raster e imagens vetoriais possuem diferentes codificações. Enquanto a primeira é formada por diversos pixels minúsculos e, quando ampliada, eles podem se tornar visíveis, a segunda é formada por inúmeras formas geométricas e figuras chamadas “caminhos”. Cada caminho possui um início e um ponto final e é feito de linhas, curvas e pontos. Eles não dependem da resolução, então você pode ampliar uma imagem vetorial o quanto quiser que ela não irá perder a qualidade.
Outra vantagem é que as linhas e as curvas são bem demarcadas em relação às cores, o que facilita na hora de alterar os tons das imagens vetoriais. Logo, é fácil dimensionar, editar e modificar um vetor, deixando-o melhor para impressão, para criação de logotipo, ilustrações e artes digitais.
4 formatos de imagem vetorial populares
As imagens vetoriais podem vir em diferentes formas e tamanhos, mas os formatos mais populares são: AI, EPS, PDF e SVG. Você pode usar diferentes tipos de vetor, seja para editar documentos, criar uma animação curta ou até mesmo um logo. Mas antes de começar a procurar por imagens vetoriais grátis on-line, verifique qual o melhor formato que se adapta aos seus objetivos criativos.
AI
O AI, além de ser um arquivo originário do Adobe Illustrator, é o formato vetorial mais popular. Apesar de ser natural editar vetores IA no Adobe Illustrator, outros programas como CorelDRAW ou GIMP também funcionam bem. Os arquivos IA podem ser abertos e editados em diferentes sistemas operacionais, incluindo Windows e iOS.
São frequentemente utilizados para criação de projetos de pequena escala, como ícones, logotipos, design de camisetas e ilustrações em miniatura. Os especialistas em tipografia os preferem por terem linhas claras e precisas.
EPS
O formato EPS ou Encapsulated PostScript, apesar de ser considerado o “vovô” de todos os formatos vetoriais, continua sendo popular e compatível com quase todos os softwares. Esse arquivo é considerado padrão na indústria de impressão. Exemplos de projetos de design que precisam de uma imagem grande, detalhada e com alta qualidade: banners, cartazes e estandes de exposição.
Existem arquivos PDF raster e também vetorial. A maior parte dos vetores é salva em PDF, pois o arquivo é feito para conter dados em alta definição e várias camadas. Além disso, é mais fácil modificar o texto em um PDF vetorial: você só precisa alterar um elemento de texto e deixar os outros detalhes intactos. Os arquivos PDF vetoriais podem ser abertos e editados em diversos programas on-line e off-line.
Normalmente, os PDF vetoriais são utilizados para criar e preservar documentos com ilustrações, textos, infográficos e outras partes essenciais.
SVG
SVG é a abreviação de “Gráficos Vetoriais Escaláveis” (Scalable Vector Graphics) que foi criado para projetos baseados na web. Esses arquivos são otimizados para armazenar e distribuir informações. Os vetores SVG, por serem transmitidos e interpretados de maneira rápida quando exibidos em uma tela, são perfeitos para infográficos, ícones, logotipos, ilustrações e animações.
Você pode visualizar SVGs em diversos programas, porém você só poderá editá-los no CorelDRAW, Inkscape ou Adobe Illustrator.
4 plataformas com imagens vetoriais grátis de alta qualidade
Vários sites apresentam imagens vetoriais gratuitas, porém nem todos conseguem oferecer conteúdo de alta definição (HD) devidamente licenciado. Aqui estão quatro fontes confiáveis:
Depositphotos
A plataforma de conteúdo de banco de imagens do Depositphotos disponibiliza mais de 230 milhões de arquivos visuais e de áudio sem royalties, além de 70.000 imagens e vídeos gratuitos. É possível encontrar vetores EPS e SVG na biblioteca utilizando os filtros de pesquisa avançados.
Você só precisa filtrar a busca por tipo de vetor, data, orientação, cor, origem e outros parâmetros e digitar a palavra-chave desejada para obter os resultados. Desta forma, poderá utilizá-los para projetos pessoais e comerciais com atribuição.
Além disso, é possível optar pelo teste gratuito de 7 dias, onde você consegue baixar até 10 arquivos vetoriais Premium ou qualquer outra imagem vetorial grátis que esteja disponível no site https://br.depositphotos.com. Para adicionar aos seus projetos!
Pixabay
Pixabay é um site incrível para criadores iniciantes, com uma imensa coleção de vetores gratuitos. Seus gráficos estão disponíveis nos formatos SVG ou AI. É possível utilizar para fins comerciais com a licença Pixabay, mas você não pode vender um material impresso que seja idêntico a imagem ou até mesmo revender essas imagens em outras plataformas.
O Pixabay também oferece inúmeros arquivos vetoriais para pequenos projetos – logotipos, botões, entre outros elementos de design tanto para impressos quanto digitais.
Freepik
Este site oferece praticamente todos os tipos de imagens gratuitas, incluindo vetores, grande parte em formato EPS. Para encontrar arquivos vetoriais grátis, clique em Vetores no canto superior esquerdo do site e, na nova página, digite a palavra-chave para achar as imagens necessárias.
Alguns deles são gratuitos e outros têm uma pequena coroa no canto superior esquerdo da imagem que significa que estão disponíveis para download somente para usuários Premium. Para visualizar somente os arquivos gratuitos, clique na licença Gratuita na seção Filtros.
É possível utilizar imagens vetoriais para fins comerciais, mas os usuários da licença gratuita devem atribuir o autor.
Vecteezy
A Vecteezy possui uma biblioteca com 200.000 arquivos gratuitos. As imagens vetoriais podem ser encontradas em todos os formatos, como AI, SVG, PDF e EPS. O site é voltado para este tipo de busca – você só precisa digitar a palavra-chave desejada.
A Vecteezy fornece três tipos de licenças: Gratuita, Pro e Editorial. A Licença Gratuita não exige nenhum pagamento e libera o uso comercial de imagens; contudo, você precisará atribuir o autor.
Conclusão
Se você é um designer que está começando agora e trabalha com imagens vetoriais, é interessante ter duas coisas em mente. Primeiro de tudo, diferentes projetos demandam diferentes formatos. Segundo, vários vetores podem ser encontrados on-line gratuitamente, em arquivos de alta qualidade. Vamos criar?