Viaje nos escritores brasileiros: 5 destinos literários para conhecer pelo Brasil
A literatura nos permite viajar para novos mundos. Mas você já pensou em viajar de verdade pelo país para conhecer as cidades que marcaram a vida de grandes escritores brasileiros? Coloque seus livros na mala e inspire-se com estes destinos:
1 – Recife (PE) – onde Clarice Lispector passou a infância; (Foto: Paulo Menelau/Flickr)
As reminiscências da infância de Clarice Lispector permeiam vários de seus contos e crônicas. O cenário dessa época de sua vida é Recife, onde viveu dos 4 aos 15 anos de idade. A cidade abrigou Clarice e sua família após terem emigrado da Ucrânia.
É possível conhecer vários lugares que marcaram a vida da escritora, como a Livraria Imperatriz (Rua do Imperatriz), que frequentava, e uma das casas em que morou, ao redor da praça Maciel Pinheiro, onde há uma estátua que a homenageia. Benjamon Moser, o biógrafo de Clarice, pretende construir um museu dedicado à escritora na cidade.
2 – Itabira (MG) – onde nasceu Carlos Drummond de Andrade; (Foto: Thiago Macelan/Flickr)
“Quando nasci, um anjo torto, desses que vivem na sombra, disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.” E foi em Minas Gerais, na cidade de Itabira, que nasceu Carlos Drummond de Andrade. Para conhecer os locais que fizeram parte da vida do poeta, você pode percorrer os “Caminhos Drummondianos”, trajeto de sete quilômetros na cidade mineira.
O percurso sinaliza os pontos mais importantes da história de Drummond na cidade, como a casa em que morou, o memorial projetado por Oscar Niemeyer e o Centro Cultural Fazenda do Pontal, onde o poeta viveu parte de sua infância. Mais informações: (31) 3835-2156.
3 – Taubaté (SP) – onde Monteiro Lobato nasceu; (Foto: Julio Sagaiz/Flickr)
Monteiro Lobato marcou a infância de muitas gerações com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Em Taubaté, cidade natal do escritor, crianças e adultos podem entrar nesse universo visitando um sítio com o mesmo nome do ficcional criado por Lobato.
O local ocupa uma propriedade que pertenceu ao avô do escritor e abriga o Museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato (Av. Monteiro Lobato, s/n). (Imagem: Miguel Schincariol/Flickr)
4 – Porto Alegre (RS) – onde viveu e morreu Mário Quintana; (Foto: Alfredo Hilario/Flickr)
“Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!”
Difícil encontrar um brasileiro que nunca tenha ouvido esses e outros versos de autoria do gaúcho Mário Quintana. Entre 1968 e 1982, o poeta viveu no Hotel Majestic, em Porto Alegre.
O suntuoso prédio foi transformado na Casa de Cultura Mário Quintana, que abriga um museu em homenagem ao poeta, um grande acervo sobre Quintana e a reprodução do último quarto onde ele se hospedou. O centro cultural fica na Rua dos Andradas, 736.
5 – Cidade de Goiás (GO) – onde viveu Cora Coralina; (Foto: João L. Júnior/Flickr)
A beleza da arquitetura barroca e tradições culturais seculares renderam à Cidade de Goiás o reconhecimento de Patrimônio Histórico da Humanidade. Foi nesta bela cidade que viveu a poetisa Cora Coralina.
A casa onde a escritora morou (Rua Cândido, 30) abriga um museu em sua homenagem que preserva os objetos de sua rotina, como a cama onde dormia, seus vestidos e materiais para fazer doces.
E você tem algum destino especial para nos indicar?
Dicas do FTC e do BlaBlaCar/Via. Imagem topo e acima: Unsplash.