Cosméticos fazem parte da nossa rotina – não importa se você é homem ou mulher – sabonetes, desodorante, perfumes, xampu, tudo faz parte do dia a dia. Mas por trás desses produtinhos aparentemente inofensivos, existe um monte de ingredientes pouco estudados, relacionados ao câncer e outras doenças, ingredientes de origem animal obtidos de maneira desumana (como urina, placenta e sebo de carneiro), isso sem contar que muitos deles ainda são testados em animais sem a menor necessidade.
Não queremos que você fique obcecado com essas informações, pelo contrário, viemos aqui para te mostrar que existe uma série de alternativas acessíveis para se manter longe desses produtos sem precisar pensar muito sobre isso.
Pode não parecer, mas há mais de 20 anos, empresas já se dedicam a fazer cosméticos naturais e benéficos para nós, e vêm se mostrando pioneiras na forma de pensar produção de cosméticos e produtos de higiene, sempre de olho em ingredientes eficientes providos pela própria natureza como óleos, argilas, minerais, e extratos vegetais.
Hoje então, e, parceria com o *Modefica, trazemos uma lista com 6 marcas de cosméticos naturais, orgânicas, cruelty-free e vegan para você conhecer, e ainda garantimos que há muito mais. Esses nomes podem não estar em todos os mercados e farmácias, mas estão a um clique de você. Confira:
1 – Bioart
Empresa brasileira pioneira quando o assunto é maquiagem e cuidados faciais, com certificados orgânicos, naturais e livres de qualquer ingrediente de origem animal. A Bioart é de Santa Catarina e é lá onde tudo acontece. Argilas, ingredientes minerais e óleos essenciais são os ativos preferidos de Soraia Zonta, fundadora da empresa.
Se você é alérgica a quase tudo, os produtos da marca são muito indicados para você, afinal foi com essa motivação que Soraia, também alérgica e extremamente sensível aos produtos convencionais, resolveu criar a Bioart.
A maquiagem da Bioart é daquelas que se você dormir com ela, não vai te envelhecer ou causar danos como as convencionais. Pelo contrário, os ingredientes são tão bons e benéficos quanto os ingredientes de cuidados faciais.
Para encontrar os produtos da marca, é só ir no e-commerce oficial ou em alguma das diversas multimarcas online de produtos de beleza naturais e orgânicos.
2 – Cativa Natureza
A história da Cativa é assim: “Fundada no início de 2008, a Cativa Natureza é a primeira rede de lojas do Brasil a comercializar cosméticos com insumos orgânicos rastreados. Sua primeira loja, ainda em funcionamento, está situada no Mercado Municipal da capital ecológica (Curitiba/PR) no setor de produtos orgânicos”.
Daí, a marca se espalhou pelo país e virou a primeira rede de lojas especializadas em cosméticos orgânicos do Brasil com produtos próprios. Cuidados para rosto, corpo e cabelos são o forte da marca, que também conta com cosmética probiótica.
É possível encontrar revendedores da Cativa em feiras orgânicas espalhadas pelo país, e na Internet a marca revende em multimarcas especializadas em beleza natural.
3 – Alva
A Alva é alemã, mas a brasileira Ananda Boschilia foi a responsável por fincar a bandeira da marca por aqui. Produtos sem nenhum ingrediente de origem animal, orgânicos e naturais para rosto, corpo e cabelo, além de uma linha de maquiagem, são o core da marca.
Além de argilas e óleos essenciais, os produtos da Alva contam com diversos óleos vegetais específicos para cada tipo de pele (sensível, acneica, ressecada, madura, etc). Na linha de maquiagens, batons veganos (o que ainda é muito difícil encontrar no Brasil), base, BB Cream, blush, pó e muito mais. Tudo certificado vegan, cruelty-free e orgânico.
É possível encontrar os produtos da Alva no e-commerce oficial, em lojas especializadas e, a linha masculina, no site Men’s Market.
4- Surya Brasil
Há mais de 20 anos, Clelia Angelon e sua filha enxergaram o futuro e lançaram a Surya Brasil. Uma empresa de produtos vegan-friendly, naturais e certificados orgânicos para cabelos, rosto, corpo e unhas.
Hoje, a Surya é referência no assunto e não só por ter produtos de qualidade (e com preços super variados), mas também por suas diversas ações sociais através da Surya Solidária, “a divisão de responsabilidade socioambiental da marca que tem foco na proteção animal, na conservação ambiental, na transformação educacional e nos direitos humanos”.
Se tudo o que você conhecia da Surya era a henna (de fato, o produto mais famoso da marca), te indicamos muito dar uma olhada nas outras várias opções, incluindo a nova linha de esmaltes 5free (ótima para quem ter alergia).
Para quem se interessar em ir além, a dica é ficar de olho no calendário para saber quando acontece o próximo “A Casa É Surya”, evento que recebe o público na fábrica da empresa, em São Paulo, com um café da manhã vegano e mostra todo o backstage de produção. Também dá para agendar uma visitinha no Espaço Surya na Vila Mariana em SP, para um day spa relaxante ou tratamentos de beleza naturais e orgânicos.
A loja virtual da marca está novinha e por lá você pode fazer suas compras, mas outros sites especializados também contam com uma grande variedade de produtos da empresa.
Mais uma brasileira, a Ikove conta com produtos para rosto, corpo e cabelos certificados orgânicos, cruelty-free, naturais e, para os produtos com cacau, fair trade. É a única empresa de beleza brasileira que carrega essa selo. Com exceção do balm labial, todos os produtos da empresa são vegan-friendly.
A empresa ingressou no programa de incentivo à exportação da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) no ano passado e deve ver seu nome ganhar mais força no exterior em breve. Por trás da marca, Evelyn Steiner é a mulher de visão que comanda todos os esforços da Ikove para promover uma beleza mais natural, saudável, eco e animal-friendly.
Você pode encontrar os produtos da marca em seu e-commerce oficial e em lojas especializadas em cosméticos naturais.
6- Lush
Fundada em 1995 no Reino Unido, a Lush é uma das empresas mais conhecidas quando o assunto é cosmética natural e produtos cruelty-free e veganos. Comprar na loja da marca é fácil: só procurar pelo selo “vegan”, da Vegan Society e pronto, temos certeza que o produto não tem nada de origem animal. (PS: nem todo produto da Lush é vegano. Por isso, eles sempre indicam quando há ingredientes não veganos na composição dos produtos.)
Apesar da empresa ser gringa, a Lush veio não só com a loja, mas também abriu uma fábrica em terras brasileiras para garantir cosméticos ainda mais frescos. Alguns ingredientes, principalmente os que vêm de comunidades da Ásia e da África, são importados, mas muita coisa a empresa compra daqui – evitando todo o rastro complicado de importação.
Outra iniciativa interessante da marca é colocar um selo que diz quem fez o cosmético que você está levando para casa. Isso aproxima produtor e consumidor e torna a cadeia de produção mais humanizada.
A Lush conta com lojas físicas em São Paulo e Campinas, mas também é possível encontrar a gama de produtos da marca – perfumes, cuidados para rosto, corpo e cabelos, além de uma linha de maquiagem versátil – em sua loja online.
Para o FTC, consumir com inteligência faz muito mais sentido. E foi pensando justamente nisso que nos unimos com o Modefica para criar este post. O Modefica é uma plataforma de inspiração diária para aqueles que buscam como princípio básico, a moda e o estilo de vida consciente.
Fundado por Marina Colerato, o site valoriza a cultura brasileira, incentiva o respeito aos animais e ao meio ambiente e tem conversas sinceras sobre como podemos ser seres humanos melhores, mais conscientes e aptos para impactar nossa comunidade de maneira positiva através das nossas atitudes diárias. O espaço traz ótimas matérias sobre veganismo, o viver cruelty free e a valorização do feito à mão.
Acompanhe o Modefica no Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.
Comments are closed.