casa limpa e organizada rotina de limpeza
FTC Decora

8 dicas para deixar a sua casa limpa e organizada

Todos os dias você se depara com um pouco de sujeira, com uma camada de pó, uma mancha no tecido, uma porção de germes e bactérias naquele cantinho do banheiro, pratos e mais pratos que estão sempre multiplicando na cozinha. O grande problema é que você tem uma rotina agitada com horários apertados e sobra pouco tempo para cuidar da limpeza da casa, além de pouca energia física para dar conta de todas as demandas domésticas. 

Então você usa as suas horas de descanso e lazer para fazer a faxina, e quando não faz, sente-se culpado, ou faz de qualquer jeito só pra “maquiar” e segue com a esperança de um dia fazer uma faxina em casa decente. 

O trabalho doméstico é uma tarefa árdua, mas ele não precisa ser motivo de estresse se você conseguir executá-lo com maior eficiência e rapidez através de estratégias e hábitos simples. É possível transformar esse desafio em algo mais leve e com melhores resultados. Aqui estão 8 dicas para manter sua casa limpa e organizada:

1- Adquira os equipamentos certos

Uma das tarefas mais demoradas na rotina de limpeza é varrer a casa. Se você tiver animais de estimação ou morar em casas com áreas externas, sabe muito bem do que estou falando. Portanto, use a tecnologia para reduzir o peso das tarefas domésticas e o tempo gasto com elas. 

Um dos grandes aliados da limpeza do dia a dia é o aspirador de pó vertical, por ser fácil de manusear, bastante eficiente e ocupar pouco espaço. Em menos de 10 minutos é possível limpar um cômodo inteiro, especialmente se você tem tapetes e carpetes, além de ser ótimo para alcançar os cantinhos mais difíceis. Aqui você encontra uma lista com os 10 melhores aspiradores verticais com um review detalhado sobre cada um.

2- Crie uma rotina de limpeza de casa 

Uma casa precisa de rotina, é um fato. Sem ela, os serviços se acumulam e, inevitavelmente, o caos se instala. Estabeleça dias e horários específicos para realizar as tarefas de manutenção rápida dos espaços, e priorize uma tarefa principal, como por exemplo, um dia específico para lavar roupas, outro para limpar os banheiros e assim por diante. Não tem problema se um dia ou outro você não conseguir realiza-las, passe para o dia seguinte e siga a sequência. 

Apenas você sabe as reais necessidades da sua casa, liste todas as tarefas e distribua de forma equilibrada, de acordo com a sua disponibilidade.

3- Adote o hábito de guardar tudo no lugar

Geralmente nos distraímos com uso de objetos ou largamos as coisas em qualquer lugar da casa. Sempre que usar uma ferramenta, um utensílio na cozinha ou chegar da rua com as compras, organize-os imediatamente no seu devido lugar. Saiu do banheiro com o pente? Volte e deixe no lugar certo. Tirou uma peça de roupa do armário e não vai usá-la? Devolva-a sem largar em cima da cama. 

Um outro hábito eficaz é sempre sair de um cômodo com algo que esteja colaborando para o futuro cenário caótico e levá-lo para o lugar certo. São ações simples que evitam o acúmulo de bagunça e facilitam a manutenção da ordem na casa.   

4- Sobre limpezas rápidas

Você não precisa gastar todo o seu dia fazendo uma faxina. Entenda que manter uma rotina de limpeza doméstica te poupará de um trabalho mais pesado, além de proporcionar bem-estar em um ambiente limpo e agradável. 

Podemos categorizar as tarefas em quatro grupos:

Sujeira

É tudo aquilo que adere à sola dos sapatos, às roupas e aos cabelos. É também sobre o que o vento traz pelas janelas e portas abertas, migalhas de alimentos, pêlos de animais de estimação.

Tarefas: Varrer, aspirar e passar pano são tarefas que estão nesse grupo. Dependendo de onde você vive, essas são tarefas diárias. 

Poeira

A poeira é composta por uma série de elementos, tais como finíssimas fibras soltas de tecidos, pêlos, penas, partículas de alimentos, bactérias, bolor, fungos e restos de insetos. Naquele pó que você ignora nos móveis, contém muitos ácaros e criaturas microscópicas que se alimentam do pó, assim como todo tipo de excrementos desses pequenos seres. 

Tarefas: Limpar móveis e superfícies é essencial, pelo menos a cada três dias. 

Germes

As áreas mais favoráveis ao desenvolvimento de bactérias são a cozinha, o banheiro e o quarto das crianças. Ovos crus, laticínios e carnes cruas e descongeladas são criadouros de bactérias tóxicas que tornam perigosos esses alimentos. Adultos e crianças precisam estar sempre atentos a lavar as mãos ao sair do banheiro, pois basta um toque em qualquer superfície de um móvel para deixar germes causadores de doenças.

Tarefas: Desinfetar pias, vasos e ralos e armazenar adequadamente os alimentos são tarefas importantes e devem ser feitas diariamente. 

Bolor

Assim como os germes, o bolor faz parte de nossas casas, mas ninguém gosta de vê-los tomando conta do banheiro nem do boxe. Embora não seja um grande vilão para a nossa saúde, o bolor provoca reações alérgicas e é altamente perigoso para pessoas que têm crises de asma. 

Tarefas: Limpar o banheiro é essencial e deve ser feito, ao menos, uma vez na semana. 

5- Organize armários e gavetas

Do mesmo time do “arrumar a cama todos os dias ao acordar”, temos “manter os armários e gavetas sempre em ordem”, como um recurso para o nosso bem-estar mental, um gatilho positivo para o senso de ordem da nossa mente. 

Utilize organizadores e divisórias para separar itens por categoria. Acúmulo só gera bagunça, então descarte ou doe o que não é mais usado e mantenha apenas o que realmente é necessário. Assim, será mais fácil encontrar o que você precisa no dia a dia!

6- Invista em produtos de limpeza de qualidade 

Adquirir produtos específicos para cada superfície é muito importante e vai te poupar esforços desnecessários. Coloque na sua lista produtos para as seguintes finalidades:

  • Limpeza de utensílios em geral;
  • Desinfecção de pias, vasos, torneiras, tampas, assentos e coberturas;
  • Limpeza de móveis e telas;
  • Limpeza de janelas;
  • Lavagem de louças;

7- Envolva toda a família na rotina de limpeza e organização 

Se você divide a sua casa ou apartamento com outras pessoas, a limpeza e organização não deve ser responsabilidade de uma única pessoa. Envolva toda a família nas tarefas diárias e estabeleça hábitos entre vocês, crie lista de divisão do trabalho de acordo com a idade e habilidade de cada um. 

Isso não só evita que você fique sobrecarregado, mas também ensina a importância da colaboração com o coletivo e a manutenção das responsabilidades.

8- Estabeleça o dia da limpeza profunda 

De tempos em tempos será preciso limpar janelas, lavar cortinas, lavar a geladeira e fazer a limpeza de eletrodomésticos. Dedique um dia, pelo menos a cada quinze ou trinta dias, para uma faxina mais dedicada. Essa limpeza mais pesada vai ajudar a eliminar sujeiras que não são removidas na limpeza do dia a dia. 

A limpeza é uma recompensa em si mesma para muitas pessoas. A aparência e o aroma de um ambiente limpo geram uma sensação de realização, de satisfação e de orgulho.

Muitos consideram também essa tarefa uma boa forma de terapia ativa, uma grande oportunidade de deixar a mente livre para refletir sobre os problemas e encontrar formas de resolvê-los, outros aproveitam o momento para ter ideias criativas sobre um projeto, escutar um podcast ou as músicas favoritas. Ainda que você não goste do trabalho doméstico, os resultados do esforço e o retorno do tempo dedicado é recompensador!