Conheci um projeto de arte de rua muito legal em Londres: o Brandalism. São 25 artistas de 8 países diferentes que atuam”contra” as empresas publicitárias, aproveitando-se do seu espaço para divulgar arte. Explico: com a chegada dos jogos olímpicos por exemplo, Londres proibiu os artistas de novos grafites, até o fim dos jogos e ameaça prender quem desobedecer. Mas, as publicidades em outdoors continuam a solta pelo Reino Unido. O pessoal do coletivo, desafia as autoridades fazendo subvertising art: em menos de uma semana, passaram por 5 cidades inglesas e tomaram conta de 33 pontos, revezando-se na tarefa de colar cartazes por cima dos anúncios em cada placa. Os artistas subiam em escadas usando coletes e uniformes de funcionários das agências, despistando assim as autoridades locais. As publicidades e marcas são substituídas por ilustrações críticas ao capitalismo, contra a imagem perfeita de corpo e bem-estar, valores culturais, dívidas do governo, meio-ambiente e poluição visual. Dá uma olhada em alguns que bacana:
“We are tired of being shouted at by adverts on every street corner so we decided to get together with some friends from around the world and start to take them back, one billboard at a time.”