Uma viagem fascinante pela história da La Vie Est Belle, fragrância icônica da Lancôme, que se tornou um dos maiores sucessos da perfumaria contemporânea;
Existe um vasto universo de fragrâncias e aromas, tanto masculinos quanto femininos. No entanto, há alguns perfumes que podemos reconhecer facilmente por sua trajetória. Sem dúvida, um deles é o perfume La Vie Est Belle da Lancôme. O lançamento de 2012 é atemporal, evoca certa nostalgia, nos transportando para outras épocas.
Talvez seja por seu nome, que nos faz lembrar do famoso filme italiano dramático de 1997, escrito, dirigido e estrelado por Roberto Benigni, em que um pai cuida de seu filho em plena 2ª Guerra Mundial; talvez seja a mensagem que sua história transmite, a de que a beleza e a felicidade devem estar presentes em cada momento da vida.
Se a felicidade tivesse um cheiro, qual seria?
Essa foi a ousada proposta de Armand Petitjean, o visionário fundador da Lancôme, que começou em 1949. Armand sonhava em criar uma fragrância que conseguisse traduzir o indescritível aroma da felicidade, capturando esta essência e sentimento em um único frasco.
Anos depois, foi assim que nasceu o La Vie Est Belle, uma obra-prima olfativa que encanta e seduz as mulheres há mais de uma década. É como se cada borrifada fosse um convite em busca das pequenas coisas para ser feliz, de se conectar com o momento presente.
Seu frasco representa um sorriso feminino
Quando foi idealizado, lá em 1949, Armand Petitjean, com a ajuda de George Delhomme, diretor artístico da marca, buscou a expertise de um habilidoso artesão de cristais para a criação de uma embalagem que passasse a aura das mulheres. O artesão esculpiu o frasco seguindo a mesma simetria de um sorriso feminino, afirmando que nada poderia representa-las melhor.
O projeto foi retomado em 2012, quando a Lâncome resgatou a ideia do fundador para o lançamento. Intitulado como “O sorriso de cristal”, o frasco do perfume foi reinventado com base cristalina, que remete à luz interior de todas as mulheres, e asas no topo, que simbolizam a liberdade.
A filosofia do perfume
Para chegar ao aroma atemporal e inesquecível foi preciso muito trabalho: três anos de desenvolvimento e profunda pesquisa, mais de 5.500 testes para atingir o nível de perfeição, tornando-o um grande best-seller no mundo todo.
Da família olfativa dos perfumes florais, o La Vie Est Belle combina notas doces com toques frescos. Um floriental gourmand inspirado nas delícias culinárias, que tem a baunilha como uma das notas mais importantes de sua composição, ao lado de elementos como groselha preta, pêra, jasmim, flor de laranjeira, cassis, patchouli, fava tonka e praliné.
Metade dos 63 ingredientes que compõem a fragrância são naturais, o que intensifica a fixação do perfume na pele. Outra curiosidade é que, após vários estudos realizados pelos perfumistas descobriu-se que, a flor escolhida como principal nota da fragrância, a Íris Pallida de Florença, cultivada no sul da Itália, tem o poder de despertar a sensação de felicidade. Um sucesso!
Um ícone cultural
Ao longo desses anos, o perfume atingiu o marco de venda de um frasco em cinco segundos. No Brasil, desde 2020, a fragrância é uma das mais vendidas, fazendo com que a Lancôme chegasse a vender um frasco por minuto.
Além disso, tornou-se um símbolo do empoderamento, inspirando as mulheres a serem autênticas e confiantes. Transcendeu o mundo das fragrâncias para se tornar uma referência cultural, estrelando famosas campanhas publicitárias, passando por obras de arte e até momentos inesquecíveis, como casamentos, já que o perfume intui um mantra essencial: “a felicidade é para agora!”
Um compromisso com a responsabilidade social
A Lancôme também é a responsável por diversas iniciativas que buscam capacitar e criar um mundo mais justo e igualitário para as mulheres. Isso inclui apoio à educação, programas que incentivam o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico feminino, o combate à violência de gênero, além de to foco na sustentabilidade e proteção da biodiversidade.
A empresa se compromete com padrões éticos e sustentáveis em todas as etapas da produção, desde a seleção de ingredientes até o design das embalagens.
Realmente, a vida pode ser bela
Um clássico da perfumaria contemporânea, através de sua história, o La Vie Est Belle fala sobre beleza, positividade e paixão. É sobre viver intensamente e sem amarras, espalhando alegria por onde passa; é entender que a verdadeira felicidade está em ser livre e compartilhar isso com o mundo. É uma mensagem de realmente, a vida pode ser bela através dos pequenos momentos.