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Haribo: A incrível história das tradicionais balas de gelatina em formato de urso

Durante mais de um século, a icônica bala de gelatina em formato de urso tem cativado o paladar de gerações inteiras. Desde os mais pequenos até os adultos nostálgicos, a guloseima da Haribo transcende o simples ato de comer um doce; ela é um portal para memórias afetivas que se entrelaçam com a infância de muitos.

Porém, mesmo com um legado que ultrapassa os cem anos, as adoráveis gomas de gelatina guardam segredos e curiosidades que ainda surpreendem. Separamos aqui algumas delas. Pegue seus ursinhos e venha desbravar conosco algumas das histórias!

10 Curiosidades sobre as balas de gelatina que você não sabia

Haribo: o nome

Para acompanhar as curiosidades dos Ursinhos de Ouro com a pronúncia certa em mente, saiba que “Haribo” se fala “ráribu”. O nome é um acrônimo, formado pela combinação das iniciais do seu inventor Hans e Riegel, com a sílaba Bo, de Bonn, cidade alemã onde tudo começou. 

Uma sacola de açúcar, uma chaleira de cobre e um sonho

Em 1920, Hans começou produzindo pastilhas, mas logo aprendeu a criar balas de gelatina. No começo, feitas manualmente e com sabores de frutas, a produção diária era de 100kg. Hoje, a tecnologia avançada de fabricação garante capacidade de produção de mais de 160 milhões de Ursinhos de Ouro diariamente em todo o mundo. 

Invenção de milhões

Os Ursinhos de Ouro Haribo foram considerados como uma das maiores invenções criadas na Alemanha. Quando surgiram, transformaram o mercado doceiro e criaram uma nova categoria. O jornal Handelsblatt, líder de negócios alemão, colocou as balas de gelatina ao lado de criações como o carro e a Teoria da Relatividade. 

Pequeno gigante

O Ursinho de Ouro é o menor ursinho patenteado do mundo, tendo uma versão com 23mm x 10mm e apenas 2,3g. Tão pequeno e tão poderoso, faz a Haribo manter-se no posto de empresa líder em balas de gelatina no mundo. 

Ela é global, ela

Mais de 160 milhões de balas são produzidas diariamente e, com essa produção toda, anualmente as balinhas poderiam dar a volta ao mundo 10 vezes. É muita delícia de uma vez só.

Os Ursinhos de Ouro da Haribo estão disponíveis em seis cores e sabores diferentes: Abacaxi (branco), limão (amarelo), laranja (laranja), framboesa (vermelho escuro), morango (vermelho claro) e maçã (verde). Para os demais produtos da marca, podem haver adaptações, considerando as preferências regionais. 

O Brasil tá vendo

Apesar de muita gente achar que as balas são importadas, a Haribo tem uma fábrica no Brasil. Por muito tempo vieram do exterior, mas desde 2016 a produção nacional acontece em Bauru, no interior de São Paulo. A partir da fábrica brasileira, o país é abastecido com as gelatinas mais saborosas do planeta.

Que saudades da minha infância

Imagina crescer em meio a cores, sabores e formatos divertidos? Foi assim com  a família de Hans Riegel, que vivencia e atua até hoje na empresa global. Com uma gestão familiar, já é a terceira geração à frente do negócio. Por isso, até pelas embalagens é possível sentir aquela nostalgia e ao mesmo tempo acolhimento.

Hi Barbie!

Para além do querido formato de ursinho, as balas de gelatina Haribo também são apresentadas em outros formatos, texturas e sabores, seguindo as temáticas que são sucesso. Versáteis, elas ganham o coração – e o paladar – dos fãs dos personagens como Barbie™, nas versões Frutas Sortidas e Fantasy e Balla Sticks Uva, e Hot Wheels™, nas versões Frutas Sortidas, Race e Balla Sticks Melancia, por exemplo. 

Grandona, sem medo

Além de personagens queridos, a Haribo também caiu nas graças de marcas globais como Vans e Puma. Elas também fizeram collab com a Haribo, ampliando a linha de produtos em uma coleção limitada. E collabs regionais também fazem parte de sua história.

Prometeu tudo, entregou tudo

As balas à base de gelatina começaram como ursinhos, mas ganharam outros formatos e variação de sabores e texturas. Hoje podem ser caracterizadas por Balas de Gelatina, Sticks e Marshmallows. Todos os paladares são agraciados com opções doces, cítricas ou ácidas, além de texturas macias ou firmes, e com ou sem recheio. A diversidade de produtos chega a ter mais de 1000 variedades em todo o mundo!