RGB Tricolor Separation Photos – Adam Ferriss

Nós já imaginamos o que você pode estar pensando. Não, as imagens não estão em 3D e sim, foram feitas analogicamente. O artista americano Adam Ferriss, produz diversas fotos com efeito RGB Tricolor Separation, ou seja, separação de cores tricromática. De acordo com a teoria da percepção das cores do cientista alemão YOUNG-HELMHOLTZ, nossa visão se separa em 3 tipos de fotoreceptores, ou seja, o olho humano tem três tipos de receptores para enxergar as cores, cada um sensível a um tipo de luz. Eles respondem mais fortemente aos comprimentos de onda vermelho (R), verde (G) e azul-violeta (B). É daí que a sigla RGB vem sido usada para definir padrões de cores em softwares de imagens, legal, não?

Ferriss explica então como produziu as fotos: “A câmera com filme P&B é fixa, e capta os movimentos dos objetos em 3 diferentes tipos de exposição: uma com um filtro vermelho, uma com um filtro azul, e uma com um filtro verde. O artista diz: “É realmente o método mais antigo para criar fotografias a cores”, referindo-se às primeiras fotos coloridas produzidas por volta de 1860 com o mesmo método. “Reproduzindo o processo e introduzindo um elemento digital, como um algoritmo de ordenação de pixel, me pareceu uma maneira interessante de transformação de um procedimento antigo em algo inesperado”.

“Para mim, a separação de cores é uma maneira estendida de ver movimento e cor. Você vê cada canal em um momento diferente. Quando você fotografa cenas sem movimento, vê uma fotografia de aspecto normal. Quando há vento ou até quando a câmera mexe minimamente, os canais se separam. O desvio ou a falta dele é o que me interessa muito sobre esse processo.”

Via.

SHARE