Projeto Cloud Face: você sabia que computadores também enxergam rostos em nuvens?
Quem nunca brincou de encontrar rostos nas nuvens? Este tipo de percepção automática de visualizar faces humanas ao identificar dois olhos, boca e nariz em diversas superfícies também acontece com a visão do computador.
O projeto Cloud Face, do Shinseungback Kimyonghun, é uma coleção de fotos de nuvens onde foram identificados rostos humanos por um algoritmo de reconhecimento facial, como aqueles que nos marcam em fotos nas redes sociais ou que são usados para um melhor foco em câmeras digitais automáticas.
Muitas vezes os algoritmos de reconhecimento facial enxergam rostos onde não tem. Isso porque o nosso conhecimento e entendimento sobre os mecanismos de visão e concepção de face afetam também o que o computador determina, afinal os códigos são escritos por nós. Por isso, no projeto o artista coleciona o que ele chama de “erros computacionais” que, na verdade são nossos “erros” pois também enxergamos rostos nas maiorias das fotos. O que acaba por tornar a visão do computador muito mais humana.
Enfim, um trabalho que tenta refletir sobre a relação entre a visão humana e a visão do computador, mostrando como somos tão próximos em termos de percepção, mesmo que através de outros olhos.