Manuela Colombo é guia de turismo, advogada, blogueira e agitadora cultural. Co-fundadora do Conexão Cultural, entidade que promove acesso e conteúdo na área cultural, no Brasil e pelo mundo.
Como resgatar o interesse das pessoas por arte? Como reaproveitar e ocupar de forma criativa os espaços culturais e antigos monumentos? Como integrar arte tradicional com arte contemporânea?
Todas essas respostas se encontram na exposição do Carrières de Lumières, com a mostra ”Monet, Renoir…Chagall. Voyages en Méditerranée“. O evento aconteceu na cidade de Baux de Provence, França.
Para a reabertura do Carrières de Lumières, a organização Culturespaces organizou um projeto ambicioso e inovador, trazendo vida para o local e mostrando que, com criatividade, é possível reocupar espaços com novas concepções.
Nesta exposição, os espectadores ficam totalmente imersos nas imagens de obras conhecidas projetadas em todas as superfícies das rochas.
Foram 40 minutos de apresentação, durante a qual as pessoas podiam transitar entre as galerias sem perigo de não ver uma ou outra obra, porque a projeção eram simultânea nas diversas paredes, e os detalhes ganham um relevo interessante nas formas esculpidas pelos traços da exploração no calcáreo.
O espetáculo fez parte da série organizada durante o ano Marselha Capital Europeia da Cultura 2013 (fonte).