As mulheres nas HQs de Robert Crumb e de Milo Manara

Crumb nasceu em 1943 e Manara em 45, mas o que esses caras possuem em comum além das HQs marcantes no decorrer dos anos? Enquanto um é italiano e influenciou os quadrinhos na mídia popular e cult, o outro ficou conhecido como um dos fundadores do movimento underground americano. Só que e daí?

O que isso me interessa? Mulheres. Mulheres sempre nos interessam.

followthecolours-crumb-03

Os dois veneram as mulheres e as colocam em histórias inimagináveis – com tendências explícitas de bondage, sadomasoquismo, voyeurismo e o que mais você puder imaginar. São representantes oficiais do tempo em que revistas e livretos causavam furor adolescente e hormônios à flor da pele.

Manara costumava desenhar mulheres magrinhas e com tudo em cima, sempre com o toque do olhar angelical.

followthecolours-manara

Elas se metiam em ocasiões suspeitas, sobrenaturais, divertidas e incomuns. As mulheres de Manara alimentavam os fetiches juvenis masculinos e, por que não, femininos também. Representam o espelho da sexualidade, os corpos perfeitos, as caras e bocas mais charmosas, a inocência e a safadeza juntas na mesma personagem.

Já Crumb tinha traços sociopatas e caracterizava suas mulheres de maneira totalmente controversa às mulheres do Manara.

followthecolours-crumb-01

Ele era fascinado por aquele volume a mais. Desenhava mulheres gigantes, altas e fortes, com pés e mãos grandes, além de pernas e quadris largos. Retratava cenas de sua própria vida e a busca pelo maior traseiro já visto. Todas elas aceitavam os fetiches mais sombrios e mergulhavam no turbilhão underground da época.

followthecolours-milo-manara-2

A princípio, todas as mulheres representadas pelos dois tinham um lado totalmente submisso e se resignavam aos caprichos mais mundanos. É por isso que os dois desenhistas são considerados machistas de carteirinha.

A pequena independência que as mulheres desses dois ilustradores conquistava, logo era deixada de lado para a versão pornográfica mais ilusória: vamos estudar ciência (sexo na mesa); preciso de um encanador (sexo no banheiro); vamos fazer um safari (sexo na selva).

followthecolours-crumb-2

Em uma comparação esdrúxula, as mulheres do Milo Manara seriam mais parecidas com atrizes pornô como Faye Raegan ou Sasha Grey e as do Robert Crumb parecem com as mulheres das obras do Di Cavalcanti, como também a treinadora Beiste, papel da atriz Dot-Marie Jones na série Glee.

Bom, cada um tem seu gosto para mulheres… Qual o seu?

followthecolours-manara-01

SHARE