5 projetos legais para se inspirar com a World Design Capital 2014
Como muitos de vocês sabem, ano passado estivemos na Cidade do Cabo – África do Sul, para participar da campanha #LoveCapeTown. Visitamos a cidade, aprendemos com a sua diversidade, conversamos com muitos profissionais da área e conhecemos vários projetos que aconteceriam na cidade em 2014, por ser a Capital Mundial do Design.
O evento super importante tem como objetivo usar o design como ferramenta de transformação, com o tema “Live Design. Transform Life“.
O ano então promete. Cape Town apareceu em primeiro lugar na lista do New York Times como um dos 52 lugares para se conhecer em 2014, além de ser palco de várias atividades, exibições e iniciativas que já estão sendo colocadas em prática. É o design pensado em todas as suas formas.
No meio de tantas ideias bacanas, selecionamos 5 projetos interessantes para você conhecer, acompanhar e se inspirar:
1- Design Indaba: O evento anual tem grande destaque e faz 20 anos em 2014. É incrível porque reúne diversas atividades do tema, além de exibições de filmes, música, exposições, workshops e a famosa conferência com palestrantes internacionais de diversas disciplinas criativas (publicidade, branding, design de móveis, de produto e de arte, tecnologia). Sobem ao palco, nomes de grande peso como o brasileiro Marcello Serpa e o austríaco Stefan Sagmeister. Do dia 26 de fevereiro até 2 de março. Veja toda a programação aqui. Acompanhe pela hashtag #designindaba.
2- Transformar diversas moradias na township (favelas africanas criadas no aparthaid) em galerias de arte. Esse é o objetivo do The Maboneng Lalela Project. A ideia já modificou mais de 70 casas, exibiu mais de 50 artistas e incentivou os moradores de Gugulethu a investirem no assunto. O Maboneng começou quando Alexandra (Siphiwe Ngwenya), moradora local e artista, percebeu que estava faltando vida e cores em seu bairro. Ela começou a expor seu trabalho nas ruas e a conversar com as crianças sobre como aquilo era importante. Desde então, o projeto cresceu e atrai inúmeros visitantes do mundo todo.
3- Open Design Cape Town: Acontece em agosto na cidade e reúne criativos para pensar no design de uma forma educacional, informativa, inclusiva e colaborativa. Também haverá exposições, performances, seminários, demonstrações, lançamentos e vários estúdios abertos para o público. O objetivo é compartilhar o poder transformador do design e trocar informações que possam beneficiar o crescimento local e global das ideias, práticas e mercados. De 10-30 de agosto. Veja mais informações aqui.
4- 1000 Drawings – Doodle for a Difference é um projeto simples mas bacana, no qual as pessoas são convidadas para serem artistas por uma boa causa. Vale rabiscar, fotografar, colar, pintar com qualquer coisa no formato A5. Todas as artes criadas serão doadas e vendidas para arrecadar dinheiro para entidades locais. Os compradores poderão encontrar desde doodles, ilustrações, grafites, aquarela até pinturas a óleo, trabalhos experimentais e conceituais. Ao ajudar, ganha-se uma arte exclusiva, além de um grande sorriso no rosto.
5- Quando visitamos o Langa Quarter project ficou claro que os moradores precisam e esperam por uma mudança. E é exatamente isso que Tony Elvin quer fazer. O inglês que trabalhava junto com Jamie Oliver transformando marginalizados em chefes de cozinha, deixou tudo para trás para correr atrás desse sonho após visitar a África. Palestrante do TED, Tony hoje luta para transformar Langa em um centro turístico e cultural, além de trazer novas oportunidades e mais vida ao local. Tudo isso será possível com muitas cores, música e arte.
Veja todos os projetos da WDC2014, além dos nossos outros posts sobre Cape Town aqui.
“Esse post é resultado da campanha #LoveCapeTown, uma colaboração entre iambassador e Cape Town Tourism. Follow the Colours possui total controle editorial e opinião própria sobre o conteúdo publicado neste blog.”