O que você ensinaria ao seu computador? Conheça o Programaê

O que você ensinaria ao seu computador? Conheça o Programaê

follow-the-colours-programae-01

Uma nova forma de enxergar o mundo. Uma iniciativa da Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos, que tem como suas principais motivações contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes, é super interessante.

O projeto chamado de Programaê tem como objetivo transformar as pessoas através da educação e da tecnologia, ao aproximar a programação de sites e outros devices do cotidiano de jovens de todo o Brasil.

Para que isso ocorra, existem duas frentes: a mobilização, com a participação de gente muito inspiradora como você; e o ensino e aprendizado de programação de fato, em escolas, ONGs e clubes de programação.

follow-the-colours-programae-03

Com a frente de mobilização, a ideia é agregar cada vez mais gente para valorizar a programação como uma habilidade para mudar o mundo, não só na internet, mas para resolver problemas sociais e urbanos, empreender, realizar sonhos, ajudar na conquista de um emprego etc.

E para aprender a programar, o Programaê disponibiliza ferramentas online, gratuitas e totalmente traduzidas para o português, como Scratch, Codecademy e Khan Academy e também oferece formação para quem quer ensinar, facilitando pontes entre programadores experientes para apoiar monitores e professores.

follow-the-colours-programae-04

E se você se interessou pelo assunto, saiba que não é preciso qualquer experiência com o assunto. Basta boa vontade, energia e disposição. Hoje já são 250 jovens e crianças beneficiadas por meio da iniciativa.

follow-the-colours-programae-02

“Ir para a escola, assistir a uma aula, estudar e aprender. Na maioria das vezes, os sentimentos que esses verbos despertam não são os mais fáceis e divertidos. Geralmente, associamos os processos de aprendizado a memórias ruins e cansativas.

É que as formas de aprender nem sempre colocam o indivíduo na posição de sujeito, de autor. Nós acreditamos que programar nada mais é do que ensinar o computador a fazer o que quisermos que ele faça. É a máquina que aprende com o humano a realizar tarefas incríveis e não o contrário. Para isso, máquina e autor precisam apenas falar a mesma linguagem – a da programação. E você, o que ensinaria o seu computador a fazer?”

Veja algumas respostas de pessoas inspiradoras aqui. Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Programaê.

SHARE