Projeto traz Mulheres que inspiram e suas histórias de sonhos, carreiras e criações
O que te move? O que te inspira? O que te empolga? O que faz sentido pra você? Qual o seu propósito na vida? Será que cada um de nós tem um talento especial? Como descobrir o nosso dom? Como colocá-lo em prática? Como usar o nosso poder em prol de uma vida com mais sentido?
Mulheres encantadoras, talentosas e criativas contam seus sonhos, projetos, carreiras e criações para um projeto super bacana que acontece no Instagram: o Mulheres que Inspiram. A ideia de Priscilla Adduca tem como objetivo, buscar todas essas respostas, ao coletar histórias de mulheres corajosas que resolveram seguir seus sonhos, ouvir seus instintos e fazer o que amam.
Através de pequenas entrevistas em seu perfil, Priscila apresenta as diversas ideias e inspirações. Por falar em inspiração, conversamos com ela mesmo para saber um pouco mais sobre isso:
“Joana Lira é brasileira, pernambucana e artista gráfica – nesta ordem. Mudou-se para São Paulo em 1999, onde começou a trabalhar para editoras, empresas multinacionais e agências de publicidade. Dentre vários projetos, estão as ilustrações para o Ministério da Cultura, ONU e Grupo L’OCCITANE. Mas um dos desafios mais emocionantes de sua carreira surgiu em 2001, quando recebeu o convite pra tocar um projeto de cenografia.”
FTC: Queria que vc falasse um pouco sobre você, com as suas palavras e como chegou até a ideia do Mulheres que Inspiram. Qual sua profissão? Seus projetos hoje?
Nasci e cresci em Salvador. Sou formada em Direito mas nunca atuei na área. No meio do curso percebi que jamais seria feliz advogando ou prestando concurso. Sempre tive uma inquietação e curiosidade muito grandes e acho que essas características foram responsáveis por trilhar o meu caminho. Depois da faculdade, comecei a trabalhar com marketing mas, em 2007, resolvi desbravar o mundo e vim morar em São Paulo.
Já instalada e com olhos atentos a tudo, juntei minhas inspirações e referências em moda e lancei com uma amiga a Bikineria, uma marca de moda praia. Mas não foi muito fácil tocar uma confecção. Além dos impostos e custos altíssimos, sentia que os próprios fornecedores não davam muito apoio ou incentivo. Fui perdendo o brilho nos olhos e parei com a produção.
Foi quando recebi o convite pra escrever sobre moda e cuidar das redes sociais da empresa de uma amiga. Sempre gostei muito de escrever, pesquisar tendências, colecionar fotos inspiradoras e acabei me encontrando nessa área. Depois de alguns meses, essa oportunidade puxou outra e hoje trabalho com produção de conteúdo pra empresas. Preciso confessar que sempre tive uma certa aversão à rotina de trabalho e ao mundo corporativo e acabei criando um modelo de trabalho que se adaptasse à vida que queria levar.
Trabalhando com esse universo, me vi fascinada pela quantidade de conteúdo interessante e pela interação que as redes sociais proporcionam e comecei a ter vontade de desenvolver um projeto próprio. Quando parei pra pensar nos assuntos que mais me interessavam, percebi que talento, profissão e propósito de vida são temas que sempre mexeram muito comigo. Sempre tive muita dúvida com relação a qual profissão seguir: cresci querendo fazer Arquitetura, formei em Direito, hoje trabalho com produção de conteúdo e tenho certeza que ainda vem muita coisa pela frente!
Tenho muitas paixões e escolher apenas uma seria frustrante. Quero explorar todas as áreas! E é por esse motivo que sempre me pego fazendo as mesmas perguntas: O que me inspira? O que me motiva? O que me empolga? Qual o meu propósito nesse planeta? Será que cada um de nós veio ao mundo com um talento especial? Em busca dessas respostas, resolvi coletar histórias. Lancei o Mulheres no dia 15 de setembro e de lá pra cá conheci muita gente talentosa e mais de 30 entrevistas já foram publicadas.
“Naia Ceschin nasceu em São Paulo e se formou em design gráfico pela ESPM. Em 2011, ingressou no time de criação da Havaianas depois de participar de um concurso promovido pela marca. Mais tarde, em busca de novas técnicas, resolveu se aventurar pelo universo das artes com pinturas e colagens e hoje desenvolve trabalhos estampando produtos e superfícies. Mas não é só o seu talento com as cores que encanta.”
FTC: O que te move a querer levar para frente o Mulheres que Inspiram e o que você espera do projeto?
Conhecer tanta gente criativa tem sido a minha maior motivação. Descobrir histórias de transformação pessoal e mudança de vida, ouvir as experiências de gente que correu atrás dos seus sonhos, fugiu dos padrões, se encheu de coragem e fez acontecer. Isso é muito inspirador! Espero que as pessoas que estão insatisfeitas com seus empregos possam ver que é possível seguir seus sonhos e talentos e tomem coragem pra mudar de vida! Tem uma frase de Tony Gaskins que adoro e que faz todo sentido: “If you don’t build your dream someone will hire you to help build theirs“. Não é verdade?
Quanto ao futuro do projeto, as ideias são muitas, mas um canal no YouTube seria a primeira delas. Transformar as entrevistas em filmes inspiradores vai ser maravilhoso!
“Minha família sempre trabalhou com calçados. Do lado paterno, meu avô fabricava sapatos e o ofício passou pro meu pai. Do lado materno, minha mãe tinha uma boutique multimarcas de sapatos. Então cresci nesse meio, frequentando a fábrica do meu pai e a loja da minha mãe. – Gabriela Fonseca é formada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco e diz que começou a criar sapatos para desfiles de marcas pernambucanas aos 19 anos.”
FTC: Com o que você se inspira?
Nossa, tanta coisa! A natureza, um banho de mar, o amanhecer, um filme, uma música, o sorriso de uma criança, gente educada, conhecer lugares novos e viajar (muito!).
“A Kind é uma empresa de consultoria e experiências focada no universo feminino. Acreditamos em um mundo em que a beleza feminina está relacionada à essência, por isso realizamos projetos que aproximam mulheres de suas verdades e ajudamos marcas a transformarem suas relações com as mulheres. – Nathália Roberto trabalhou durante 8 anos no mercado de moda. Foi de trainee a gerente de produto, de empresa grande a startup. Passou por empresas como Renner, Alphorria, 284 e Olli e, em todo este tempo como executiva, sempre enxergou a mulher por trás da moda.”
FTC: Uma mulher que te inspira?
Sou apaixonada por Frida Kahlo, por sua história de vida, força e coragem. Mais recentemente, fiquei encantada com a história da paquistanesa Malala Yousafzai, uma jovem excepcional, capaz de lutar pelos direitos das mulheres num universo tão opressor como o mulçumano. Ela é realmente inspiradora.
“Ela nasceu em Friburgo, foi pro Rio fazer faculdade de moda, conheceu o Léo e resolveu se casar. Foi aí que descobriu sua paixão por flores, porque toda decoração e projeto floral do casamento foi feito por ela. Queria algo novo, descolado e que ao mesmo tempo fosse chique. No final, foi um sucesso! As fotos saíram em vários blogs e as pessoas amaram. – Ficou tudo perfeito, do jeito que imaginávamos e com uma cara nova. Me apaixonei de vez e vi que queria reservar uma parte do meu tempo pra isso”. E foi dessa paixão que nasceram o @studiolily e a ideia genial da Gabriela Hering da #popupkombi.”
FTC: Quem é a entrevistada mais especial no seu projeto e por quê?
Todas são! Pela atenção e carinho que tiveram com o Mulheres, pelo talento, pelas histórias. Tudo tem sido muito especial e enriquecedor.
“Minha mãe sempre inventava brincadeiras na cozinha. Fazia sorvete, nhoque, trufas de chocolate. Quando meus pais saíam, eu ficava inventando receitas para fazer miojo. Achei o máximo quando descobri que tomate picado, requeijão e queijo ralado faziam o melhor miojo do mundo! A minha avó sempre gostou de receber. Tinha as louças, toalhas e utensílios mais lindos que já vi. – Foi com essa memória de infância que Gisela Schimitt, formada em Comunicação Social, rapidamente percebeu que seu prazer em cozinhar seria maior do que a vontade de seguir a carreira de publicitária. Se mudou para Nova York, pediu emprego num bom restaurante apresentando sua experiência caseira e nunca mais saiu da cozinha.”
FTC: Qual a sua cor favorita?
Difícil escolher só uma, sou apaixonada por cores. Mas ficaria com o azul, cor do céu e do mar.
“Empreendedora desde 2006, Rafaela Cappai sempre sentiu a necessidade de que o seu negócio lhe permitisse viver um estilo de vida autêntico e livre. Graduada em jornalismo, com mba em marketing e um mestrado em empreendedorismo cultural e criativo, sempre desejou impactar e apoiar mais e mais artistas e criativos a viverem vidas cheias de significado e fazendo o que amam. Com um sorriso lindo estampado no rosto e uma energia vibrante, Rafaela criou a Espaçonave, onde comanda workshops, palestras, cursos, faz coaching e mentoring de empreendedores criativos, consultoria de pequenos negócios e carreiras criativas e produção de conhecimento e conteúdo digital sobre economia criativa e empreendedorismo criativo.”
FTC: 3 sites que definem um pouco de você.
Sou louca por fotografia, moda, design, decoração, arte e gastronomia e os sites que conseguem reunir todos esses temas são os que mais me encantam. Por isso, amo o Design Love Fest da Bri Emery; Sf Girl by Bay da Victoria Smith e Oh Joy da Joy Cho.
“Formei em Comunicação Social na ESPM. Depois de 6 meses, fui efetivada na área de marketing da empresa em que trabalhava. Mas não estava feliz e nem me via ali por muito mais tempo. Resolvi ir pra França pra ficar poucos meses, tipo 3, estudando francês e repensando a profissão. Lá, comecei a cogitar alguns estudos e acabei fazendo um curso curto sobre vinhos, para amadores mesmo, no Le Cordon Bleu. Gostei muito! Aí acabei me aproximando do assunto, lendo alguns livros e, coincidentemente, um curso extensivo foi aberto na mesma escola. Resolvi fazer e acabei prolongando minha estadia por um ano e meio. – De volta ao Brasil, Helena Mattar engatou como sommelière do Restaurante Vito durante 2 anos e atualmente presta consultorias.”
FTC: Uma frase que você carrega para a vida.
“Everything you can imagine is real”. Pablo Picasso
——–
Conheça a história de várias mulheres inspiradoras no @mulheresqueinspiram. Acompanhe também no Facebook: /mulheresqueinspiram.