Nascido em Atenas, na Grécia, Nikos Gyftakis estudou pintura, figurinos para teatros e música. Foram os dias no conservatório que lhe trouxeram inspiração para buscar sua veia artística.
Ele então resolveu investir nisso e criou inúmeras pinturas, cenários para filmes e espetáculos teatrais, fez curadoria de arte, ao mesmo tempo em que suas pinturas estavam sendo expostas em museus e galerias pelo mundo, como a Saatchi Gallery em Londres.
Em 2004-2005, Nikos criou uma de suas séries mais marcantes. “Self Portraits” e “Liquid Friends” – que trazem diversas obras psicodélicas que retratam o próprio artistas e alguns amigos, através de linhas vibrantes e curvas coloridas feitas com lápis de cor ou tinta a óleo, cheias de movimento circulares e fluxos contínuos.
Os rostos surrealistas se transformam através de padrões e texturas. Nikos contorce, puxa e empurra as imagens com os dedos. Cada peça é uma interpretação de como ele vê o mundo ao seu redor e vai além da superfície do rosto de cada pessoa.
Hoje morando na Suécia, o artista vem ensinando pintura e figurinos em cursos de Design e Moda em instituições públicas e privadas.