Kubuswoningen: conheça a famosa arquitetura das casas cubo de Rotterdam
A cidade de Rotterdam, na Holanda, possui diversas atrações. Várias delas ligadas a água, já que o local faz parte da história marítima do país. Lá, você pode ver a reconstrução de navios de guerras, visitar museus, passear pelo mercado municipal com suas delícias e sabores, conhecer a torre mais famosa, o zoológico, e além de tudo isso, observar a sua original arquitetura, já que as suas construções fogem totalmente dos padrões europeus.
E por falar nesse assunto, apresentamos um dos prédios mais icônicos e modernos da cidade – chamado Kubuswoningen, as casas cubo. 40 casas convencionais foram inclinadas em 45° para se tornarem as primeiras a terem esse formato na Holanda. O local, acabou se tornando uma atração turística popular, localizada no Oude Haven, no centro de Rotterdam onde a parte histórica e o porto se encontram.
Após a destruição do Oude Haven durante a 2ªGuerra Mundial, poucos edifícios sobreviveram (1940). Já nos anos 80, como resultado de uma mudança de governo, a reconstrução do local tornou-se prioridade para a prefeitura. Hans Mentink, o político encarregado, dizia estar cansado da arquitetura utilitária e acreditava que Rotterdam poderia ter um pouco mais de vida através de de suas construções.
O famoso arquiteto Piet Blom foi convidado para transformar a área e a pensar em todo o contexto urbano. Conhecido por desafiar as convenções, Blom não queria que o Kubuswoningen se assemelhasse a habitações típicas. As casas cubo serviram como um precedente para o desenvolvimento de uma arquitetura moderna e inovadora na cidade.
O design das Kubuswoningen de Piet Blom representa uma árvore e todas as casas juntas formam um bosque. O conceito de Blom era criar uma espécie de vila dentro do centro, um porto seguro onde tudo pudesse acontecer. Desde a conclusão das casas cubo em 1984, várias mudanças ocorreram. A renovação em 98 incluiu novos telhados de zinco, que foram montadas sobre as telhas originais para aumentar o isolamento, além dos espaços destinados para lojas ficarem impraticáveis devido ao tráfego de pedestres.
Desde então, o local têm sido perfeito para acolher pequenos escritórios. Um cubo residencial também foi aberto ao público para visitação de turistas e curiosos, recentemente dois cubos foram convertidos em uma escola de arquitetura, além de um outro cubo ser um albergue bem bacana, o hostel chamado Stayokay.
Em 2009, o projeto foi listado como o mais moderno de Rotterdam e suas formas inspiram diversas pessoas ao redor do mundo. Se for visitar a cidade, não deixe de passar por lá e contar para nós!
Via.