Banksy ataca novamente e cria arte polêmica sobre a Faixa de Gaza
Não é nenhuma novidade que o artista Banksy, conhecido por criar polêmicas e dizer verdades através de sua arte, tenha causado novamente. Banksy retornou à Palestina, inspirado por questões atuais populares, para criar uma série com 5 novas obras que falam sobre o conflito Israel-Palestina e a Faixa de Gaza.
A primeira, traz uma pessoa com a mão na cabeça, inspirada na estátua de “O Pensador” de Rodin. A segunda, um carrossel que tem por base uma torre de segurança e crianças brincando em sua volta. Depois, uma frase sobre a guerra, sobre os poderosos e o povo que não tem poder. Por fim, um gatinho vem para criticar a internet e mostrar a sua genialidade.
Em seu site, Banksy também publicou um vídeo de turismo satírico da ida ao país e “esclarece” algumas opiniões sobre o conflito. O filme de 2 minutos mostra Banksy entrando em um túnel subterrâneo cheio de latas de tinta spray e cenas da devastação causada por Israel e os militantes Hamas no último verão, que destruiu 18 mil casas.
A arte de Banksy vem para nos lembrar das duras notícias que a gente tenta esquecer todos os dias e mostra a verdadeira realidade que milhares de pessoas ali sofrem.
“Gaza é frequentemente descrita como ‘a maior prisão a céu aberto do mundo’ porque ninguém tem permissão para entrar ou sair. Mas isso me parece um pouco injusto ao comparar outras prisões – aqui, eles não têm energia elétrica e nem água potável, necessidades básicas que são aleatoriamente cortadas quase todos os dias.”
“Se lavarmos as nossas mãos para o conflito entre os poderosos e os que não têm poder, nós ficamos do lado dos poderosos – nós não ficamos neutros”.
“Um morador local veio até mim e disse: “- Por favor, o que significa isso?”. Eu expliquei que eu queria dar enfoque para a destruição de Gaza ao postar fotos no meu website, mas que as pessoas na internet só gostam de olhar para gatinhos.”
Via.