Koralle atualiza Pintkor, seu giz de cera com 24 cores de tons de pele

Koralle atualiza Pintkor, seu giz de cera com 24 cores de tons de pele

Um projeto brasileiro junto com uma empresa de materiais artísticos se destaca! A ideia surgiu quando professoras falavam sobre a questão de igualdade racial na escola, assunto que sempre foi levantado no curso da Uniafro (Programa de Ações Afirmativas para a População Negra), de Porto Alegre. Depois de vários debates sobre a diversidade etnicorracial no Brasil, as professoras arregaçaram a manga e foram em busca da criação de uma caixa de giz de cera que ajudasse a trabalhar o assunto em sala de aula.

O estojo chamado PintKor – A Cor da Minha Pele, criado em parceria com a marca Koralle, virou realidade e antes somente com 12 cores, hoje traz 24 cores de giz que variam do bege ao marrom-escuro. No início, intencionalmente, o branco, rosa e preto não foram colocados na coleção, para que as crianças encontrassem opções mais realistas ou que isso as fizessem misturar formando novos tons.

Com o passar do tempo, a coleção aumentou e a demanda também, aumentando a variedade de tons. O estojo integra o kit de material pedagógico distribuído aos participantes de um curso voltado para qualificação dos professores no Rio Grande do Sul, que prevê o ensino da cultura e história africanas nas escolas de rede pública, além de ser vendido online no site da Koralle.

Gladis Kaercher, a coordenadora da Uniafro disse sobre o Pintkor ao Jornal Extra: “Estamos tendo uma repercussão ótima. As crianças estão amando o material. É uma alegria. Sou professora da Universidade há 20 anos e sempre atuando na prática de ensino, notei que as crianças sempre procuravam aquele lápis rosa como “cor de pele”. Aí, durante a segunda edição, eu e um grupo de professoras pensamos que seria interessante criar um material para os professores levarem para sala de aula e trabalharem essa questão”. 

A Uniafro pretende ainda buscar uma parceria maior, para que o kit seja distribuído em todas as escolas públicas do país. Esperamos que essa iniciativa bacana se espalhe cada vez mais!

Giz de cera étnico koralle pintkor cor de pele desenhos

Imagens: Koralle e Lidiane Dutra.

SHARE