Acabou a faculdade e busca um estágio? Já está em uma agência de propaganda mas pretende expandir seus horizontes? Esse post é pra você!
Quem é da área de design, comunicação, fotografia e artes em geral, sabe a importância de se ter portfólio atualizado. Conseguir a tão sonhada vaga de emprego, conquistar um cliente ou apenas se divulgar como freelancer, começa com uma boa apresentação do seu trabalho. Mas nem todo mundo sabe por onde começar.
Pensando nisso, a Shutterstock conversou com Jennifer Pugh, para saber o que as empresas e os recrutadores procuram quando recebem um portfólio de design. Jennifer é headhunter da agência de talentos de Nova York The Hired Guns e lidera uma equipe que contrata profissionais para uma série de funções dentro da área, incluindo design visual e gráfico, UX, design interativo, e diretores de criação e arte.
Sua visão com certeza poderá ajudar a melhorar o seu portfólio, deixando suas peças prontas para uma entrevista de sucesso. São 4 dicas simples que todo candidato deve ter em mente:
Exemplo de Portfólio: Douglas Parker
1) Simplicidade
“Ninguém que está vendo um portfólio – pelo menos quem está contratando uma pessoa – tem tempo para ver todos os seus projetos minuciosamente. Seja organizado. As informações devem ser mostradas de forma clara. Se isso não acontece, eu logo paro de analisá-lo rapidamente. Vá direto ao ponto,” diz Pugh.
Jennifer conta que os criativos precisam de um portfólio bem estruturado, limpo, que mostre de forma eficiente as suas capacidades e apenas as melhores peças. “Verifique se está tudo bem claro, categorizado, de fácil acesso e livre de distrações desnecessárias. Eu ainda ocasionalmente topo com portfólios que tocam músicas automaticamente, e é horrível”, diz Jennifer. “Toda Vez. Não faça isso”.
Exemplo de portfólio: Rick Martin Design.
2) Versatilidade
“Eu acho que é mais eficaz quando os portfólios não mostram somente uma habilidade, mas sim, um pouco de tudo o que o designer é capaz”, diz Pugh. Lembre-se apenas de que a ideia de um portfólio online é deixar o entrevistador com curiosidade sobre o seu trabalho, portanto não exagere para mostrar toda a sua experiência. “Isso não significa que você deve colocar tudo o que você já fez na vida.”
Sua área pode ser design de interação, mas se você criou também um material legal para marketing ou ícones bacanas para um aplicativo, não se esqueça de incluir. Demonstrar o quanto você pode ser flexível e apto a aprender novas coisas, aumenta o seu valor.
Exemplo de portfólio:Dana Deskiewicz.
3) Relevância
Mantenha o foco no que é realmente relevante para a área que você quer desenvolver. Digamos que você é um designer UX, então inclua algumas amostras do seu trabalho visual e de design gráfico, mas resista à tentação de colocar muita coisa. Você pode, por exemplo, colocar a capa e a primeira página daquele folder que você criou – e não todas as 200 páginas.
A mesma dica é válida para quem vai mostrar links ou textos. Separe os 10 melhores que você já publicou. Para causar visualmente uma boa impressão, selecione uma imagem atraente sobre o projeto que você está mostrando na página. Isso dá uma prévia do que a pessoa pode esperar sobre o seu conteúdo. Capriche nessas escolhas!
Exemplo de Portfólio: Adam Chang.
4) Contexto
“Eu vejo um monte de gente que não inclui explicações sobre o que fez naquele projeto, ou quem são as pessoas responsáveis por cada peça”, diz Pugh. “E isso nunca é muito bom.” Em cada layout é importante que venha claramente descrito quais foram as suas contribuições.
Defina o seu papel, descreva qual problema a peça está resolvendo e como você contribuiu para a resolução. “A peça final muitas vezes é apenas a última parte da a história “, explica Pugh.“Ao dar um contexto e situar as pessoas sobre o que você desenvolveu, o coloca em uma ótima posição, e permite que vejam o quanto a sua criatividade e suas ideias foram válidas naquele projeto.”
Por fim, crie uma identidade visual única, uma forma original de se apresentar, mantendo um padrão sobre as cores, fontes e estilo. Recomenda-se também o uso de sites como o Behance, Cargo Collective e Squarespace, já que existem diversos templates e a customização é bem acessível e intuitivo para quem está começando. Boa sorte!
*Em parceria com o FTC, este conteúdo é um oferecimento da Shutterstock.
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Imagens: Workspace illustration by Laralova e Routine organization by Wanvinai Samsee.