Dê uma volta pelo Rio de Janeiro através das aquarelas de Durval Amorim
Aquarelas inspiradas no Rio de Janeiro: essa é a obsessão de Durval Amorim. Durval é formado em Publicidade e Propaganda, tem pós graduação em Design de Interfaces/Marketing Digital, e trabalha com desenvolvimento de interfaces há uns 10 anos.
No comecinho de 2013, começou a procurar uma atividade que não dependesse tanto do computador, queria algo mais manual. Foi aí que uma amiga do trabalho sugeriu tentar aquarelas. Ele descobriu o Chiaroscuro Atelier no Rio em Laranjeiras e assim deu início as aulas.
Há dois anos Durval cria desenhos que retratam a vida carioca. Entre eles, atrações turísticas como Copacabana Palace, os Arcos da Lapa, Parque Lage, e outros lugares nem tão conhecidos assim. Confira a entrevista que fizemos com Durval e saiba mais sobre suas inspirações:
FTC: Há quanto tempo cria as aquarelas e quais materiais utiliza?
Já estou fazendo as aquarelas há dois anos. Comecei devagarinho e fui pegando aos poucos. Aproveitei que logo no início das aulas eu fiz uma viagem a NY e trouxe meus materiais de pintura de lá. Além de mais barato, você tem muito mais opções de locais para comprar. Eu uso as tintas da marca Winsor & Newton, sou fã, é muito diferente pintar com um material de qualidade, o resultado é sempre melhor. Na aquarela além das tintas, o papel também é importantíssimo. Um bom papel faz toda a diferença. Eu comecei a usar o Arches no início desse ano e nunca mais quero pintar em outro, todos que fazem aula comigo sabem o quanto eu AMO esse papel.
FTC: Por que o Rio de Janeiro?
Eu sou de Volta Redonda, sul do estado, mas moro ano Rio há quase 20 anos. Sempre fui apaixonado pela cidade, mas acho que estamos vivendo um período meio difícil por aqui. Quando estive em NY, logo que comecei a fazer aquarelas, fiquei muito impressionado com a paisagem urbana de lá, adorei os prédios, a arquitetura, comprei vários livros e tirei muitas fotos, e decidi que ia retratar a cidade nas minhas aquarelas. Quando voltei pro Rio, comecei a vê-lo com outros olhos e me apaixonei de novo. Eu gosto muito do Rio de Janeiro cartão postal de belas paisagens, mas também gosto muito dos lugares não tão conhecidos. Vejo beleza o tempo todo nessa cidade.
FTC: Qual a influência das cores nos seus trabalhos?
A escolha da paleta de cores é o momento que eu mais curto no processo todo, é quando eu me sinto mais a vontade pra arriscar. Não tenho dúvidas de que as cores são o componente mais importante em meus trabalhos.
FTC: Está tocando algum projeto específico atualmente?
Estou focado na série “No Rio, de Bike”. A ideia inicial era fazer poucos desenhos mas fui recebendo um feedback positivo das pessoas e decidi continuar por mais um tempo. Estou adorando fazer. Acho que tenho muitos lugares ainda para explorar e num futuro próximo penso em fazer um “No Brasil, de Bike”.
FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte?
Essa pergunta é muito difícil. Eu acho que arte tem a ver com emoção, é quando você consegue através do seu trabalho tocar as outras pessoas, muitas vezes de uma forma que você não tinha imaginado. A minha arte eu defino como embrionária, acho que estou começando a descobrir um monte de possibilidades e estou adorando trilhar esse caminho, ainda tenho muito a aprender.
FTC: Com o que você se inspira?
Eu me inspiro com um monte de coisas. Adoro caminhar pela rua sem destino certo. Fico viajando nas pessoas, nos carros, nos prédios, acho que tudo daria uma linda aquarela. Gosto muito de ir a museus e exposições de arte e sou usuário compulsivo do Pinterest, encontro muita inspiração no trabalho de outras pessoas. Eu fico feliz quando vejo algo bacana que me inspira.
FTC: 5 coisas que não consegue viver sem.
Meu celular, chocolate, café, meus livros de arte e fotografia e meu material de pintura.
FTC: Qual dica daria para quem quer começar esse trabalho?
A minha dica é praticar. É assim que a gente aprende: praticando muito. Se hoje eu tenho um pouco de conhecimento em aquarela é porque lá atrás já quebrei muito a cabeça e já errei muito, e ainda erro. Errar faz parte do processo.
No Instagram: @durvalamorim. No Pinterest: @durvalamorim.