Cooltura

#ifollow – Jaya! Design

>

Quando a Carol me convidou para escrever um post, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi escrever sobre o projeto ZOO PARADE. A ideia me passou –confesso que rapidamente- pela cabeça não só por que estou mergulhada na organização da 2ª edição do evento, mas por que tenho um carinho enorme por ele, e acho que ele é bacana de tantas maneiras diferentes que vale a pena compartilhar com os leitores assíduos do Follow.

A ZOO PARADE nasceu de um banquinho de papelão. A Jaya! lançou esse banco (baixo, branco e com estampa de bichinhos para as crianças colorirem) em 2008. Em 2009 o MoMA (sim, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque!) comprou alguns deles para por a venda em sua maravilhosa loja. Dalí em diante o banquinho ganhou o mundo – quase que literalmente – e muitos fãs. Depois de 2 anos vendo as crianças brincarem, pintarem e transformarem o pequeno móvel em casinha, chapéu e metralhadora, a Jaya! ficou curiosa; como será que grandes artistas mexeriam nesse banquinho? Assim nasceu a ZOO PARADE, que nada mais é do que banquinhos de papelão transformados em obras de arte. E mais do que isso, depois de transformá-los em arte, eles os transformam em uma perspectiva de um futuro melhor para as crianças. Sim, depois de exibir os bancos – que ao passarem pelas mãos dos incríveis artistas não necessariamente acabam em forma de banco… ainda bem! – leiloam e revertem toda a verba para a Fundação Gol de Letra, do ex-jogador Raí e Leonardo.
Renato Watanabe – Atropelado
Calu Fontes – Azoolejo

Eric de Paula – Cadeira Alimentar
Marcelo Rosenbaum – Leão
Saue Ferlauto – SemTítulo
 Isabela Capeto – ZOO

Este é o 2º ano do projeto, e eles foram um pouco além. Enquanto a exposição e o leilão estão no forno, criaram uma ferramenta dentro do site onde você também pode customizar o seu próprio banquinho online. Depois é só mandar e todos serão publicados no Facebook e Twitter oficial do projeto, com crédito. Assim, todo mundo podem criar sua versão do banquinho, mesmo que a infância tenha ficado lá longe ou que a palavra ‘artista’ não faça exatamente parte do registro da carteira de trabalho. Vamos?

A dica de hoje é da Sabrina Arini, designer que por trás da Jaya! Design, que está no mercado com produtos bacanas e arrojados, inspirados na idéia de que o cotidiano deve ser sustentável, mas também inventivo. A marca está sempre inovando, colorindo e transformando produtos simples do dia-a-dia, através de um design diferenciado.