Sabemos que a Europa é deslumbrante, que New York é super moderna e que a Ásia tem praias fantásticas! Mas que tal valorizarmos o que temos pertinho daqui?
A América Latina também está cheia de destinos incríveis. Por isso, o Rent a Local Friend separou 10 lugares coloridos que vão te inspirar e alegrar qualquer viagem! Anote:
1. El Caminito, Buenos Aires, Argentina.
Começamos pela rua mais famosa dos hermanos! O Caminito fica localizado no bairro La Boca, uma das regiões mais pobres de Buenos Aires. Apesar disso, a alegria aqui é contagiante – desde as casas coloridas até o humor dos locais. Mas é bom ficar atento e sair antes do escurecer. Pegar um táxi também é uma boa dica. De resto, não se preocupe. Mesmo sendo cheio de turistas, não pode faltar na sua viagem.
2. Cartagena, Colômbia.
Aqui também não faltam casas coloridas! O amarelo é a principal e dá a cara da cidade. Cartagena é uma das cidades mais charmosas do continente e tem um clima super leve e descontraído. A arquitetura é muito preservada: parece que se viajou direto para os tempos coloniais. O bom aqui é se perder pelas ruas. Os museus também são uma ótima opção para o dia. De noite, os locais sentam em bares e observam o movimento. Se sobre tempo (e dinheiro) também vale a pena fazer um passeio para as ilhas do Caribe!
3. Chichicastenango, Guatemala.
Chichicastenango é uma pequena cidade indígena a quase 2 mil metros de altura na Guatemala e a 140 km da capital. Vale andar pelas ruas estreitas e sentir a atmosfera mágica do lugar. A sensação é de que se está isolado do resto do mundo – e isso é bom muitas vezes! Às terças e quintas as feiras de rua e seu colorido tomam conta da cidade com flores, comidas, plantas medicinais, incensos, velas e o que mais você consiga pensar.
4. Havana, Cuba.
Ir a Havana é ser transportado no tempo: das construções aos carros antigos. Mas não se engane, porque não há nada de triste nisso. Pelo contrário, o que não falta são cores para alegrar esta linda cidade que mais parece uma pintura. O bairro da Velha Havana é Patrimônio Mundial da UNESCO com mais de 900 monumentos! Para realmente entender a história da ilha é importante ter um gostinho de como se vive por lá.
5. Escadaria Selarón, Rio de Janeiro, Brasil.
A escadaria Selarón, na Lapa, é um símbolo da cidade. Ela foi desenhada pelo artista chileno Jorge Selarón, que morava logo ali e resolveu restaurá-la em 1990. O trabalho durou muitos anos, até que virou um cartão-postal. Selarón se tornou Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e a obra foi tombada.
6. Lagoas Verde e Colorada, Salar de Uyuni, Bolívia.
O Salar de Uyuni, na Bolívia, é uma deslumbrante imensidão branca, onde céu e terra se confundem. Para chegar lá, entretanto, o viajante é abençoado com cores de cair o queixo. Estamos falando das lagoas no caminho – tanto a verde quanto a vermelha. A travessia do salar, a quase 4 mil metros de altitude, é uma experiência incomparável. As paisagens são tão diferentes do que vemos no dia a dia que parecem miragens!
7. Casapueblo, Punta Ballena, Uruguai.
A Casapueblo era a casa de verão do artista uruguaio Carlos Vilaró. Depois da sua morte, se tornou um museu e hotel. A construção tem ares do arquiteto catalão Gaudí e também da ilha grega Santorini. Essa mistura peculiar se tornou o lugar perfeito para assistir o pôr do sol e sua chuva de tonalidades!
8. Valparaíso, Chile.
A cidade portuária de Valparaíso, no Chile, é marcada por diversos morros que acabam no mar: são 42 deles. Tem até elevador para subir de um lugar para o outro! As casinhas coloridas também ajudaram para que o local fosse eleito Patrimônio Cultural da Humanidade. Um dia aqui é o suficiente, mas não dá para perder!
9. Guanajuato, México.
Guanajuato é outro Patrimônio Cultural da Humanidade. Aqui outra coincidência com Valparaíso: sobram colinas e casas coloridas, talvez com tons até mais fortes. A cidade foi importante historicamente em função das minas de ouro e prata. Os prédios colonias e as lindas praças também são bons motivos para visitar essa cidade universitária.
10. Beco do Batman, São Paulo, Brasil.
Paredes brancas não dizem nada. Nas vielas do bairro Vila Madalena, em São Paulo, quem dá as cores é o beco do Batman, lugar de paredes tomadas pelo graffiti de artistas locais. Tela disputadíssima, os desenhos do Beco vêm se renovando desde os anos 80. Para os amantes de arte urbana, não tem como visitar São Paulo e não dar um passeio por lá.
Imagens: Shutterstock.
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.