A fúria de Mad Mari: conheça o estilo, detalhes e exageros da artista!
A ilustradora brasileira Mad Mari, ou se preferir – Mariana Andrade, usa muitas referências da cultura pop, do cartoon, das HQs dos anos 80 e de cores vibrantes para criar seu estilo próprio e um trabalho único e original.
Com 21 anos, a carioca conta que seu gosto por desenhar vem desde pequena. Ela sempre adorou o gênero terror, e com 7 anos, sua sensação favorita era tomar susto. Resultado: cresceu apaixonada por filmes, livros e séries aterrorizantes.
Fã de Warhol de carteirinha, fascinada pelas punkzines dos anos 70 e pelo movimento expressionista alemão, Mari conta que os cartazes grotescos e mal pintados, aos olhos dela, sempre foram sensacionais. Seus personagens tem tudo a ver com essa vibe, como ela mesma nos conta nessa entrevista para o FTC. Confira suas incríveis ilustrações:
“É isso que define minha arte: o escândalo, o susto, a rebeldia. Misturo um pouco os quadrinhos dos anos 80, as punkzines e as serigrafias de Warhol e pronto: você tem um estilo “Mad Mari”.
“Sempre desenho mulheres com closes exagerados em seus lábios e olhos, o sexual, o prazeroso; o contraste do rosa choque com o amarelo é uma marca do meu trabalho, porque é a mistura de cores mais chocante que tem, machuca os olhos, chama atenção.”
“Nas primeiras ilustrações eu contrastava tanto que as pessoas comentavam as cores antes mesmo de comentarem o desenho. Com o tempo, fui diminuindo o rosa com amarelo, e cheguei num tom mais ‘agradável aos olhos’ como dizem meus amigos.”
FTC: O seu estilo é muito único. Como você definiu o formato de ilustras “cartoon”, baseada na cultura pop, livros e filmes?
Meu estilo “cartoon-quadrinho” é claramente inspirado nos HQs (sou fã de Batman de carteirinha!). Pra mim, a arte é isso: é o exagerado, o exacerbado, a loucura.
FTC: Com o que você se inspira?
Além das inspirações já citadas, costumo ouvir muito Iggy Pop e punk dos anos 70.
FTC: Quais materiais utiliza para desenhar?
Desenho com qualquer coisa! No papel, no guardanapo, nas paredes do quarto (coitada da minha mãe…). Atualmente trabalho com uma tablet de desenho, serigrafia e quadros.
FTC: Cite uma frase quem tem tudo a ver com a arte de Mad Mari;
Monet que me perdoe, mas a arte pra mim não é uma paisagem monótona. Arte é o absurdo.
Atualmente Mari é freelancer, mas tem parceria com a Lolja, com suas estampas em pôsteres e camisetas, além da Pega Essa, onde você encontra trabalhos do seu lado mais “brando”.
No Tumblr: /themadmari. No Twitter: @themadmari. No Facebook:/themadmari. Instagram: @theMADMARI.