Como uma tontura sedutora, vem o desejo de descobrir o que está por trás dos rostos duplicados e tantos olhos que se movem, mesmo estando estáticos.
As protagonistas retratadas na arte de Alex Garant tentam escapar de si mesmas, em versões divergentes de individualidades, como um exorcismo da própria alma.
Em sua nova série chamada Wakefulness, as pinturas a óleo passeiam por linhas vibrantes e desorientadoras, enquanto criam um tipo de agitação desconfortável, como um efeito de vertigem ao olhar fixamente para cada retrato.
Across the Universe
Alex usa duplicações de elementos e simetrias junto a sobreposições, propondo uma investigação através de cada imagem.
Apesar de cada pintura ter como modelo outra pessoa, cada peça representa, na verdade, um auto retrato: “Algumas das cores e padrões expressivos eu escolho justamente para representar uma emoção específica da minha vida”, diz Garant para a CBC.
Lost In Translation
The Longest Winter
Neptune On My Mind
A decisão de se dedicar inteiramente à arte veio após um ataque de coração fulminante, em 2012, quando tinha apenas 30 anos. A parada cardíaca, resultado de um vírus aleatório, deixou Alex entre a vida e a morte, deitada na cama por seis semanas.
Percebendo que seu coração poderia parar de pulsar a qualquer momento, Alex compreendeu o valor e a fragilidade de sua existência, refletindo sobre o que faria quando saísse do hospital. Garant diz que muitas vezes é necessário levar um tapa na cara da vida para acordar e não deixar para depois o que realmente se quer fazer.
Make Believe
Bonbon
Three Flavors Of Wrath
O resultado final é bem interessante! Acompanhe Alex Garant pelo Instagram ou pelo site da artista.
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr + FlipBoard e assine nossa newsletter para updates.