Das ruas para as paredes da sua casa. Conheça a galeria online Arte ViraLata!

Das ruas para as paredes da sua casa. Conheça a galeria online Arte ViraLata!

arte viralata Acid Life

Você passa pelas ruas e fica encantado com os inúmeros murais e grafites enormes que enchem os olhos. Sim, a arte urbana ganha cada vez mais força no Brasil. Já são inúmeros os artistas brasileiros que tem destaque no cenário mundial e realmente dá vontade delevar um pouco dessa arte para dentro de casa. Mas e se você pudesse fazer isso? Foi pensando justamente nessa ideia que surgiu a Arte Viralata, uma galeria online focada na exposição e venda de prints, telas originais e outros produtos de Street Art brasileiros.

Os idealizadores do projeto, o casal William Monteath e Renata Lehmann, contam que sempre foram fãs do gênero. Para eles, “a arte de rua mimetiza-se ao caos urbano e faz parte de sua poesia, ignorando padrões, status sociais e pré-julgamentos”. Juntos, eles acreditam que a arte não deve se restringir aos cubículos das galerias de arte nem aos círculos da elite.

A loja tem como objetivo, trazer as cores das ruas para as paredes da sua casa, decorando-as de uma maneira única. São desenhos originais e exclusivos que além de ajudar a alavancar a carreira de talentosos e promissores nomes brasileiros, trazem vida ao seu ambiente favorito.

Conversamos com eles para saber um pouco mais sobre suas inspirações:

arte viralata

FTC: Como surgiu o Arte Viralata?

Impossível falar do nascimento do projeto sem mencionar a nossa mudança de postura em relação a vida e ao trabalho. Nascidos e criados no Rio, sempre fomos, mesmo antes de sermos casados, os típicos funcionários prodígios, trabalhadores incansáveis, de empresas excelentes e de dar inveja. Somos dois filhos únicos que foram carinhosamente programados para serem alguém na vida, cada um em seu campo.

Em 2012 fomos morar em Santiago, no Chile, e após quase 3 anos, quando retornamos ao Rio de Janeiro – e após quase um ano de readaptação – vimos que estávamos esgotados. Vivíamos para trabalhar, sempre entregando mais horas do que deveríamos, mais energia do que de fato tínhamos, esperando pelo fim de semana e pelas curtas férias para erguer a cabeça na superfície, dar aquela respirada intensa, para logo se preparar novamente para o longo mergulho na rotina sufocante que viria pela frente.

frida arte viralata

Durante este período aprendemos muito, mas estávamos realmente desanimados. Faltava energia e tempo para fazer coisas que realmente gostávamos, coisas nossas e para nós. E todos os planos de mudança nesse panorama ficavam no campo das ideias. Graças a insistência do Will e a um pouquinho de planejamento financeiro, conseguimos sair da zona de conforto e demos a todos o furo de reportagem de que iríamos nos mudar novamente. Desta vez para Floripa. Precisávamos de um pouco de magia para recomeçar. O tempo livre e a natureza da ilha deram espaço para ideias e para a criatividade, que acabou culminando entre outras coisas, inclusive na concepção do Arte Viralata.

Sempre fomos admiradores de street art, nossas paredes sempre foram decoradas com quadros de artistas urbanos – embora sempre tenha sido um pouco difícil conseguir obras nesse estilo. Foi aí que a ficha caiu, e pensamos: por que não tornar esse link mais fácil? Por que não ajudar a levar essa arte para dentro da casa de outras pessoas que não sabem como adquiri-las, de uma maneira descomplicada e mais acessível?

arte viralata

FTC: Por que usar o vira-lata como símbolo do projeto?

Muitas pessoas nos fazem essa pergunta, muitas vezes já embutindo na questão algo como “mas e esse nome? Não é depreciativo?” A gente dá risada, porque os artistas adoram e quem conhece a galeria também. A arte de rua não é elitista, não é considerada nobre, não está confinada aos cubículos das galerias e museus. Ela é livre, solta, irrompe, interfere, faz parte da poesia e do caos das ruas. Ela contempla vários estilos, não se atendo a uma corrente específica.

Os artistas misturam técnicas, estéticas, vão desde o famoso spray, até o nanquim, stencil, sticker bomb, marcadores, tinta acrílica. Muitas vezes começam um projeto de maneira analógica e terminam em ambiente digital.

É uma arte vira-lata no melhor dos sentidos. Não tem pedigree, é das ruas, é fruto de uma mistura deliciosa de técnicas, estilos e influências. E ela late, né? Protesta quando necessário, sem pedir licença.

arte viralata

FTC: Como vocês definem os artistas que fazem parte do projeto?

São seres humanos extremamente talentosos, que tentam impactar de maneira positiva o ambiente onde estão inseridos e expressar de alguma forma seus sentimentos, angústias, descontentamentos, alegrias, sua espiritualidade e suas filosofias de vida. Além disso, são pessoas politizadas, bem informadas, culturalmente ricas e com o espírito livre. Eles são geniais e é um prazer poder servir como um canal para tornar essa genialidade acessível e visível ao público.

arte viralata

FTC: Com o que vocês se inspiram?

Pegamos carona na inspiração dos artistas e mesclamos um pouco da nossa magia. Sempre que selecionamos alguém para participar da galeria, fazemos essa mesma pergunta: Como você se inspira? E as respostas são fantásticas e muitas vezes emocionantes. Cada artista com seu estilo e sempre inserindo vida e personalidade nos temas. Logo, nossa inspiração é uma mistura de tudo isso com nosso toque vira-lata de ser.

arte viralata

FTC: Como funciona a compra das telas originais?

Junto aos artistas, selecionamos as telas que vão entrar na galeria, fotografamos e voilá. Subimos no site um trabalho original e único, dando a chance para os nossos clientes adquirirem algo exclusivo e de artistas extremamente talentosos. Acreditamos num movimento crescente do street art, então a pessoa que compra, além de estar ajudando um artista em ascensão, tem a chance de ter sua obra valorizada no futuro. Entregamos em todo o Brasil com muito capricho para que o quadro chegue sempre 100%.

Quanto vale hoje uma tela dos Gêmeos de SP ou do Toz do Rio de Janeiro? Quanto vale uma tela do britânico Banksy? Acreditamos muito no potencial dos nossos artistas, por consequência acreditamos na valorização de suas obras de arte no futuro.

arte viralata

FTC: Onde querem chegar com a ideia?

Queremos primeiro chegar nas casas de pessoas que sempre gostaram ou que tem alguma curiosidade com a arte urbana. Chegar nessas paredes brasileiras é nosso maior objetivo, junto com a alavancagem da carreira dos artistas que fazem parte do Arte Viralata. É muita gente, muita casa, logo muita parede. Queremos colorir tudo! Acho que expandir para fora do Brasil seria um próximo passo.

arte viralata

FTC: Estão tocando algum projeto especial ou específico atualmente?

Eu (Will) também tenho um projeto com uma empresa de tecnologia e faço cerveja artesanal, que por enquanto é hobby, mas espero que algum dia vire negócio. A Rê além de trabalhar no Arte, me ajuda com as cervejas, e está desenhando um projeto relacionado com cães e gatos.

arte viralata

FTC: Uma frase que é a cara da Arte Viralata!

“Das ruas para a sua parede” – nosso slogan e “adote um viralata”. Se bem que slogan e frase é algo muito antigo, né? Que tal #dasruasparasuaparede e #adoteumviralata?

arte viralata logo

No Facebook:/arteviralataoficial. No Instagram: @arteviralata.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram +Tumblr + FlipBoard e assine nossa newsletter para updates.

SHARE