10 mitos e 10 verdades sobre viagens que vão te inspirar a querer fazer as malas agora!

10 mitos e 10 verdades sobre viagens que vão te inspirar a querer fazer as malas agora!

follow-the-colours-mitos-verdades-viagens-shutterstock_247816603

Viajar é uma questão de atitude e não de sorte. Ter pouco dinheiro não te impede de fazer uma longa viagem ou sair de sua zona de conforto e conhecer o mundo. Muitas histórias são contadas, muitos mitos criados, verdades ocultadas, expectativas desenhadas e viajar de maneira independente vira uma coisa um pouco confusa e aparentemente complicada. O mais difícil é romper com velhos paradigmas e certos apegos.

Atualmente, temos também muito mais opções do que qualquer outra geração, o mundo nunca foi tão conectado e viajar nunca foi tão barato. Temos ainda menos motivos para inventar desculpas para não fazer o que realmente queremos. Vamos tentar desmistificar alguns destes mitos e mostrar algumas duras e doces verdades do mundo das viagens! E assim quem sabe te ajudar a começar a sua nova jornada! Inspire-se:

follow-the-colours-mitos-verdades-viagens-buranno-italia-shutterstock_136711289

Burano, uma cidadezinha super colorida ao lado de Veneza, na Itália

10 MITOS SOBRE VIAGENS

1. Viajar é caro

Viajar não precisa ser caro. Hoje temos várias maneiras de gastar pouco e viajar por mais tempo. Fique em acomodações mais baratas, use Couchsurfing, trabalhe em hostels com o Worldpackers, não coma sempre em restaurantes e seja flexível com destinos e seu estilo de viagem!

2. Viajar é perigoso

Sair de casa é tão perigoso quanto sair pelo mundo. Ao contrário da crença popular, viajantes não são alvos de violência ou assaltos constantes. Na verdade, às vezes nos sentimos mais seguros e bem acolhidos na viagem do que andando nas ruas de São Paulo ou Rio de Janeiro.

3. Preciso saber inglês para viajar o mundo

Mais um argumento que é usado para não encarar o mundo de frente. Inglês avançado ajuda, mas não é essencial. Aprenda algumas palavras-chave de inglês e do idioma do país que irá visitar, isso já te ajudará muito. Siga estas 8 maneiras e idioma não será mais um grande problema! Se ainda assim estiver inseguro, comece pela América do Sul e aproveite a viagem para praticar o seu portunhol.

4. Vou me sentir solitário se eu viajar sozinho

Estar sozinho não é igual a ser solitário. Sendo um mochileiro, estar sozinho é uma escolha. Você irá conhecer muita gente e a opção de ficar só ou cercado de viajantes é sua. Viajar sozinho também te ensinará a aproveitar a sua própria companhia e você será seu grande amigo!

follow-the-colours-mitos-verdades-viagens-shutterstock_253828555

5. Mulheres não deveriam viajar sozinhas

Mulheres devem tomar um pouco mais de cuidado, mas ter medo de viajar sozinha por aparentemente ser mais perigoso é um grande erro! A verdade é que se você viajar de maneira responsável e ficar atento à sua volta, o mundo será tão ou mais seguro que sua cidade.

6. Ficarei sem contato em muitos lugares do mundo

O mundo nunca esteve tão conectado e nunca foi tão fácil se comunicar. Telefones, Wi-Fi e 3G são comuns nos cantos mais isolados do planeta. Dificilmente você não irá conseguir falar com familiares e amigos!

7. Mochileiros são sujos

A imagem do mochileiro pobre e sujo ainda está presa na mente de muita gente. Você não precisa ser assim. Produtos de higiene pessoal são normais e baratos em todos os lugares e não vai faltar lugar para você tomar banho (mas às vezes água quente é um luxo). Na verdade, mochileiros são apaixonantes e o estilo está virando moda em muitos lugares do mundo!

8. Falar com estranhos é perigoso

Tire isso da cabeça! Esse conselho pode ter sido útil quando você tinha 10 anos de idade, mas falar com estranhos é uma das atividades mais interessantes da vida na estrada. Conheça outros viajantes e converse com moradores locais para aprender mais sobre o lugar que está conhecendo.

9. O mundo está menos autêntico

Autenticidade é um jargão quando falamos de viagem, mas não é porque o mundo está mais moderno e globalizado que é menos autêntico. A autenticidade ainda está em todos os cantos. Não se surpreenda se, num pequeno vilarejo da Tailândia, você estiver usando Wi-Fi, vendo monges budistas com câmeras digitais e crianças ouvindo as músicas norte-americanas.

10. Preciso de muita coisa para viajar

Engana-se quem pensa que para viajar você precisará da melhor mochila, de roupas com materiais especiais ou outras dezenas de gadgets. Viajar com uma mochila te ensinará a ser menos apegado e possuir menos coisas. Não serão necessários grandes investimentos para iniciar sua viagem!

follow-the-colours-mitos-verdades-viagens-shutterstock_334335584

Skaftafell Glacier, fica no Vatnajokull National park, na Islândia 

2. As pessoas são geralmente boas e muito hospitaleiras

Ao mesmo tempo em que o mundo não é tão perigoso assim, você vai ver que a maioria das pessoas, mesmo levando suas vidas de maneiras diferentes (religião, nacionalidade ou raça), tem como objetivo ser o melhor que podem para suas famílias e estão apenas tentando levar uma vida decente.

3. Inglês está se tornando a língua universal

Com inglês, você provavelmente vai se virar em qualquer parte do planeta. Independentemente se você está no Vietnã, Marrocos ou Alemanha, com o básico do idioma você conseguirá ir a restaurantes, pegar táxis e comprar passagens. Inglês também é o idioma mais utilizado por viajantes, então você vai acabar praticando e aprendendo durante sua viagem!

4. O mundo é muito mais interessante que você imagina

O mundo é muito mais que Estados Unidos e Europa. Ásia, África e Oriente Médio são tão interessantes e culturalmente ricos que você poderia passar anos viajando nessas regiões sem colocar o pé em destinos mais populares. “Viajar é descobrir que todos estão errados sobre outros países.” – Aldous Huxley.

5. Quem começa a viajar não consegue parar

Viajar é viciante e não há dúvidas de que, assim que você colocar o pé pra fora de casa, suas prioridades não serão mais as mesmas. Viajar se tornará parte do seu estilo de vida e, de repente, você estará pensando mais em viagens e experiências do que em compras e na sua rotina diária!

follow-the-colours-mitos-verdades-viagens-shutterstock_250662565

6. Todos deveriam viajar com frequência

Pelo menos uma vez na vida, todos deveriam fazer uma viagem mais longa para outro país. O aprendizado é incrível e é apenas vendo com seus próprios olhos e vivendo experiências reais que você vai entender como o mundo funciona. A grama do vizinho não é tão verde assim e todos os países possuem seus prós e contras.

7. Viagem independente nem sempre será fácil

Nem sempre sua viagem será confortável. Viagem independente vai te levar a lugares que você não imaginou ir e a logística às vezes pode ser um pouco complicada. A verdade é que muito tempo em sua viagem será gasto dentro de ônibus ou esperando em rodoviárias e aeroportos. Tenha livros, mantenha seus gadgets carregados e desenvolva sua paciência.

8. Passaporte é nosso documento mais importante

Se sua viagem for para fora do Brasil, você criará uma conexão estreita com seu passaporte. Ele será seu amigo sempre. Além de abrir as portas do mundo, os carimbos e vistos depois contarão uma história. Ele é também o seu documento mais importante, não o perca!

9. Somos todos turistas, mas nem todo turista é um viajante

No fundo, somos todos turistas e somos todos estrangeiros. A grande diferença talvez seja que o viajante não sabe para onde vai e o turista não sabe onde esteve, isso porque o viajante tem a mente mais aberta e está sempre disposto a encarar o novo! Já o turista está mais preocupado com descanso, com fotos e com status.

10. A jornada — e não o destino — é o que importa

Um clichê, mas nem por isso menos verdadeiro. Aproveitar a jornada e não se preocupar tanto com o destino significa aceitar o momento e dar maior importância a ele. Os perrengues, as estradas, seus amigos, as paisagens, os destinos não planejados e a falta de plano fixo farão de sua viagem uma jornada épica!

follow-the-colours-mitos-verdades-viagens-shutterstock_231063133

Deserto de Thar, Jaisalmer, Rajasthan, na Índia

Não existem regras a serem seguidas e não existe certo ou errado quando se trata de roteiro de viagem. Todos os mitos serão desmistificados e todas as verdades poderão ser contestadas. Você pode ser estudante, trabalhador, viajante, mochileiro, turista ou simplesmente uma pessoa qualquer: o mundo sempre estará de braços abertos esperando por você.

follow-the-colours-mitos-verdades-viagens-shutterstock_351113855

Imagens: Shutterstock.

SHARE