3 atividades criativas e super coloridas para fazer em casa com as crianças
Eu sou formada em psicologia, sou escritora, ilustradora e dona da Cachecol Editora. Também sou autora do Porquesim! Desenhos em quadrinhos que espalham leveza e alegria por aí. Tenho nove livros publicados, dois prêmios de literatura e adoro fazer oficinas nas escolas. Moro em Taubaté em uma chácara e tenho dois filhos com seu marido Doca: Benjamin (5 anos) e Amora (2 anos).
Passo o dia procurando materiais inusitados para fazer trabalhos de arte com meus filhos, e hoje, trago neste meu 1º post para o FTC, 3 ideias de atividades criativas para fazer acontecer a brincadeira lúdica dentro de casa. Confira:
A criança contemporânea é, sem sombra de dúvidas, muito diferente da criança de décadas atrás. Estimulada pelas possibilidades do mundo digital, a criança de hoje é super informada, têm conhecimentos tecnológicos avançados, raciocínio rápido e um grande controle dos dedos. O acesso a mídia globalizada e o ao mundo digital vieram com tudo para transformar a infância em um processo veloz, rico e solitário, como pode ser a vida virtual.
Mas talvez, falte para elas a oportunidade de explorar a imensidão de possibilidades do mundo real. Ter o olhar voltado para a natureza e suas formas, cores, texturas e sua riqueza de combinações. Perceber os diferentes sons, as tonalidades e nuances, as vibrações que nos rodeiam e ainda como todas essas sensações e percepções nos afetam. Estar realmente com o outro, interagir, ouvir e dialogar.
A criança estimulada criativamente é mais aberta para a imaginação, para o pensamento abstrato, tem maior empatia, maior capacidade de colocar-se no lugar do outro, reconhece mais facilmente suas emoções e desenvolve maior capacidade de se comunicar.
A ideia é convida-la para explorar a brincadeira usando materiais simples e que fazem parte do cotidiano. Folhas de árvores, flores, papelão, giz de cera, tinta. Sentar com outras crianças ou familiares para recortar, colar, desenhar, inventar, descobrir e colorir! E a partir daí, uma infinidade de cores explodirão! Eis algumas ideias de como fazer isso acontecer:
1) Dica de Atividade: Casa-palco Mal Assombrada
Essa casa mal assobrada eu fiz com meus filhos e foi bem divertido. Ela não é só uma casa, é também um palco para que as crianças possam inventar e contar uma história. Ou várias histórias! Eu fiz o desenho no papelão e recortei (só porque eles são novinhos e ainda não manuseiam bem a tesoura. E o papelão é um pouco duro. Mas crianças mais velhas podem fazer tudo!). Depois eles pintaram! Lindamente! Por fazer bastante bagunça, é bom colocar algo embaixo para proteger o chão. Fizemos os dedoches com papéis coloridos.
É só medir o dedinho da criança com o papel mesmo e recortar na medida do dedo. Cada um inventou dois ou três personagens para a peça. Eu e o pai deles sentamos para dar muitos gritos e risadas com as histórias sem pé nem cabeça que contaram!
Materiais: uma caixa de papelão; lápis e borracha; tinta preta; papéis coloridos; tesoura e cola; algo para cobrir o chão;
2) Dica de Atividade: Pinturas com Bolhas de Sabão
Você sabia que dá para fazer lindas pinturas com bolhas de sabão? Elas não são exatamente como aquelas que você compra pronta, mas é fácil de fazer e a arte fica linda! É um momento relaxante, de brincadeira e que dá em uma bela obra. Eu fiz aqui em casa com as crianças e a arte acabou virando o convite de aniversário da minha filha!
Materiais: meio copo de água morna; gotas de detergente; tinta guache; copinhos de plástico; canudinho; cartolina branca; algo para cobrir o chão.
Primeiro você mistura a água e o detergente. Em potinhos de plástico você pode colocar as diferentes cores de tinta e depois adicionar a mistura de água e sabão que preparou. Ou você pode comprar o portinho pronto de bolhas de sabão e adicioná-lo aos potinhos de tinta. Cubra o chão ou a mesa com uma toalha plástica ou papelão e pregue a cartolina com fita crepe. Aqui em casa, eu tenho um piso lavável, por isso às vezes não cubro o chão.
Distribua os canudinhos para as crianças mais velhas (as pequenas podem engolir o conteúdo por isso não é recomendado usar o canudo). Agora é só assoprar as bolhas coloridas. As crianças pequenas podem estourá-las com os dedos! Peça para que elas soprem em diferentes lugares do papel!
3) Dica de Atividade: Caixa Monstro
A caixa monstro foi algo surpreendente para as crianças. Isso porque ela é do tamanho delas e faz com que se sintam verdadeiros monstros. Para nós: fofos. Para eles: terríveis e assustadores. Fiz duas caixas que acabaram virando atração em uma festinha que demos em casa.
Materiais: caixas grandes de papelão; lápis preto e borracha; caneta esferográfica; estilete; tintas guache; pincéis grandes; algo para forrar o chão;
Escolha um desenho de monstro legal em algum livro ou na internet. Desenhe ele com um lápis preto na caixa. O bacana é escolher algum com uma boca bem grande, onde será o espaço para a cabeça da crianças. Recorte a boca com o estilete. Peça para a criança colorir o monstro com a tinta e desenhar os olhos e pintas com a canetinha. E está pronto! Se quiser ir mais além na brincadeira, grave sons estranhos e deixe tocando enquanto a criançada se diverte na caixa monstro.
Foto topo: Kelley Bozarth, Unsplash.