Nascida em 1977, na Lituânia, Severija Inčirauskaitė-Kriaunevičienė destaca-se por sua arte em ponto-cruz. Recentemente, em “Kill for Peace”, a artista deu um novo significado a antigos capacetes de soldados, onde toda a rigidez de aparatos de guerra é transformada em arte, através de singelos bordados florais.
Em sua mais recente mostra, na feira de arte contemporânea Art Vilnius 2016, Severija expôs capacetes de exércitos de vários países, com rosas, violetas e espinhos bordados, e foi premiada pela destreza de seu trabalho.
Aclamada no setor têxtil, já havia aplicado a mesma técnica a portas de carros, panelas, frigideiras e pás. Severija é uma das artistas lituanas mais expressivas da atualidade, e, além de criar, leciona em seu país e exibe seus trabalhos ao redor do mundo.
Severija acredita que o papel do artista é como um agente perturbador na sociedade, que se esforça para mostrar novas ideias e obras. Por esta razão, ela usa os bordados para cobrir tudo – pontes, ruas, casas – e até capacetes.
Via.