Bonecos de madeira personalizados que resgatam inspirações tradicionais, mas são totalmente modernos. A ideia é de Andi, artista de Londrina, que criou a Major Tom, marca handmade que dá vida para personagens pop, enfeita bolos e casamentos, decora estantes, representa pessoas e famílias e é uma ótima opção de presente.
Andi tem 27 anos e é formada em Arquitetura. Ela conta que o gosto pelo desenho e pelas tintas a acompanha desde que se conhece por gente. Durante sua vida toda teve alguns pequenos projetos relacionados a ilustração. Já a história dos bonequinhos veio com a ida de seus cunhados e sobrinhos para a Austrália.
Na busca de um presente feito à mão e com um significado especial, ela e o noivo resolveram representar a parte da família que ficaria no Brasil, para que as crianças pudessem levar eles, mesmo que simbolicamente, para o outro lado do mundo.
Os dois então fizeram seus personagens em madeira, todos adoraram e acabaram sobrando algumas peças. Andi as usou para criar novos projetos. Ela então deu os bonecos personalizados de presente para alguns amigos, pegou gosto pela coisa e assim não parou mais. Nascia a Major Tom – Bonecos de Madeira.
Hoje, Andi envia suas criações para todo o Brasil. Seus personagens são super detalhados e incrivelmente bem feitos. Andi já pintou os Beatles, Frida, Amélie Poulain, criou inúmeros topos de bolos para casamentos (noivos), representou diversos tipos de famílias, fez uma série de santinhos, além de receber inúmeras encomendas personalizadas com histórias.
Confira a entrevista exclusiva que fizemos com a criadora da marca:
FTC: Andi, como funcionam as encomendas? Elas são todas personalizadas ou há alguns modelos prontos para comprar?
As encomendas são em grande parte personalizadas (famílias, noivinhos) mas nós também temos uma linha de personagens (as mais famosas são a Frida Kahlo, Amélie Poulain e Audrey Hepburn) e também uma linha de Santos.
O bacana é que grande parte dos personagens e Santos foram os nossos clientes que pediram, eles acabaram tendo uma boa aceitação e nós resolvemos replicá-los.
FTC: Quais os bonecos que tem mais saída?
As famílias. Acho que as pessoas curtem essa ideia de se verem representadas, com as roupinhas e tudo mais, fora que é uma maneira legal de eternizar as pessoas que amamos. Alguns personagens também saem bastante, a Frida é nossa campeã de vendas!
FTC: Qual a influência das cores nos seus trabalhos?
Total! Eu sou uma pessoa extremamente ligada as cores, na minha casa, nas minhas roupas. Tudo é BEM colorido! E eu tento sempre imprimir isso no meu trabalho, apesar de grande parte dos bonecos serem personalizados e as pessoas escolherem quais cores devo usar, se eu tenho uma brecha ponho uma corzinha!
Cor pra mim é sinônimo de alegria e é com muita alegria que eu trabalho.
FTC: Está tocando algum projeto específico atualmente?
No momento só os bonequinhos, queremos lançar um site em breve, então minha cabeça fica a mil pensando em novos produtos, novos personagens a serem lançados. O que falta um pouquinho é tempo pra fazer tudo isso!
FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte?
Arte pra mim é um instrumento poderosíssimo com o qual você consegue transmitir às pessoas, utilizando a ferramenta que for, o jeito que você enxerga o universo. Acho que minha arte tem a ver com isso, por meio dela eu tento passar leveza, alegria e comprometimento.
FTC: Com o que você se inspira?
A cultura pop sempre me inspirou muito, seja pela música, por filmes, artistas, mas acredito que a principal fonte de inspiração são as pessoas mesmo, que entram em contato comigo e dividem um pouquinho da sua história.
FTC: Uma frase que resume o seu trabalho e a Major Tom;
“Talento é sorte. A coisa importante na vida é ter coragem.” (Woody Allen)
Acompanhe o trabalho de Andi no Facebook e no Instagram. Você também pode fazer a sua encomenda através do e-mail da artista! ([email protected])