Durante o mês de junho, até o começo de julho de 2016, visitantes do Lago de Iseo, na Itália puderam experimentar a sensação de caminhar sobre as águas. Isso mesmo! O projeto “The Floating Piers” trouxe 100 mil metros quadrados em uma tela cintilante que permitia que as pessoas andassem ali, criando um verdadeiro pier flutuante de mais de 3km.
O pier consistia em um sistema de marina modular composto por 200 mil cubos de polietileno de alta densidade, que ondulavam de acordo com o movimento da água. Quem passasse pelo local podia conhecer o projeto caminhando de Sulzano até Monte Isola e a ilha de San Paolo, que foi totalmente contornada pela instalação em amarelo.
As montanhas ao redor do lago ofereciam uma visão privilegiada do pier, permitindo diferentes ângulos e perspectivas.
Os pieres flutuantes foram inicialmente planejados pelo casal de artistas Christo e Jeanne-Claude em 1970. Esse é o primeiro projeto em grandes proporções desenvolvido por eles desde que o casal, conhecido por obras em larga escala, criou a instalação The Gates, no Central Park de Nova Iorque, em 2005.
Christo ainda afirmou que o projeto era totalmente livre e acessível 24 horas por dia. “Não há ingressos, abertura, reservas ou proprietários”. Segundo ele, “os pieres flutuantes são uma extensão das ruas e pertencem a todos.”
Mais de 620 mil pessoas andaram sobre as águas durante o período da intervenção que levou quase 50 anos para finalmente ser realizada. Confira algumas imagens:
Veja como foi montado o projeto aqui.
Via. Fotos: Wolfgang Volz. © 2016 Christo.
Comments are closed.