Raubdruckerin, coletivo de artistas alemães, usa tampas de bueiros para estampar camisetas e bolsas
Para muitos, as tampas de bueiros são apenas itens de segurança e higiene, mas para o coletivo de artistas alemães Raubdruckerin, as peças em metal foram completamente ressignificadas para criar estampas, e das mais bonitas.
Com um olhar atento, cores e pano, eles transformam elementos urbanos em uma espécie de serigrafia, que imprime nos produtos o estilo das ruas de cidades européias (o que chamam de ‘pirate printer’). O coletivo já passou por Berlim, cidade-sede do grupo, Lisboa, Paris e Amsterdã.
O processo é simples: rolo e tinta sobre a superfície, bolsa ou camiseta no chão. Já o resultado é bem mais complexo (e lindo). O relevo de tampas de bueiros e grades são fielmente impressos nas peças de maneiras diferentes, formando desenhos intrigantes e totalmente descolados.
Ao pressionar uma peça de vestuário no metal revestido com tinta, a superfície transfere aquele padrão gráfico para o objeto desejado. Após as primeiras experiências em 2006, as ruas de todo o mundo viraram estilo. Atualmente, a coleção traz mais de 20 objetos ilustrados.
“Essas superfícies contam a história de cada lugar. Para capturar a beleza disso, organizamos espetáculos nas rua para sensibilizar as pessoas, para que elas enxerguem as pequenas coisas, que aparentemente não teriam importância em sua vida. Essa é a principal motivação do nosso projeto” – diz Emma France, autora do Raubdruckerin.
Emma ainda conta: “Raubdruckerin é uma palavra usada pelos alemães para definir algo que foi editado de forma pirateada, um reprint não autorizado de um original.”
E não é que assim eles conseguem imprimir o real urban style? As camisetas e bolsas estão a venda no site do coletivo.