Vai viajar e se hospedar pela 1ª vez em um hostel? Confira 7 dicas para ter uma experiência incrível!
Foi-se o tempo em que a palavra hostel significava dormir empilhado, em um lugar sujo, desorganizado e desconfortável. As coisas mudaram, e tanto no Brasil quanto no mundo, há muitos albergues que são melhores que alguns hotéis.
Quem já se hospedou em um, sabe que com alguns cuidados, é possível ter uma ótima estadia, conhecer gente interessante, e querer repetir a experiência. Atualmente, os hostels dispõem de excelente infraestrutura e são uma ótima escolha para quem tem um orçamento limitado ou quer fazer novas amizades
Pensando nisso, conversamos com o pessoal do HostelsClub, site que reúne várias opções de acomodações econômicas pelo mundo, e que lançou há alguns anos uma campanha para combater estereótipos e promover a “cultura do Hostel”.
Como muitas pessoas não sabem que hoje existem hostels modernos que possuem incríveis decorações com design, uma ampla gama de serviços, salas privadas (não só dormitórios!), banheiros privativos com limpeza impecável, além de ótima segurança, o HostelsClub nos deu algumas dicas para quem vai se hospedar pela 1ª vez em um albergue. Abaixo você encontrará algumas estratégias que podem ser úteis para a sua viagem. Confira:
COMO HOSPEDAR-SE EM UM HOSTEL E TER UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL
1 – HÁ VÁRIOS PERFIS DE HOSTEL. QUAL O SEU?
Vai viajar sozinho e está solteiro? Talvez então seja legal um hostel com bar, onde seja mais fácil conhecer as pessoas. Quer tranquilidade e tem uma grana a mais sobrando? Que tal um quarto privativo? É imprescindível ter wi-fi para trabalhar a noite quando chegar dos passeios? Verifique se o acesso a internet é gratuito.
A primeira pergunta que você deve se responder é: o que eu preciso? Tudo isso deve ser levado em consideração: preço, localização, se é perto de transporte público, quais áreas comuns o hostel oferece, se ele sedia festas (sim, isso acontece, e se você não for muito da balada é bom ficar esperto), decoração/design (caso isso seja importante para você), se há café da manhã gratuito, internet, etc.
Não se esqueça antes de decidir por um hostel de buscar na internet avaliações sobre o local escolhido e ler os comentários (bons e ruins!). Leve os em consideração. Isso é bem importante!
2- LEVE ALGUNS ITENS INDISPENSÁVEIS PARA UMA BOA HOSPEDAGEM
Existem muitos hostels que oferecem bons serviços, toalhas e roupas de cama gratuitas, wi-fi, além de fazer vários eventos. Mas não espere muitos mimos. Muitas vezes é preciso levar sua própria toalha, roupa de cama e itens de higiene como pastas de dentes, shampoo, sabonete. Levar um chinelo na mala também e uma sacola para as roupas sujas é algo importante na hora do banho.
Se você for ficar em um quarto compartilhado, é importante lembrar da máscara de dormir e protetor auricular, já que nem toda janela tem blackout e cada colega de quarto tem um tipo de hábito noturno/sono.
3- ATENÇÃO NA SEGURANÇA E NOS PERTENCES
Verifique se no hostel há lockers (armários) para guardar seus pertences. Nos albergues se hospedam pessoas de todos os tipos, culturas e também índoles. São raros os episódios de roubo, mas eles existem. Por isso, nunca esqueça os cadeados (um para a mochila e outro para a mala). Também não é bom dar bobeira com seus itens valiosos.
Não descuide de notebook, celulares e dinheiro. E caso você for mulher e se sinta insegura em ficar em quarto compartilhado com homens, saiba que existem hostels que oferecem quartos exclusivos femininos. Pode ser uma boa saída!
4 – FIQUE ATENTO AOS HORÁRIOS DA RECEPÇÃO
Lembrando mais uma vez que hostel não é hotel. Existem hostels que não possuem recepção 24 horas, então é importante ficar atento a isso. Há uma minoria que fecha mais cedo ou recebe hóspedes até X horas.
Você não quer ficar do lado de fora quando chegar de madrugada ou correr que nem maluco com as malas pelas ruas porque descobriu que tinha apenas 10 minutos para alcançar a rua senão perderia o horário da estadia, né? (sim, já aconteceu comigo na Itália!)
5- ESTEJA ABERTO PARA CONHECER NOVAS PESSOAS E TROCAR IDEIAS
Um dos maiores atrativos ao se hospedar em um hostel é a ideia de te aproximar de pessoas diferentes, conhecer suas histórias e trocar experiências incríveis e dicas do destino. Mesmo não querendo muita interação, em um hostel as pessoas se aproximam: “De onde você é?”.
O espírito do hostel é compartilhar. Por isso, saiba que possivelmente você sempre encontrará gente circulando nos espaços comuns: sala de estar, na cozinha, no bar, terraço, sala de jogos. E possivelmente você nunca se sentirá sozinho! Também será bem fácil encontrar animais de estimação em vários hostels pelo mundo.
Os funcionários também costumam ser sempre simpáticos, jovens, locais ou viajantes que estão passando uma temporada ali trocando trabalho por acomodação. Ou seja, gente que conhece bem o destino: vale puxar conversa e pedir dicas.
6 – APROVEITE AS ATIVIDADES GRATUITAS OFERECIDAS PELO HOSTEL
Hostels costumam organizar algumas atividades gratuitas bem animadas para os hóspedes como walking tours, karaokês, baladas, happy hours e jantares coletivos, já que a cozinha também é compartilhada e um excelente espaço de socialização.
Abuse dessas interações para troca de cultura, de experiências e conhecer novas pessoas também.
7 – BOM SENSO E RESPEITO SÃO FUNDAMENTAIS
Lembre-se: mantenha sempre sua cama, banheiro e a cozinha limpos após usar. Sim, isso inclui lavar louça e demais utensílios que você utilizar. Evite espalhar sua bagunça pelo quarto. Toda hospedagem se torna legal se você também tiver responsabilidade.
É preciso ter consciência e respeito com outro ao dividir um espaço comum. Normalmente, cada hostel tem suas regras de convivência, por isso, tente respeitá-la ao máximo. Aliás, respeito e bom senso são palavras-chave para conviver em um albergue. Faz parte da experiência enxergar que os outros não são iguais a você, e tudo bem.
Tem horas que as coisas se resolvem com bom humor, máscara de dormir e plugs de ouvido!
Hostel não é apenas um lugar apenas para solteiros ou jovens. Não tenha medo de viajar em família ou se for mais velho, por exemplo. O melhor de ficar em um lugar assim é a troca de experiências pelo mundo todo, poder aprender sobre outras culturas e conhecer gente nova, sem preconceitos!
Imagens: Unsplash.