Qual seria a solução sustentável para os engarrafamentos que poluem São Paulo? Participe do Clean Energy Challenge e ganhe prêmios
CLEAN ENERGY CHALLENGE SÃO PAULO
Os milhões de carros, caminhões e ônibus que circulam em São Paulo respondem por mais de 90% de toda poluição do ar. A cidade, onde os moradores perdem até cinco horas por dia para ir ao trabalho e voltar para casa, vive sufocada no trânsito.
É compreensível que muitos brasileiros sejam viciados em carros, porque para grande parte da população não há muitas alternativas de mobilidade. Em São Paulo, o transporte público é limitado, pouco eficaz para as dimensões da metrópole, e as ciclovias ainda são restritas ou inexistentes sobretudo nas regiões mais periféricas. Para os cidadãos mais pobres e sem carro, não é nada fácil atravessar a cidade. Além disso, as emissões dos escapamentos são uma ameaça à saúde e à qualidade de vida.
Foi pensando nisso que a What Design Can Do (WDCD), em conjunto com a IKEA Foundation, lançou o WDCD Clean Energy Challenge 2018, uma competição global que convida designers e profissionais criativos de diversas áreas a repensar como produzir, distribuir e usar a energia de forma sustentável em áreas metropolitanas.
O Clean Energy Challenge São Paulo irá receber ideias que tragam soluções radicais para o trânsito da cidade: pense em como reduzir a dependência dos veículos motorizados, por meio de deslocamentos a pé ou de bicicleta, ou em como incentivar o transporte solidário de modo a diminuir o número de carros nas ruas.
5 CONTINENTES, 5 CIDADES, 5 DESAFIOS
Em um novo desafio global de design, a plataforma de design What Design Can Do e os designers da Fundação IKEA querem encontrar novas respostas para as questões energéticas de cinco cidades globais: Déli, Nairóbi, São Paulo, Cidade do México e Amsterdã. Cada uma com seu próprio foco: moradia (Déli), alimentação (Nairóbi), mobilidade (São Paulo), processamento de resíduos (Cidade do México) e energia alternativa (Amsterdã).
A questão-chave em todas estas cidades é: como é possível repensar a produção, a distribuição e o uso da energia em áreas metropolitanas em constante expansão? No caso de São Paulo, queremos saber: como diminuir a poluição do ar considerando o previsto aumento populacional?
O QUE É ESPERADO?
O Clean Energy Challenge São Paulo busca soluções que levem em conta as realidades locais, estimulem estratégias de baixo para cima e combinem inovação com conhecimentos tradicionais e regionais. Tanto os designers moradores das cidades participantes quanto de outros lugares do mundo podem enviar suas ideias.
Os melhores projetos serão os que forem ao mesmo tempo inovadores, práticos, escalonáveis, acessíveis e fáceis de entender. Os vencedores, avaliados e escolhidos por um júri internacional, irão compartilhar um pacote de prêmios que inclui um orçamento de produção e um programa de aceleração personalizado, destinados a tornar as ideias, protótipos ou startups vencedores prontos para o mercado e a produção.
O Clean Energy Challenge é o sucessor do WDCD Climate Action Challenge, realizado no ano passado. As treze ideias vencedoras de 2017 foram concretizadas — os resultados incluem o projeto Power Plant, a primeira estufa autossuficiente do mundo, e o Vertical University Project, uma universidade vertical de 8 mil metros no Nepal que ajuda fazendeiros a se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 05/12. São mais de € 40k em premiação, além de programas de aceleração e mentoria para as cinco propostas vencedoras. E aí, vamos nessa? Inscreva-se aqui.
Para mais informações sobre o Clean Energy Challenge São Paulo, entre em contato com:
WHAT DESIGN CAN DO
O What Design Can Do (WDCD) é uma plataforma internacional sobre o impacto do design existente desde 2011. Por meio de eventos, desafios e publicações, o WDCD empodera comunidades de designers ao redor do mundo com objetivo de transformar e melhorar a sociedade.
FUNDAÇÃO IKEA
A Fundação IKEA trabalha para melhorar a vida cotidiana de muitas pessoas. Enquanto braço filantrópico da Fundação NGKA, proprietária do Grupo IKEA, o objetivo é melhorar a vida de crianças vulneráveis, ajudando suas famílias a encontrar meios de sustento, e combater as mudanças climáticas.
A edição brasileira tem produção da Mandacaru e apoio do iCS | Instituto Clima e Sociedade, Flutter, Atelier Marko Brajovic, Rede Nossa São Paulo, Questto Nó e CCMob | Coalizão Clima e Mobilidade Ativa.