“Ser o que se é”: Curta metragem fala de forma sensível sobre a importância do amor próprio
Quantas vezes você mulher deixou de aproveitar o verão com os amigos porque estava encanada com alguma coisa? Encanada com o corpo, com o seu jeito de ser, se comparando ou se achou diferente das outras meninas?
Foi pensando neste tema que a Maria Farinha Filmes, produtora especialista em criar narrativas que coloquem luz em causas e temas sensíveis e relevantes, foi convidada pela Natura e agência Africa a produzir um curta metragem livremente adaptado da carta “Querida Garota do Maiô Verde”, texto sobre a importância de amar a si mesmo, escrito por Jéssica Goméz, que viralizou em 2016.
“Ser o que se é” é um curta que ilustra o encontro de duas mulheres na praia, uma mulher madura e uma adolescente. Através de um diálogo mental inspirador entre as duas, a audiência é convidada a fazer uma reflexão pessoal sobre auto estima e amor próprio.
A narrativa audiovisual foi construída de uma forma autoral e legítima, com o objetivo de ser uma inspiração para todas as mulheres. Com atuação de Alana Oliveira, Martha Nowill e direção de Marcela Lordy, o filme (sem interferência da marca) tem um olhar criativo e sensível, mostrando que o corpo de uma mulher pode ter muitas histórias e cada capítulo é muito importante para sua independência e amor próprio.
SER O QUE SE É – O FILME COMPLETO
“Ser o que se É” ilustra um pouco dessa trajetória de uma mulher com o passar do tempo, e com o seu corpo. Assista, é incrível:
TEXTO: QUERIDA GAROTA DO MAIÔ VERDE
“Querida garota do maiô verde:
Sou a mulher da toalha ao lado. A que veio com um menino e uma menina.
Antes de mais nada, quero te dizer que estou me divertindo muito perto de você e de seus amigos, neste pedacinho de tempo em que nossos espaços se tocam e suas risadas, sua conversa ‘transcendental’ e a música de sua turma me invadem o ar.
Fiquei meio atordoada ao perceber que não sei em que momento de minha vida deixei de estar aí para estar aqui: deixei de ser a menina para ser “a senhora do lado”, deixei de ser a que vai com os amigos para ser a que vai com as crianças.
Mas não te escrevo por nada disso. Escrevo porque gostaria de te dizer que prestei atenção em você. Não pude evitar.
Vi que você foi a última a ficar só em traje de banho.
Vi você se sentar na toalha em uma postura cuidadosa, tapando o ventre com os braços.
Vi você colocar o cabelo atrás da orelha inclinando a cabeça para alcançá-la, talvez para não tirar os braços de sua estudadíssima posição casual.
Vi você se levantar para ir dar um mergulho e engolir em seco, nervosa por ter de esperar assim, de pé, exposta, por sua amiga, e usar uma vez mais seus braços para encobrir as estrias, a flacidez, a celulite.
Vi você agoniada por não conseguir tapar tudo ao mesmo tempo enquanto ia se afastando do grupo tão discretamente como tinha feito antes para tirar a camiseta.
Não sei se tinha algo a ver, em sua insatisfação consigo mesma, o fato de a amiga por quem você esperava soltar a longuíssimo cabeleira sobre umas costas em que só faltavam as asas da Victoria’s Secret. E enquanto isso você ali, olhando para o chão. Procurando um esconderijo em si mesma, de si mesma.
E eu gostaria de poder te dizer tantas coisas, querida garota do maiô verde… Talvez porque eu, antes de ser a mulher que vem com as crianças, já estive aí, na sua toalha.
Eu gostaria de poder te dizer que, na verdade, estive na sua toalha e na de sua amiga. Fui você e fui ela. E agora não sou nenhuma das duas – ou talvez ainda seja ambas – assim, se pudesse voltar atrás, escolheria simplesmente curtir a vida em vez de me preocupar – ou me vangloriar – por coisas como em qual das duas toalhas, a dela ou a sua, prefiro estar.
Queria poder te dizer que vi que carrega um livro na bolsa, e que qualquer ventre que agora tenha seus dezesseis anos provavelmente perderá a firmeza muito antes de você perder o juízo.
Eu gostaria de poder te dizer que você tem um sorriso lindo e que é uma pena estar tão ocupada em se esconder que não te sobre tempo para sorrir mais vezes.
Eu gostaria de poder te dizer que esse corpo do qual você parece se envergonhar é belo simplesmente por ser jovem. É belo só por estar vivo. Por ser invólucro e transporte de quem você realmente é e poder te acompanhar em tudo que você faz.
Eu adoraria te dizer que gostaria que você se visse com os olhos de uma mulher de trinta e tantos porque talvez então percebesse o muito que merece ser amada, inclusive por você mesma.
Eu gostaria de poder te dizer que a pessoa que um dia te amar de verdade não amará a pessoa que você é apesar de seu corpo e sim adorará seu corpo: cada curva, cada buraquinho, cada linha, cada pinta. Adorará o mapa, único e precioso, que se desenha em seu corpo e, se não o fizer, se não te amar desse jeito, então não merece seu amor.
Eu gostaria de poder te dizer – e acredite, mas acredite mesmo – que você é perfeita do jeito que é: sublime em sua imperfeição.
O que posso te dizer eu, que sou só a mulher do lado?
Mas – sabe de uma coisa? – estou aqui com minha filha. É aquela do maiô rosa, a que está brincando no rio e se sujando de areia. Sua única preocupação hoje foi se a água estava muito fria.
Não posso te dizer nada, querida garota do maiô verde…
Mas vou dizer tudo, TUDO, a ela.
E direi tudo, TUDO, ao meu filho também.
Porque é assim que todos merecemos ser amados.
E é assim que todos deveríamos amar.”
*Texto traduzido pelo El País, carta de Jéssica Goméz, inspiração do filme.