Em busca de um trabalho autoral, Lyz Medeiros aposta em ilustrações sensíveis que são pura poesia

Em busca de um trabalho autoral, Lyz Medeiros aposta em ilustrações sensíveis que são pura poesia

Lyz Medeiros é ilustradora e designer gráfico. Do interior do Rio de Janeiro, ela tem 23 anos e está na reta final da faculdade. Hoje, além de empreender, ela acabou entrando no mundo da fotografia. “Adoro viajar, ter novas experiências e amo meu trabalho, sinto que estou no caminho que deveria estar. Sou uma ‘fazedora de coisas’, inquieta e curiosa”.

A ilustração surgiu com o desejo de criar produtos e de representar sentimentos e sensações através do seu ponto de vista. Lyz então começou a rascunhar bem novinha e depois foi amadurecendo e aprimorando suas técnicas até encontrar um estilo próprio.

Depois de tantos cursos que fez e acumular em seu currículo muitos projetos paralelos, Lyz Medeiros decidiu apostar em suas artes sensíveis e autorais. Elas são pura poesia! Lyz hoje encanta muitas pessoas com seus inúmeros produtinhos especiais. Confira nossa entrevista exclusiva:

FTC: Há quanto tempo cria as ilustras e quais materiais utiliza?

Em 2008 eu comecei naturalmente a mostrar um interesse maior por desenho, em experimentar texturas, cores e colagens. E sigo até hoje nessa jornada com a ilustração.

Hoje uso nankin, canetas especiais, desenho digital, aquarela e serigrafia. Gosto de ir descobrindo novas possibilidades e uso as ferramentas ao meu favor.

FTC: Qual a influência das cores nos seus trabalhos? 

Gosto de pensar que as cores estão ali em algum lugar, escondidas talvez. Usava anteriormente o P&B como um instinto, fazia parte de mim, como um estado de espírito. Mas não sei o que houve que comecei a ver tudo mais colorido. E isso refletiu na arte. Então, veio uma nova visão das minhas ilustrações, uma evolução, e comecei a me arriscar em novos tons.

FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte?

Penso que arte é tudo que nos rodeia. Tudo que te transforma de alguma forma, que te inspira, que te traz sensações diversas. E que delimitar a arte em conceitos e regras é torna-la prisioneira de não ser algo além.

O que faço e busco fazer é levar luz, amor e transformação às pessoas.

FTC: Pode contar pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia?

Sabe o tal do bloqueio criativo? Olha, esse monstrinho vive aprontando comigo. Daí com o passar do tempo vou criando amadurecimento pra contornar a situação. Estudo, busco referências e volto pra disciplina de criação. Busco produzir algo que faça sentido para mim e posteriormente para as outras pessoas.

Sou muito observadora. A todo lugar vou olhando, estudando, vivenciando, assisto a muitos filmes e séries, ouço muita música e toda essa experiência vivida levo pro papel.

FTC: E agora, o que vem pela frente?

Pro próximo ano tenho projetos de expandir meu universo compartilhando meu trabalho de diversas maneiras. Penso em um blog, um canal, renovar meu site, voltar com a loja online e entrar no universo da tatuagem… ufa! Quero é dar um passo a frente e priorizar ainda mais meu trabalho.

FTC: O que tem lido, ouvido, visto, quais são os artista preferidos no momento?

Tenho estudado muito sobre:

– Empreendedorismo criativo com o material da Rafa Cappai e TED.

– História da arte, design, ilustração e lettering: FTC, Amanda Mol, Malena e Aline Albino.

– Vejo muitas séries para aprender mais sobre fotografia e design: Minimalismo, Stranger Things, Into the Wild, Wild, Senhor dos Anéis, Harry Potter, Universo da Marvel, Anne with an E.

Acompanhe o trabalho de Lyz Medeiros em seu Instagram. Para encomendas: e-mail: [email protected]

SHARE