Cooltura

Uma viagem pelo tempo e espaço! Exposição imersiva “Além do Infinito” no Farol Santander, que já recebeu mais de 300 mil pessoas, vai até 05 de maio

Já mostramos aqui no site museus que você tem que ir pelo Brasil todo e museus para relaxar nos jardins de São Paulo. Mas novos lugares estão se destacando como rota obrigatória de visita que são mais do que apenas um museu, como o Farol Santander, antigo Banespão, que completou um ano de funcionamento em Janeiro de 2019 na cidade, após sua reinauguração.

Inspirado no Empire State Building de Nova York, o Farol Santander já recebeu mais de 300 mil pessoas e está cumprindo sua promessa de ser um edifício que abrange cultura, lazer, memória, empreendedorismo e mais. – Tudo junto e agora com a mostra “Além do Infinito”, que abrange a obra inédita “UP THERE” da artista visual Regina Silveira e a obra “Beyond Infinity” do francês Serge Salat, com mais de 600m² de exposição, divididos no 22º e 23º andar do edifício, até o dia 05 de maio.

São Paulo, vista de cima do antigo Banespa, agora Farol Santander. Foto de Maurício Fernandes/Shutterstock 

Regina Silveira leva ao público “UP THERE”, uma narrativa visual e sonora de uma trajetória ficcional, com pouco mais de 3 minutos de duração, que se inicia na altura de um grupo de corpos celestes imaginários e desce ao topo das nuvens de uma suposta atmosfera terrestre, com sequência em loop. “UP THERE” quer sugerir que a viagem infinita que se faz do chão desta mesma sala, virtualmente transformado em plataforma flutuante. A obra tem trilha sonora do pianista Rogerio Rochlitz.

Fotos: Marra comunicação – “UP THERE” – Exposição Regina Silveira

“Beyond Infinity”, a instalação multissensorial do francês Serge Salat, que combina espelhos, luzes, música e arte fractal já explora suas ideias singulares em espaços infinitos e surreais. A instalação propõe uma jornada complexa e teatral, uma experiência cinematográfica em que os visitantes se aprofundam cada vez mais em hierarquias de sonhos aninhados e em outros sonhos. A instalação exige que o espectador entre física e simbolicamente na dimensão espaço-tempo dos espelhos. O trabalho do artista já passou por países como China e França. (Além de ser ótimo para tirar fotos incríveis!)

Foto: Marra Comunicação – Beyond Infinite – Exposição Serge Salat

Foto: CasaCor  – Beyond Infinite – Exposição Serge Salat

Uma instalação multissensorial é aquela que envolve vários dos 5 sentidos (visão, tato, olfato, audição e paladar). Já mostramos aqui um exemplo disso, lembra? A exposição no Japão que misturava cores, sons e aromas para criar uma atmosfera imersiva totalmente inédita aos espectadores.

Foto: Marra Comunicação – Exposição Adoniran Barbosa

Além disso o edifício, localizado no centro de São Paulo já recebeu diversas exposições como “Hebe Eterna”, “Saramago – os pontos e a vista” e “Trem das onze – uma viagem ao mundo de Adoniran“, recebeu também o artista Haroon Mirza (Inglaterra), além dos nacionais Laura Vincci, Rejane Cantoni + Leonardo Crescenti, a dupla MOTTALIMA (Gisela Motta e Leandro Lima e diversos coletivos como o NONE COLLECTIVE (Itália) e o TUNDRA (Rússia). Confira a instalação do TUNDRA no vídeo abaixo:

Ademais, o Farol se dedica a proporcionar discussões de empreendedorismo no 8º andar (Arena do 8), que já recebeu mais de 50 palestrantes tais como o arquiteto italiano Carlo Ratti que desenvolveu o conceito de “cidades sensíveis”, se tornando uma referência em “Smart Cities” (cidades inteligentes), buscando humanizar mais a metrópole em conjunto com os avanços tecnológicos.

Foto: Divulgação Santander – Divisão dos andares do Farol 

O edifício, um dos mais altos da capital tem 14 andares abertos ao público e conta com a abertura de 4 novos andares voltados à gastronomia. Um deles sendo o Bar do Cofre SubAstor no subsolo, que é especializado em coquetéis e funciona de quinta à sábado, das 17h até a 01h.

Foto: Renato Salles

Como se tudo isso já não fosse suficiente para transformar o edifício em desejo total nos próximos passeios ao centro de São Paulo, o 21º andar é uma pista de skate! E ninguém menos que Bob Burnquist, o maior medalista do XGames, projetou o lugar. Bob é americano-brasileiro e o espaço no Farol Santander possibilitou uma vivência diferente, com a proposta indoor para os visitantes. O Spotlab SP fez um vídeo sobre o local:

E o andar mais visitado é o mirante do 26º, com café no local e uma vista única. De lá é possível ver o vizinho Edifício Martinelli, o Mercado Municipal, Viaduto Santa Ifigênia e tem indicações de direção como do Pico do Jaraguá.

São Paulo, mirante do Farol Santander. Foto de Polly Sjobon/Shutterstock 

FAROL SANTANDER

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32

Funcionamento: Terça a Domingo

Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 19h (domingo)

Ingressos: site do Farol Santander e bilheteria física no local

Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo)

Ingressos: – R$ 20 (visitação completa ao Farol Santander)