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A tecnologia pode fazer você viajar sem sair de casa

realidade virtual viajar sem sair de casa
realidade virtual viajar sem sair de casa

Quem imaginou que as agências de viagens não tinham nenhuma escapatória em relação à situação criada pela pandemia da Covid-19, em que as viagens são praticamente impossíveis, se enganou. Assim como em diversos outros setores, a tecnologia se mostrou uma grande aliada para, se não combater, pelo menos aliviar os efeitos devastadores da crise.

A realidade virtual é o que está por trás dessa renovação. O que os viajantes isolados precisam é apenas um óculos específico para a função. Depois disso, basta escolher uma plataforma e iniciar a partida. Obviamente, isso não substitui a experiência de estar no lugar, mas pode ajudar muito a desestressar e reduzir o sentimento de confinamento causado pelas medidas restritivas.

Muitas pessoas estão apelando para esta ferramenta. O Mago da Tecnologia analisou as buscas por preços e modelos dos óculos de realidade virtual e percebeu um aumento durante a pandemia, atingindo picos de pesquisa até maiores ao de quando o artefato foi lançado. Se você está disposto a enfrentar algumas limitações, há modelos mais básicos por menos de R$50.

As agências de viagens virtuais oferecem os serviços a preços simbólicos ou até mesmo de graça. O lucro vem a partir de publicidade, que acontece às vezes no meio do passeio. Uma das plataformas mais conhecidas é o Google Earth VR, que conta com os pontos turísticos mais conhecidos do planeta em seu catálogo, além de milhares de museus de todo o mundo.

Algumas plataformas oferecem uma experiência completa: o tour começa dentro do avião, passa pelos pontos turísticos, conta com viagens de trem entre localidades e termina em um quarto de hotel. Tudo de acordo com as escolhas do usuário. Há também plataformas mais específicas. Se você é fã de arquitetura, o Archdaily Experience pode te levar para algumas das obras mais consagradas do mundo.

Instituições relacionadas ao turismo real também estão se aproveitando, e quem ganha é o viajante virtual, já que passa a ter mais opções de destinos. A Imagen de Chile, por exemplo, oferece o aplicativo Chile360°, que tem como objetivo disseminar as paisagens chilenas para o mundo. A ideia é que a viagem virtual seja um estímulo para, assim que possível, atrair visitantes reais.

Os hotéis também estão utilizando a ferramenta, oferecendo a experiência virtual imersiva em suas acomodações com a expectativa de que isso traga turistas quando a pandemia passar. E nós, em casa, temos a oportunidade de conhecer os hotéis mais luxuosos do mundo e apreciar as belas paisagens das janelas.

Além do uso no setor turístico, a realidade virtual vem ganhando destaque em outros segmentos. No mundo dos games, já estão sendo lançados grandes jogos exclusivos para a tecnologia. Até as imobiliárias estão se aproveitando da tendência. Considerando a dificuldade de realizar visitas, elas também estão oferecendo tours virtuais para os clientes interessados em alugar ou comprar um imóvel.