Uma viagem pela gastronomia Niçoise: 6 lugares para comer deliciosamente bem
Por que você deveria ir para Nice e comer nestes lugares? A explicação é simples: a gastronomia é um patrimônio
Comer em viagens é uma das melhores coisas. Agora que deixamos isso claro, vamos falar sobre Nice. O histórico meio francês e meio italiano da cidade faz com que seja um destino muito rico em arte, arquitetura e, especialmente, gastronomia.
A gastronomia niçoise, com um interessante mix de França com Itália, consiste em comer bem, e muito, e beber bem, e muito bem. Os pratos são grandes e as refeições são compostas por diversas partes – entrada, prato principal, sobremesa, aperitivo, vinho, água, e por aí vai.
Nesta matéria, reunimos três restaurantes, uma gelateria e duas docerias que você absolutamente precisa conhecer se for para lá. Mas, antes disso, vale explicar algo importante: a gastronomia é um patrimônio, e em Nice isso é levado a sério.
Os restaurantes de comida autêntica e local passam por uma avaliação anual e recebem um selo de Cuisine Nissarde, que fica exposto na fachada e/ou cardápio. Nós adoramos a iniciativa e é algo extremamente útil para os turistas. Confira o nosso top 6 de lugares para ter uma experiência verdadeiramente incrível em Nice:
1 – LU FRAN-CALIN
Lembra do tal almoço das 24h? Foi aqui. Comer no Lu Fran-Calin foi como visitar a casa dos avós italianos. O restaurante é comandado pelo casal Daniel e Elvira Silvetti – enquanto ele cuida da cozinha, ela cuida do serviço. O ambiente é familiar e o cardápio é bem completo, já que o endereço possui diversos selos de Cuisine Nissarde.
Para algo bem tradicional e diverso, comece com o L’Assiette Dégustation, com especialidades locais. Para prato principal, experimentamos o Les Gnocchis de Pomme de Terre maison Sauce Daube, nhoques de batata com molho de carne – também tradicional. De sobremesa, adoramos o Le Tiramisu aux Spéculos et Confiture de Lait. E mais importante de tudo: vá com fome!
Onde fica: 5 Rue Francis Gallo, 06300 Nice, França
2 – ACCHIARDO
Um restaurante como poucos outros, o Acchiardo está na família desde 1927, há quatro gerações. Mais do que isso, muitas delas moram ou já moraram nos andares superiores da casa medieval. O décor é simples e rústico, para deixar a arquitetura tomar conta do espaço, e muito charmoso. Você vai ver muitas fotos da família nas paredes.
O cardápio também é tradicional e local. De entrada, comemos Pissaladière maison, uma espécie de pizza de cebola. Como prato principal, provamos o Merda de Can – um macarrão verde – com molho de carne (o sugestivo nome é por conta do formato da massa, que lembra um cocô de cachorro. Mas é uma delícia, ok?!). De sobremesa, Mousse au chocolat. Não deixe de provar os apéritifs e faça reserva com antecedência.
Onde fica: 38 Rue Droite, 06300 Nice, França
3 – SENTIMI
Azulejos coloridos, estilo industrial, paredes de pedra e uma oliveira permanente compõem a atmosfera do SENTIMI, que tem uma pegada mais moderna e italiana. As pizzas são a especialidade da casa, e todas são feitas com farinha orgânica e recheadas com ingredientes frescos e da estação.
Por lá, comemos um tipo de pizza de entrada, ravioli de salmão e, claro, tomamos um Aperol Spritz.
Onde fica: 2-4 Place Garibaldi, 06300 Nice, França
4 – MAISON AUER CHOCOLATERIE CONFISERIE
Aberta em 1820, a Maison Auer Chocolaterie Confiserie fica em uma das ruas mais tradicionais de Nice. No interior, tudo é original da época (!), e o endereço foi frequentado pela rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Frutas cristalizadas, chocolate, nozes caramelizadas e outras delícias podem ser encontradas ali. Atualmente, a confiserie está na quinta geração da família Auer.
Onde fica: 7 Rue Saint-François de Paule, 06300 Nice, França
5 – ARLEQUIN GELATI
Nos faltam elogios para falar sobre esta gelateria italiana. Vamos resumir em: o Arlequin Gelati é o melhor sorvete/gelato que eu já tomamos na vida. Roberto é o mestre por trás do sabores e é super simpático – pode ser que você cruze com ele na loja, que ocupa uma esquina movimentada em uma área comercial da cidade. O sabor de pistache é a coisa mais incrível, assim como o chocolate quente (daqueles cremosos) e o spread de pistache (tipo Nutella, mas de pistache puro). Absolutamente vá.
Onde fica: 9 Avenue Malaussena, 06000 Nice, França
6 – LAC CHOCOLATIER
Doces, macarons e chocolates mais sofisticados são a especialidade da LAC Chocolatier, criada por Pascal e Valérie Lac em 1995. Resistir à vitrine é um desafio. São três lojas em Nice, uma em Saint Laurent du Var, e uma em La Trinité. A marca já venceu três prêmios do Club des Croqueurs de Chocolat: segundo e terceiro lugar na categoria “melhores dos melhores” fabricantes de chocolate na França (2009 e 2013, respectivamente), e foi considerada “Imperdível” entre os 20 melhores fabricantes de chocolate da França em 2014.
Onde fica: 12 Rue de la Préfecture, 06000 Nice, França
ONDE NOS HOSPEDAMOS EM NICE: AROME HOTEL
A apenas 3 minutos a pé da Promenade des Anglais, o Arome Hotel fica localizado em um prédio que data do início dos anos 1900. O hotel foi inaugurado em abril de 2018após cinco meses de reforma, comandada pelos proprietários e parceiros Fabio Gasparri e Fabrice Fourré, que falam francês, italiano, português, inglês e alemão.
São oito opções de quarto e o atendimento personalizado de Fabio e Fabrice faz toda a diferença. Ar condicionado, cofre, janelas com vidros duplos, secador de cabelo, frigobar, cafeteira, chaleira, TV e Wi-Fi estão disponíveis em todas as acomodações e em respeito ao meio ambiente, todos os produtos do banheiro são orgânicos. Apesar de não servir café da manhã por conta do espaço, o hotel oferece café e chá à vontade. Nós adoramos a nossa estadia no Arome Hotel e com certeza, se voltarmos para Nice, nos hospedaremos lá no futuro.
*O FTC viajou com o apoio da Air France e do Escritório de Turismo de Nice/Côte d’Azur. Esse post é resultado de um projeto exclusivo, visando trazer aos nossos leitores uma abordagem única e com olhar diferenciado sobre um dos principais destinos turísticos do mundo. O FTC tem total controle editorial e opinião própria sobre o conteúdo publicado.