David Shrigley: peculiar senso de humor e ilustrações brilhantes

David Shrigley: peculiar senso de humor e ilustrações brilhantes

Para muitos, uma verdadeira obra de arte é algo extremamente detalhado. Para David Shrigley, basta uma abordagem minimalista e direta;

O artista britânico David Shrigley é conhecido, principalmente, por seus cartoons e ilustrações. Nascido em 17 de setembro de 1968, formou-se na Glasgow School of Art.

Seus desenhos, pinturas, animações são filosóficas, hilárias e ‘mal desenhadas’, mas estão espalhadas pelo mundo todo, através de livros, pôsteres e outras mercadorias. Seu trabalho abraça cores vibrantes, uma estética vezes bizarra, vezes de sensibilidade absurda, além da sátira e de senso de humor único, como característica. Os traços, quase que infantis, costumam expor como tema o mundano e as interações humanas.

O sucesso é tanto que suas obras estão em coleções como a do Instituto de Arte de Chicago, Museu de Arte Moderna de Nova York, Tate, Museu Hammer em Los Angeles, em galerias da Escócia, entre outros.

Um pouco como ser criança para sempre

O artista conta que desenhar o faz muito feliz. “Só de estar sozinho na sala me deixa muito feliz, com meu papel, minhas tintas e minhas canetas”. David vê uma analogia real entre o que faz agora e as pinturas que fez quando tinha cinco anos de idade.

Quando vejo que uma palavra estúpida ou mais agressiva se encaixa com a imagem — é um pouco como se eu fosse uma criança aprendendo a falar.” Mas, .ele também deixa claro que há certas regras dentro do que faz, não se permitindo desenhar qualquer coisa sem filtro, como pode parecer.

“Muito do meu trabalho traz uma ansiedade insana sobre se preocupar. Parte da alegria de fazer isso é terapêutico: acho que sou uma pessoa bastante ansiosa, também sou introvertido e me preocupo com as coisas — me preocupo por ter chateado as pessoas e me preocupo com coisas que são irracionais. Então eu acho que é com mas desenhos que consigo lidar com a minha vida. Não sou uma pessoa deprimida, mas acho que sou uma pessoa bastante ansiosa. E muito do meu trabalho fala sobre isso”.

David Shrigley em entrevista ao The Guardian.

David disse que 70% dos desenhos que faz são descartados. Mesmo assim, gosta de guardar todos por algumas semanas antes de decidir o manter. Dessa forma, pode olhar para eles com outros olhos. Outro método de trabalho que tem é escrever uma lista de coisas para desenhar antes de começar; uma árvore, um elefante, um caminhão, etc. Isso traz a cada desenho um ponto de partida. 

Quando está criando, o artista deixa-se levar pelo processo mais intuitivo.Não se atenta tanto a ficar conscientemente ciente enquanto está no fluxo. Os materiais mais utilizados costumam ser tinta e pincel ou marcadores à base de água.

O trabalho de David Shrigley muitas vezes une o grotesco, o absurdo, o honesto e até o macabro; muitas vezes é engraçado, outras sarcástico ou também traz duras críticas a realidade. David mostra apenas a estranheza da normalidade.

Saiba mais sobre David Shrigley em seu site e acompanhe o artista no Instagram.

SHARE