FTC Style

A cor é o elemento de maior impacto em nosso visual. Aprenda a usá-las ao seu favor!

followthecolours_cores_estilo

Olhe para uma pessoa: o que você vê primeiro? A cor é o elemento de maior impacto em nosso visual. Na verdade, uma cor pode ter um poder positivo na roupa que você usa ou pode derrubar totalmente sua imagem.

Elas transmitem mensagens importantes de estilo e a forma como a gente escolhe usar essas coordenações, diz muito sobre a nossa personalidade! Por isso hoje chamamos Vânia Benvenuto, que é consultora de estilo, produtora de moda e editora do blog Fazendo a Phina, para falar um pouco sobre como as cores podem influenciar no que queremos passar no nosso dia a dia!

shutterstock_127256654

Sabe quando colocamos uma roupa ou algum acessório e não nos sentimos bem por achar que aquela cor não fica boa ou não valoriza? O que acontece é que este “poder” positivo ou negativo das cores varia de acordo com a tonalidade da nossa pele, cabelo e olhos, que são as cores que compões o nosso rosto.

A princípio, todo mundo pode usar todas as cores. O que muda é a temperatura, intensidade e profundidade da cor, de maneira a se adequar a coloração pessoal de cada um. E quando descobrimos as cores que mais nos favorecem, simplesmente esquecemos aquelas que nos desfavorecem!

Quer uma dica? O melhor jeito de identificar as cores que combinam com a gente é prestar atenção na nossa própria coloração pessoal: se a nossa pele é mais clara ou escura, se é fria ou quente e opaca ou viva. O correto é fazer uma análise geral. Um exemplo: quando estamos na frente do espelho, olhando para o nosso rosto, conseguimos enxergar um grupo de tonalidades, não é?

shutterstock_107840684

Temos que pensar que no nosso rosto existe cores mais claras e mais escuras. Quem sempre acha que fica bem com cores como laranja, amarelo, dourado, turquesa, provavelmente tem a pele de tom quente. E quem acha que fica melhor com cores como preto, pink, lilás e azul provavelmente terá a pele de tom frio.

Pegue uma blusa (ou outra peça de roupa) na cor pink e uma laranja (pode ser dourado ou prata também!). Qual a cor que te deixou com o semblante mais leve, mais harmônico e disfarçou possíveis manchinhas na pele, linhas de expressão ou olheiras?

Descarte as cores que te deixem com cara de cansada e opte sempre pelas cores que te deixem com aspecto de maquiada e pele mais iluminada. Há muita diferença!

shutterstock_115333291

Depois que você conseguiu identificar as cores certas para o tom da sua pele procure usá-las (sempre!) perto do rosto. O resultado será visual mais harmônico, agradável e coerente!

E o que fazer com aquelas cores que a gente ama e não “combinam” com o tom da nossa pele? Simples: abuse dessas cores nas peças de parte de baixo (calças, shorts e saias) e em bolsas. Assim fica bem mais fácil fazer compras, escolher a cor na hora de colorir o cabelo, decidir o tom do batom e de toda a maquiagem.

Imagem2

Vale lembrar que coordenações mais alegres, coloridas e divertidas projetam informalidade e fazem com que as pessoas a nossa volta se interessem mais pela gente (sabia?)! E quer coisa mais gostosa do que a gente se olhar no espelho e se achar linda e luminosa e conseguir passar isso para as pessoas ao nosso redor?

shutterstock_129313283

Vale a pena ficar de olho nas novidades do blog da Vânia, o Fazendo a Phina. Outro site legal sobre o assunto é a Oficina de Estilo. A Cris e a Fê dão várias dicas bacanas sobre estilo, autoestima, consumo consciente e pra VIDA!

Imagens: Shutterstock e Vânia Benvenuto.