A evolução da indústria de entretenimento eletrônico nas últimas décadas

A evolução da indústria de entretenimento eletrônico nas últimas décadas

Ao passar dos anos, a indústria de entretenimento eletrônico viveu uma revolução tecnológica e cultural sem precedentes, moldando a forma como as pessoas interagem e se divertem. Desde o surgimento dos primeiros consoles de videogame na década de 1970, o mercado experimentou um crescimento exponencial, transformando-se em um dos setores mais lucrativos e influentes do mundo.

Foi a partir dos anos 80 que o avanço tecnológico permitiu a criação de equipamentos mais poderosos e, com o tempo, novas formas de entretenimento surgiram com o advento da internet. Então vieram as famosas plataformas de jogos online, streamings de músicas e filmes e outros recursos muito conhecidos no mundo atual. Para chegar aqui, no entanto, foram necessários anos de aprimoramento e evolução.

1980

Pode não parecer, mas o tempo voa e a turma de 80 já está completando 40 anos. Tempo suficiente para que muita coisa tenha mudado no universo do entretenimento. Afinal, surgia naquela década duas grandes empresas que marcaram época, as japonesas Sega e Nintendo, que substituíram o então consagrado Atari.

Foi nesse período também que a Sony lançou o Betamax, uma espécie de formato de vídeo que chegou para concorrer com o VHS, as famosas videocassetes, cuja invenção aconteceu em 1971. Apesar de ter melhor qualidade de imagem, o produto era mais caro, tinha menos opções de gravação e foi descontinuado em 2002.

Se você cresceu nos anos 80, provavelmente tem boas lembranças dos jogos clássicos em 8 bits. (Imagem: the Gamer)

1990

Os anos 90 foram um dos mais revolucionários de todos os tempos. Enquanto os videogames se aperfeiçoavam e chegavam consoles como o PlayStation com gráficos 3D e mídias em disco no lugar das tradicionais fitas, outras novidades surgiam. Uma delas foi a criação do primeiro cassino online, o InterCasino, em 1996, graças à massificação da internet, que dava seus primeiros grandes passos.

Mais para o final da década, o uso de telefones celulares começava a se tornar um hábito comum e o Japão apresentava o Twister, primeiro aparelho de DVD da história. Programas como o RealPlayer e Windows Media Player se tornaram a primeira espécie de streaming de mídia, já que permitiam a reprodução de vídeos e músicas num só espaço.

2000

A virada do século significou para a indústria dos jogos eletrônicos uma importante reviravolta no mercado, já que assumiu pela primeira vez a posição de segmento mais caro, sofisticado e lucrativo, desbancando o setor cinematográfico. Ali, os games passaram a ser vistos como arte e ganharam notoriedade na mídia.

Plataformas gigantes como PokerStars, na área de cassinos, e Netflix, no ramo de streaming audiovisual sob demanda, foram fundadas em 2001 e 2006, respectivamente, enquanto o DVD ultrapassava o VHS como equipamento de consumo mais popular. No setor de telefonia, o número de usuários de celulares só multiplicava, o BlackBerry 850 (2002) e o Apple iPhone (2007) foram lançados e se tornaram os primeiros smartphones de grande sucesso.

Ainda no mercado do poker, a modalidade viveu uma grande ascensão no início dos anos 2000 com o surgimento de programas de televisão e a transmissão de eventos ao vivo em canais abertos e fechados, dentro e fora do Brasil. A World Series of Poker (WSOP), principal competição do esporte da mente no mundo, ganhou espaço nas telinhas com a exibição anual do seu Main Event, algo que impactou diretamente nos aumentos da audiência e do número de jogadores nos anos seguintes.

Mais de 20 anos dessa belezinha: o Blackberry 850, que tinha 132 x 65 pixels de resolução de tela, teclado de polegar e botão giratório para rolagem. (Imagem: Reddit/ r/PixelArt)

2010

A década de 2010 definitivamente consolidou a era dos dispositivos móveis. Além dos smartphones, surgiram tablets, smartwatches e computadores portáteis avançados. Assim, mais do que nunca, as pessoas passaram a se conectar online quase que ininterruptamente através de redes sociais como WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter e outros.

Isso permitiu ainda um enorme crescimento da indústria dos games, já que além dos consoles e títulos para PC, surgiu um novo mercado para os aparelhos móveis através de aplicativos. Não à toa, os eSports passaram a conquistar cada vez mais o seu espaço. Já o YouTube se consolidou ainda mais como plataforma de vídeos e a Netflix ganhou a companhia de dezenas de outras empresas de streaming, como Amazon Prime, Apple TV, Disney+ e outras.

2020

A década atual pode ser considerada a era da Inteligência Artificial. Afinal, a chegada de softwares como Chat GPT e Bard têm revolucionado a forma de se fazer pesquisas, produzir conteúdo e cumprir tarefas humanas. Paralelamente, outras tecnologias, como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada, estão ganhando seu espaço.

Essa trinca entre IA, RV e RA tem sido muito utilizada por empresas de tecnologia, e até os cassinos online, por exemplo, vêm transformando a experiência do usuário, já que as salas de jogos estão cada vez mais interativas e com recursos especiais que remontam a uma casa de entretenimento real. Entre os videogames da nova geração estão os robustos Xbox Series X/S (Microsoft) e PlayStation 5 (Sony), ambos lançados em 2020.

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